sábado, 31 de dezembro de 2016

PORQUE SER GENTIL



“Se semear gentileza, você colherá gentileza. Se, porém, você for amável com alguém durante anos e ele nada lhe deu exceto dissabores, lembre-se de que em prévias existências você plantou sementes de descortesia que agora estão trazendo seus justos frutos. Você precisa ter paciência; espere que as sementes que lançou agora produzam frutos na estação certa. Você não pode plantar uma semente hoje e obter uma árvore cheia de frutas amanhã. No devido tempo, a semente produzirá uma árvore. Plante bons hábito hoje, espalhe bondade hoje, neste mundo: em seu próprio tempo, produzirão resultados compensadores. Se o fruto que você está colhendo hoje é azedo, não se lamente por isso, nem sinta pena de si próprio. Você mesmo plantou as sementes que estão produzindo essa fruta amarga. Aceite a situação como homem, por assim dizer. Levante-se e aceite o dissabor com coragem e paciência. Aceite-o com fé em Deus.”


(Sri Daya Mata – Só o Amor – Self-Realization Fellowship - p. 35)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A ARTE DE VIVER


“A arte de viver - a própria palavra ‘arte’ implica ação instintiva, não a ação determinada por um conjunto de regras ou código, embora tal ação possa obedecer certas leis. A arte está numa exploração de harmonia, em seguir a orientação de um impulso infalível, em aprimorar um ajustamento agradável.”

(N. Sri Ram, Pensamentos para aspirantes ao caminho espiritual,Ed. Teosófica, pg.123)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

SÊ VERDADEIRO


"Sê verdadeiro na ação; nunca pretendas parecer outro senão aquele que tu és, pois todo o fingimento é um obstáculo à pura luz da verdade, que deve brilhar através de ti como a luz do sol brilha através de um vidro transparente.”

(J. Krishnamurti, Aos Pés do Mestre, Ed. Teosófica, pg. 38)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A MENTE É COMO UM ESPELHO


“Porque a mente é como um espelho; cobre-se de pó ao mesmo tempo que reflete. São necessárias as suaves brisas da Sabedoria da Alma para limpar o pó de nossas ilusões. Procura ó Principiante, fundir a tua Mente e a Tua Alma.”

(H. P. Blavatsky, A Voz do Silêncio, Ed. Teosófica, pg.142)

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

LEIS NATURAIS OU FEITAS PELOS HOMENS


“Sobre essa matéria tem havido muita confusão no Ocidente, porque as leis naturais têm sido vistas como algo à parte das leis mentais e morais, embora essas leis mentais e morais sejam parte das leis naturais. Em muitas mentes as leis naturais têm sido confundidas com a lei humana, e o julgamento arbitrário da legislação humana foi transferido para o âmbito da lei natural.Leis que afetam fenômenos físicos livraram-se dessa arbitrariedade através da ciência, mas tanto o mundo mental como o mundo moral ainda são um caos de ilegitimidade.”

(Annie Besant, O Mistérios do Karma e a sua Superação, Ed. Pensamento, pg.15

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

SER E ILUMINAÇÃO


“Existe uma Vida Única, eterna e sempre presente, além das inúmeras formas de vida sujeitas ao nascimento e à morte. Muitas pessoas empregam a palavra Deus para descrevê-la, mas eu costumo chamá-la de Ser. Tanto ‘Deus’ quanto ‘Ser’, entretanto, tem a vantagem de sugerir um conceito aberto. Não reduz o invisível infinito a uma entidade finita. É impossível formar uma imagem mental a esse respeito. Ninguém pode reivindicar a posse exclusiva do Ser. É a sua essência, tão acessível como sentir a sua própria presença. Portanto, a distância é muito curta entre a palavra ‘Ser’ e a vivência do Ser.”

(Eckhart Tolle, Praticando o Poder do Agora, Ed.Sextante, pg.13)

domingo, 25 de dezembro de 2016

O LADO OCULTO DO NATAL



“O Natal, portanto, é uma época de enorme atividade no reino angélico; as forças desse reino são temporariamente concentradas no grande trabalho de preparação para o influxo da nova vida, e todos os anjos, quer seu trabalho seja ou não ligado primordialmente à Natureza, auxiliam o grande festival cósmico. Eles se dedicam ao serviço do Cristo ajudando a efetuar esse nascimento interior; cuidam das mudanças com o mais profundo interesse e entusiasmo e colocam toda a sua força no trabalho - e muito naturalmente evoluem assim fazendo.”

(Dora Van Gelder Kunz, O Natal dos Anjos, Ed. Teosófica, pg.40)

sábado, 24 de dezembro de 2016

NATAL



“Para os estudantes do lado oculto da vida, o Natal é a mais bela das realidades - uma realidade muito maior do que em geral se pensa, considerando que envolve não somente a humanidade mas todo o conjunto da Natureza. Entre nós o Natal é a data de nascimento de Nosso Senhor, o aniversário de Sua encarnação física na Terra; e por isso procuramos fazer do Natal um tempo de paz e boa vontade em relação aos homens, de união perfeita e de amor fraternal.”

(Dora Van Gelder Kunz, O Natal dos Anjos, Ed. Teosófica, pg.15)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016



Agradecemos a todos que conosco estiveram durante este ano, participando de cursos, palestras, que nos curtem em nossas páginas, pois juntos somos uma força em direção à Unidade.
Desejamos que o espírito de Natal ilumine todos os lares trazendo uma mensagem de amor, solidariedade e compaixão.

 GRUPO DE ESTUDOS TEOSÓFICOS ÁGUA VERDE - LOJA TEOSÓFICA LIBERTAÇÃO

VERDADE OU IMAGEM DA VERDADE?


“A palavra ‘verdade’ possui um significado tão extraordinário que poderíamos nem mesmo adivinhar as sua natureza. A fim de descobrir aquele significado, será necessário aplicar os mais rigorosos padrões à própria vida e à forma de pensar. Sem este procedimento será impossível atingir esta verdade na forma que precisa ser entendida em nós próprios, na forma em que se diferencia dos fatos externos às pessoas, que podem ser observados por qualquer um. Existem as coisas concretas ao nosso redor que podemos observar com as faculdades que normalmente usamos. Podemos compreender a sua natureza e propriedades ao menos superficialmente, mas a verdade significa muito mais do que tal compreensão e não deverá ser confundida com qualquer visão que se possa projetar, baseada em ideias preconcebidas ou em predileções pessoais. É fácil sucumbir aos grilhões de qualquer ilusão prazerosa, imaginando-a verdadeira.”


(N.Sri Ram, Em Busca da Sabedoria, Editora Teosófica, 1991, p. 23/26)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

VIDA VERDADEIRA


“A vida verdadeira é a vida despendida como parte da Vida divina, fluindo para os demais; e nenhuma vida é verdadeira, nenhuma vida é real, nenhuma vida é espiritual, a não ser que a própria ideia de vida separada seja inteiramente transcendida, e todos os pensamentos da existência, todas as energias da vida, fluam como parte do Eu Uno, e não seja reconhecida distinção alguma. O serviço é, então, a expressão natural da vida; é na ajuda que se sente a verdadeira existência."

(Annie Besant, Ocultismo, Semiocultismo e Pseudo-Ocultismo, Editora Teosófica, 1996, p.44/45.)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

YOGA PRÁTICO


Yoga é uma palavra sânscrita que indica união. Em todas as religiões existe um aspecto místico ou esotérico no qual o principal tema de estudo e pesquisa é o yoga. No cristianismo há referência à união mística que denota uma condição de yoga. Muitos acreditam que a senda do yoga é extremamente difícil, indicada, portanto, apenas a poucos escolhidos. Entretanto, Jesus disse: ‘Pois meu jugo é fácil e meu fardo é leve.’ O caminho do yoga é para todos, e seu fardo é realmente leve, desde que abordado da maneira correta.”

(Rohit Mehta, excerto do artigo Yoga Prático, Revista Sophia, Ano 9, Nº 36, p. 5)

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O CICLO DA VIDA HUMANA



“A vida de um ser humano é apenas um dia na mais vasta vida do espírito do verdadeiro ser humano. Nesta vida superior, na peregrinação da alma, vemos também manifesto o ritmo da criação. No transcurso de muitas vidas na Terra, a alma surgida da unidade com Deus passa pela crucificação no mundo da existência e do sofrimento na matéria, para voltar a Deus de quem surgiu; porém, volta com plena consciência, levando consigo o fruto colhido após séculos de sofrimento.”

(J. J. Van Der Leeuw, O Fogo Criador)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O VALOR PRÁTICO DA TEOSOFIA


“O grande valor prático da Teosofia consiste em sua relação do significado e propósito da existência humana, que sem isso seria um quebra-cabeça desafiando solução. (...)
Um quebra-cabeça pode ser resolvido por dois métodos. Um é por tentativa, experimentando as muitas peças na esperança de que acabarão por se ajustarem corretamente. Este é um método lento e insatisfatório, principalmente quando se faz a tentativa de resolver os problemas da vida.. O outro método, muito mais satisfatório, é baseado no pré-conhecimento da posição das várias peças no desenho completo. A teosofia fornece este conhecimento, revela o lugar de cada peça no plano evolutivo de todos os indivíduos e de todos os acontecimentos.”

(Geoffrey Hodson, Através do Portal da Morte, Ed.Teosófica, pg 91)

domingo, 18 de dezembro de 2016

AUTO-OBSERVAÇÃO

“A auto-observação, a meditação, a atenção e consciências plenas têm sido praticadas pelos yogues e videntes desde tempo imemoriais. Nós praticamos tudo isso? Existe suficiente austeridade na nossa vida? Todos nós temos de atravessar o mar da vida. Sua vastidão e suas fortes ondulações simbolizam nossos muitos desejos e paixões. Apenas a vigilância constante nos ajudará na travessia.”

(Paul Zwollo, O poder da fraternidade, Revista Sophia, Nº 64, pg.7)

sábado, 17 de dezembro de 2016

VIDA E MORTE


“A vida e a morte são como dois lados de uma moeda. São fenômenos semelhantes ao nascer e o pôr do sol. O sol pode pôr-se em Madras, Índia, e ao mesmo tempo nascer em Chicago, Estados Unidos. Uma pessoa morre para este mundo, mas simultaneamente aparece em outra parte. Tanto o nascer quanta o morrer são fenômenos ilusórios, causados pela revolução da Terra ao redor do seu eixo e a inclinação do plano do nosso horizonte em relação aos raios solares, enquanto o sol permanece fixo como o centro do seu sistema.”

(N. Sri Ram, Em Busca da Sabedoria, Editora Teosófica, 1991, p. 170)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MEDITAÇÃO



“Uma mente meditativa é silenciosa. Não o silêncio que o pensamento pode conceber; não o silêncio de um anoitecer tranquilo; mas o silêncio em que o pensamento - com todas as suas imagens, palavras e percepções - cessou completamente. Essa mente meditativa é a mente religiosa - de uma religião que não afetada pela igreja, templos ou cânticos.”

( J. Krishnamurti, Meditations)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

VALORIZAÇÃO


“As coisas e situações, em si mesmas, não são boas ou más, feias ou belas, favoráveis ou nocivas...
Elas são uma ou outra conforme o como as avaliamos de acordo com o uso que delas fazemos.
Não condene nem tema coisas e situações, pessoas ou fatos, que lhe pareçam dolorosos ou terríveis. Procure, com isenção e tranquilidade, considere objetivamente, e sempre descobrirá um outro valor positivo, algo aproveitável, e até mesmo, em alguns casos, precioso.
Se tivermos sabedoria bastante para, sem arroubos, sem protesto ou dissabor, sem ira nem medo, sem lamentos nem desânimo, descobrir o que há de aproveitável no que parece calamidade, o mundo sempre nos será propício, não obstante as aparências.
Se nos conduzirmos com sabedoria, veneno vira remédio.
Se, imprudentes, remédio se torna veneno.”

(Hermógenes, Deus investe em você, Editora Record, 4ª edição, p. 200)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

FORMAS GERADAS PELA LINGUAGEM


"Muitos pensam que na vida diária não é necessário dar-se ao incômodo de falar claramente; isso importa muito mais do que imaginam, porque estamos a todo instante construindo nosso próprio ambiente, que por sua vez reage sobre nós. Enchemos nossos cômodos e lares com nossos próprios pensamentos, e depois temos de viver ali. Se, por exemplo, um indivíduo permite deixar-se vencer pela depressão, seu cômodo fica carregado dessa qualidade, e qualquer pessoa sensitiva que ali penetre se apercebe de certa diminuição de vitalidade, de uma perda de tonalidade. Muito mais ele que vive a maior parte do tempo nesse cômodo, é perpetuamente afetado pela depressão, e não pode facilmente livrar-se dela. Da mesma forma, o homem que se rodeia de uma atmosfera de formas sonoras desagradáveis engendradas por uma linguagem descuidada e inculta produz uma atmosfera onde estas formas reagem constantemente sobre ele, e está sujeito a reproduzir estas formas desagradáveis; se não toma cuidado, ver-se-á contraindo o hábito de falar com aspereza e grosseria."

(LEADBEATER, C.W., Os Mestres e a Senda, Ed. Pensamento, pág.95)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

REENCARNAÇÃO


“Intimamente, ou melhor, indissoluvelmente ligada ao karma está a lei do renascimento ou de reencarnação da mesma individualidade espiritual numa série longa, quase interminável, de personalidades. Estas são como as várias vestimentas e personagens representadas pelo mesmo ator; com cada uma das quais aquele ator se identifica e é identificado pelo público durante algumas horas.”


(Blavatsky, Momentos de Sabedoria, pág. 84, Editora teosófica, Brasília)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

PALESTRA PÚBLICA - O SENTIDO ESOTÉRICO DO NATAL


CONCIENTIZAÇÃO


"A menos que a pessoa comece por estar cônscia de si própria, tanto da parte consciente como da inconsciente; a menos que perceba seus próprios motivos, conflitos, angústias, seu sentimento de culpa, suas ansiedades e desesperos, qualquer forma de meditação, contemplação ou oração só pode levar à auto-hipnose. A pessoa pode ter visões, porém estas são apenas a projeção de seu próprio condicionamento. O cristão verá Cristo e o hinduísta seu deus especial.(...) Mas o que experimentam, o que vêem em suas visões, é, em verdade, reação de seu fundo, sua educação, seu meio cultural; e, para meditar corretamente, a pessoa precisa estar livre desse condicionamento. Do contrário, a meditação é a mesma coisa que um círculo vicioso; o condicionamento projeta as visões, e estas, a seu turno, fortalecem o condicionamento."

(Krishnamurti, O Libertador da Mente, In Seleta de Krishnamurti, Carlos de Souza Alves — Ex-Vice- Presidente da Instituição Cultural Krishnamurti do Brasil — Edição do Autor, Rio de Janeiro, 1991).

domingo, 11 de dezembro de 2016

PERCEBIMENTO


“O teu pensamento a respeito dos outros deve ser verdadeiro: não
penses a respeito deles aquilo que não saibas. Não suponhas que os outros estejam sempre pensando em ti. Se um homem fizer alguma coisa que imaginas poder prejudicar-te, ou disser alguma coisa que imaginas aplicar-se a ti, não penses imediatamente: ‘Ele deseja ofender-me.’ É mais
provável que nunca tenha pensado em ti, pois cada alma tem as suas
próprias preocupações e seus pensamentos giram principalmente em torno de si mesma. Se um homem te falar iradamente, não penses: ‘Ele me
odeia, ele quer ferir-me.’ Provavelmente alguém ou alguma outra coisa o deixou irado, e acontecendo encontrar-te, voltou sua ira sobre ti. Ele está agindo insensatamente, pois toda a ira é insensata, mas nem por isso deves pensar sobre ele de modo não verdadeiro.”

(J. Krishnamurti, Aos Pés do Mestre, Ed. Teosófica, p.33)

sábado, 10 de dezembro de 2016

CONSELHO A UM DISCÍPULO


“Desenvolva uma atitude mental e psíquica mais relaxada para com seus deveres e serviços. Continue a servir como você naturalmente faz, mas seja você mesmo mais e mais plenamente, e pare de tentar ser o que você pensa que as outras pessoas querem de você. Mentalmente, você poderia repetir uma afirmação simples como:

Sou internamente feliz.
Estou em paz.
Sou um ser puro,
Imortal com brilho próprio.

Acentue o pensamento e faça surgir a disposição de felicidade interior, até mesmo chegando ao júbilo. Esse, talvez, seja o melhor antídoto para as tensões atuais quase inevitáveis e as demandas que as causam. Então, realmente solte-se interiormente, desenvolvendo o estado mental paradoxal de despreocupação, mesmo quando atendendo aos deveres.”

(Luz do Santuário, O Diário Oculto de Geoffrey Hodson)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

HOMEM PERFEITO


“Assim como aquele que deseja tornar-se músico, deveria ouvir as obras-primas dessa arte e mergulhar nas melodias dos grandes mestres da música, deveríamos nós, filhos da humanidade, erguer nossos olhos e nossos corações, em contemplação constantemente renovada, para as montanhas onde habitam os Homens Perfeitos da
nossa raça. O que nós somos, eles já foram; o que eles são, nós seremos. Todos os filhos dos homens podem fazer o que um Filho do Homem já fez, e vemos neles a garantia do nosso próprio triunfo; o desenvolvimento de semelhante divindade em nós é apenas uma questão de evolução.”

( Os Mestres, Annie Besant)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

MEDITAÇÃO


“O homem, a fim de escapar de seus conflitos, inventou muitas formas de meditação. Estas, baseadas no desejo, na vontade e no ímpeto para alcançar, implicam em conflito e numa luta para conseguir. Esse esforço consciente e deliberado está dentro dos limites de uma mente condicionada e nele não há liberdade. Todo esforço para meditar é a negação da meditação.
Meditação é o fim do pensamento. Só então há uma dimensão diferente que está além do tempo.”

( J. Krishnamurti, Meditations)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

NADA HÁ A TEMER


“ O que temos a oferecer à morte? Certamente não é o medo,mas antes uma saudação de boas-vindas, quase como arrumar malas para um feriado após uma vida, na Terra, de experiências corajosas, mas essenciais e valiosas. Alguém escreveu sobre a aproximação da morte:
‘A alma prepara-se para voar como fazem as andorinhas quando percebem a chegada da primavera.’
Pode alguém fazer planos para sua vida depois da morte do corpo? Certamente que sim, pois, como eu acabei de dizer, a lei de causa e efeito age da vida no físico para a do superfísico. Cada um de nós, portanto, está contínua e diariamente preparando sua vida depois da morte com seus pensamentos, motivos, sentimentos, palavras e ações. Se vivermos dignamente, com beleza e altruísmo enquanto na Terra, assegurarmos para nós a medida de felicidade posterior correspondente a tudo isso.”

(Geoffrey Hodson, Através do Portal da Morte, Ed. Teosófica, p.64)

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

AUTOCONHECIMENTO


“O Cinco Preceitos de Buda para os seus discípulos leigos ainda são válidos: não matar, não roubar, não mentir, abster-se de conduta sexual imprópria e de consumir substâncias intoxicantes. Essas condições para conhecer a si próprio não se alteraram desde que Buda as ensinou. Nunca irão mudar, pois são parte das grandes leis que governam o universo e guiam a evolução da humanidade.”

(Paul Zwollo, Quem sou eu?, Revista Sophia,n° 64, pg.6)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

CONSCIÊNCIA TRANQUILA


"O vício da maledicência é fonte abundante de infelicidade, não só pelo fato de criar discórdias sociais, mas também, e principalmente, porque debilita o organismo espiritual e o predispõe para novas enfermidades.
A consciência tranquila de uma benevolência sincera, profunda e universal é a mais segura garantia de uma profunda e imperturbável felicidade."

(Huberto Rohden - O Caminho da Felicidade - Alvorada Editora e Livraria Ltda, p. 40)

domingo, 4 de dezembro de 2016

A PONTE ENTRE A CONSCIÊNCIA INFERIOR E SUPERIOR



"Esta viagem para o interior, ou para cima, como preferirmos descrevê - la,
finalmente chega a um ponto em que é construído o Anthakarana, a ponte entre a consciência inferior e a superior. Diz H. P. Blavastky que a verdadeira mente em nós, que essencialmente é consciência espiritual, não pode entrar em relacionamento direto com a personalidade, exceto através de seu reflexo, a inteligencia comum, inferior. (...)
O Antahkarana, a “ponte”, uma vez formada, permitirá à inteligência transferir-se da mente do pensamento concreto comum para o plano mais elevado, para a mente mais divina. Este é o “Filho de Deus”, o espírito de Cristo em nós."

(Clara M. Codd, A Técnica da Vida Espiritual, Ed. Teosófica, pg 77)

sábado, 3 de dezembro de 2016

DISCERNIMENTO



"Precisas discernir entre o importante e o não importante. Firme como uma rocha no que concerne ao certo e ao errado, cede sempre aos outros em coisas de somenos importância. Pois deves ser sempre amável e bondoso, razoável e conciliador, deixando aos outros a mesma plena liberdade que necessitas para ti mesmo.”

(Krishinamurti, Aos Pés do Mestre, Ed. Teosófica, pg.27)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

FORMAS-PENSAMENTOS



“As formas-pensamentos estão ligadas ao seu autor por laços que, à falta de melhor expressão, chamaremos magnéticos; e reagindo sobre ele, incitam-no à sua reprodução; e, quando, como no caso supracitado, venham a ser forçadas pela repetição, cria-se geralmente um hábito de pensar bem definido, um verdadeiro hábito adquirido de pensar numa certa direção, cuja resultante é a formação de um mundo característico de pensamentos individuais; benéficos, se provêm de uma natureza elevada (um ideal nobre, por exemplo), mas a maior parte das vezes prejudiciais, em geral, e em particular ao desenvolvimento mental.”

(Annie Besant, Karma, Ed. Pensamento, pg. 14)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VIRTUDE E SABEDORIA


"Virtude e sabedoria são coisas sublimes, mas se produzirem orgulho e uma consciência separatista do resto da humanidade, não serão senão a serpente do eu reaparecendo em forma mais refinada. Citando Krishnamurti mais uma vez: 'no momento em que nos sentimos superiores, a espiritualidade deixa de existir.'"

(Clara Codd - As Escolas de Mistérios - Ed. Teosófica, Brasília, 1999 - p. 154)