quarta-feira, 9 de maio de 2018

COMPAIXÃO: PONDO-SE NO LUGAR DO OUTRO




"Quando alguém está sofrendo e você se sente perdido, sem saber como ajudar, coloque-se resolutamente no lugar dele. Imagine da maneira mais viva possível o que estaria passando se estivesse sofrendo a mesma dor. Pergunte-se: "Como eu me sentiria? Como haveria de querer que meus amigos me tratassem? O que mais desejaria deles?" Quando se coloca desse modo no lugar de outras pessoas, você transfere diretamente seus cuidados do foco habitual - você próprio - para outros seres. Assim, pôr-se no lugar do outro é um meio muito poderoso de livrar você do domínio da autocomplacência do eu e do apego do ego a si mesmo, e assim liberar a essência da sua compaixão."

RINPOCHE, Sogyal. "O Livro Tibetano do Viver e do Morrer" (p. 266) Ed. Palas Athena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário