quinta-feira, 24 de agosto de 2017

CARACTERÍSTICAS DO NOSSO PEQUENO EU

"A noção de eu tem uma base firme no processo mental que depende da memória para sua função, e é abastecida pelo desejo (descrito como tanha na tradição budista), manifestando-se como uma sede verdadeira por mais experiências, mais gratificação. Desejar cada vez mais é uma das características do eu.
O eu está por trás de todas as nossas atividades. quando somos elogiados, ele se manifesta com um senso de autoimportância; quando somos criticados, ele se expressa como ira ou retraimento. Não é incomum as pessoas se sentirem desconfiadas de alguém que jamais encontraram, e portanto não conhecem; a desconfiança é outra maneira como o eu se exibe. A tendência para criticar traz uma atitude baseada na noção de que sabemos exatamente como as pessoas devem ou não se conduzir na vida. Quando nos tornamos violentos, verbalmente ou de outra maneira, o senso de eu é dominado pela raiva - uma emoção descontrolada - e podemos dizer ou fazer coisas das quais posteriormente venhamos a nos arrepender."

(Pedro Oliveira, Ver o eu como um hóspede, Revista Sophia, Nº 68)
www.editorateosofica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário