quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A REENCARNAÇÃO


"O conceito da reencarnação é fundamental na filosofia teosófica. É uma chave que descortina a compreensão de muita coisa acerca da vida humana, que de outra forma permanece sem explicação. No Mundo Ocidental, a maioria geralmente aceita a doutrina de que a alma é criada no nascimento do corpo físico. Entretanto, nos círculos religiosos, existe atualmente um interesse reservado na teoria da reencarnação, e o assunto tem sido até discutido nas áreas da psicologia e antropologia.
Muitos pensadores jamais foram capazes de aceitar um Deus que a determinados indivíduos concede condições de fartura e riqueza e a outros, pobreza e privações; a alguns, concede inteligência e talentos artísticos, negando a outros esses benefícios; que a alguns favorece com grande beleza física e infringe a todos a amargura de deformidades. Estas, e miríades de outras desigualdades são vistas a cada canto. E a pessoa observadora e compassiva pergunta - Como podem reconciliar-se com o conceito de um Deus de justiça e amor, se cada alma é criada de per si? (...)
Além disso, a maioria seria da opinião de que aquilo que se inicia com o tempo deve terminar com o tempo. Contudo, de acordo com os que advogam o ponto de vista tradicional, supõe-se ter a alma um futuro infindável, embora não possua passado. Isso teria tanta razão de ser como se imaginássemos uma vara apenas com uma terminal."

(Emogenes Simmons, Curso Básio de Teosofia, Lição V, Loja Teosófica Dharma)




http://lojateosoficadharma.blogspot.com.br/2017/11/a-reencarnacao-curso-basico-de-teosofia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário