quarta-feira, 30 de novembro de 2016

DISCERNIMENTO



"Somente quando estamos conscientes não apenas das forças que operam abertamente na superfície, mas também das causas sutis, dos pensamentos e sentimentos insinuados, que poderemos nos elevar acima dos opostos, responsáveis pelo conflito e pela mente dividida. (...)"


N. Sri Ram - A Realidade na Vida - TheoSophia - Pub. da Soc. Teosófica do Brasil - Janeiro/Fevereiro/Março de 2015 - p. 27

terça-feira, 29 de novembro de 2016

OBJETIVOS SOCIEDADE TEOSÓFICA


"Fraternidade, liberdade de pensamento, compromisso com a Verdade e serviço à humanidade. Estes são, a meu ver, os alicerces que sustentam a casa. Seremos nós capazes de manter a Sociedade Teosófica fiel a estes princípios, que são seus pilares estruturais desde a fundação, de modo que a preservemos para que ela possa ser ainda mais útil à coletividade? Isso depende de nossa compreensão e atuação. Para que ela seja, cada vez mais, uma luz brilhante na escuridão da consciência humana, nós, individual e coletivamente, precisamos atuar neste sentido."

(Marcos Luís Borges de Resende, Revista TheoSophia - Pub. da Soc. Teosófica do Brasil - Janeiro/Fevereiro/Março de 2015 - p. 8)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

LUZ NAS TREVAS


"Quem vive a lamentar covardemente o mal que fez, em vez de praticar corajosamente o bem que pode fazer aduba o terreno para males cada vez maiores. Não se acaba com as trevas vociferando contra elas - mas sim acendendo silenciosamente uma luz no meio delas. (...)"

(Huberto Rohden - O Caminho da Felicidade - Alvorada Editora e Livraria Ltda., São Paulo, 7ª edição - p. 40)


domingo, 27 de novembro de 2016

VONTADE E DESEJO



Tanto a vontade como o desejo são absolutamente criadores, e formam o ser humano e também o ambiente ao seu redor. Mas a vontade cria de modo inteligente, e o desejo cria de modo cego e inconsciente. O homem, portanto, faz a si mesmo à imagem dos seus desejos, a menos que ele crie a si mesmo segundo o modelo do que é Divino, através da sua vontade, que é um produto da luz.”

(H. P. Blavatsky, Texto publicado pela primeira vez em outubro de 1887. Traduzido de “Collected Writings”, H. P. Blavatsky, T.P.H., Adyar, India, volume X, p. 109.)

sábado, 26 de novembro de 2016

MEDITAÇÃO



“Que é então meditação? Por certo, meditação é compreensão — o meditar do coração é compreensão. Como pode haver compreensão, se há exclusão? Como pode haver compreensão, quando há rogo, súplica? No compreender há paz, há liberdade; uma coisa que compreendeis, dessa coisa estais liberto. O simples concentrar-se ou rezar não traz compreensão. A compreensão é a base mesma, o processo fundamental da meditação. Não precisais aceitar, a garantia de minha palavra, pois basta examinardes a oração e a concentração, muito atenta e profundamente, para verdes que nenhuma das duas leva à compreensão. Levam apenas, à obstinação, a uma fixação, à ilusão. Ao contrário, a meditação, na qual há compreensão, há liberdade, clareza, integração.”

(J. Krishnamurti, a Primeira e Última Liberdade, Cultrix, pg. 175)

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PROGRESSO ESPIRITUAL


“Entre as muitas dúvidas lançadas na mente do discípulo para causar-lhe preocupação é a de se a fraqueza física pode ser um entrave ao progresso espiritual. O processo de assimilação de alimento espiritual não envolve nenhuma drenagem de energias físicas, e o progresso espiritual pode prosseguir enquanto o corpo padece. É uma completa falácia, devida à falta de conhecimento e equilíbrio, supor que a tortura e maceração do corpo o torne responsivo a experiências espirituais. É fazendo o que melhor serve ao propósito dos Santos Seres que se faz o progresso constante e verdadeiro.” 

(Annie Besant, A Doutrina do Coração, Ed. Teosófica, pg 5)

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PAZ E HARMONIA



"A paz e a harmonia buscadas com tanta urgência por todos não podem ser obtidas das coisas materiais ou de qualquer experiência exterior; é simplesmente impossível. Talvez, admirando um belo pôr-do-sol, estando nas montanhas ou no mar, possamos sentir uma serenidade temporária. Mas nem o cenário mais inspirados lhe trará paz se você não estiver em harmonia consigo mesmo.
O segredo de levar harmonia às circunstâncias externas da vida é estabelecer harmonia interna com sua alma e com Deus."


(Sri Daya Mata - No Silêncio do Coração - Self-Realization Fellowship - p. 84)

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A VONTADE DE SERVIR


"A vontade sincera e sadia de querer servir, em vez da mania mórbida de querer ser servido, é a chave da compreensão e da felicidade.
As almas mesquinhas querem ser servidas - as almas grandes querem servir..."

(Huberto Rohden - O Caminho da Felicidade - Alvorada Editora e Livraria Ltda., São Paulo, 7ª edição - p. 50)

terça-feira, 22 de novembro de 2016

TRABALHO DIVINO


"Engaje-se em algum trabalho que o venha resgatar da mesquinhez de seu ego para a mais ampla magnificência; alguma tarefa cujos frutos você dedique a Deus, na qual devote seu tempo e sua energia para partilhar com seus semelhantes a alegria ou a habilidade ou o saber que você desfruta."

(Sathya Sai Baba - Sadhana, O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1993 - p. 64)


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

DESEJO, SOFRIMENTO E SABEDORIA


"O que faz alguém começar a escapar da armadilha das ilusões é o processo de aprendizado e amadurecimento espiritual. Isso implica deixar de ser uma ovelha que cegamente acompanha o rebanho e passar a questionar para onde está indo e qual é o motivo de cada passo."

(Cristiane Szynwelski - Desejo, sofrimento e sabedoria - Revista Sophia, Ano 10 - p. 12)

domingo, 20 de novembro de 2016

A SABEDORIA É PRÁTICA


“Estudar teosofia implica que os contatos e as relações com o mundo, em todos os níveis, devem-nos aproximar ao máximo da compreensão da unidade do ser. Na Natureza a existência de inúmeras formas, ilimitadamente diferentes, tem um propósito e é parte de um plano.
Quando gera competição e luta, a diversidade aprisiona a mente humana na ilusão, no sofrimento e no mal.”

(Radha Burnier, O Caminho do Autoconhecimento, Ed. Teosófica, p.33 a 36.)

sábado, 19 de novembro de 2016

DESAPEGO


"Reduza suas necessidades, e viva com simplicidade - tal é o caminho da felicidade. Apego gera aflição em seu despertar. Ao final, quando a morte exige que tudo seja largado para trás e que abandone todas as pessoas, você é esmagado pelo sofrimento. Imite o lótus na água; ele pousa sobre ela, mas não dentro dela. A água é necessária a seu crescimento, mas ele não consente que nem uma gota o molhe."

(Sathya Sai Baba - Sadhana, O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1993 - p. 49)

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

TUDO SERVE DE AVANÇO

"O homem imortal, que na verdade somos nós, nunca pode ser destruído, e tudo que lhe acontece, mesmo trágico, desastroso, terrível, é para nossa futura bênção e aperfeiçoamento. Entretanto, estritamente falando, não existe algo como 'mau carma.' Todas as coisas trabalham juntas para um bom final. (...)"

(Clara Codd - As Escolas de Mistérios - Ed. Teosófica, Brasília, 1998 - p. 80/81)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

SOMBRA E LUZ

"A escuridão é passiva e a luz é ativa. Quando iluminamos um quarto escuro não é a escuridão que sai, é a luz que entra. Por isso, Helena Blavatsky diz que o mal não tem existência própria, é apenas ausência do bem."

(Walter S. Barbosa - Sofrer ou crescer - Sophia, Ano 13, nº 55 - p. 5)

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

CRIATIVIDADE

"Ser criativo não significa pintar quadros ou escrever poesias e tornar-se famoso. A potência criadora é um 'estado de ser' em que a mente se aquieta, já não se focaliza em experiências, ambições ou desejos."

(J. Krishnamurti - Os caminhos do autoconhecimento - Sophia, Ano 12, nº 49 - p. 5)

terça-feira, 15 de novembro de 2016

PALESTRA PÚBLICA - O GOVERNO INTERNO DO MUNDO


CONSCIÊNCIA SUPERIOR


“Devoção unidirecionada ao Supremo, um desenvolvimento claro, bem equilibrado, inteligente, do intelecto e das emoções, esta é a estrada ao longo da qual devemos trilhar, se quisermos que a Consciência Superior manifeste-se na Terra. Devemos levar uma vida pura, compassiva e gentil, aprendendo a ver o Ser em todos à nossa volta, no feio e no bonito, no baixo e no alto, na planta e no Deva. Aquele que vê o Ser em tudo, e todas as coisas no Ser, ele vê verdadeiramente.” (Annie Besant)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ESCALA EVOLUTIVA HUMANA

"O homem perfeito, em sintonia com seu verdadeiro 'Eu', com sua consciência superior, tem percepção integral de natureza divina e não precisa reencarnar-se.
Esses homens que terminaram a evolução, partem ou para um descanso especial, ou para outros planetas, ou para outras regiões do Universo e alguns permanecem entre nós, a fim de ajudar a humanidade e mesmo para realizar certas ligações profundas e ocultas dos mundos ou planos superiores com os inferiores.
São os Mestres, ou Mahatmas, ou Adeptos, que vivem, em geral, em lugares pouco acessíveis.”

(Alberto Lira - O ensino dos mahatmas - IBRASA, São Paulo, 1977 - p. 185/186)

domingo, 13 de novembro de 2016

VENHA PARA A VERDADE QUE FLUI DE MINHA ALMA


"Eu gostaria que estas verdades fossem ensinadas na infância. Elas deveriam ser repetidas nos ouvidos das crianças. As lições aprendidas no início da vida deixam marcas duradouras. Quando eu era pequeno, um dia decidi que jamais me zangaria; nunca quebrei a promessa feita a mim mesmo. Às vezes falo rispidamente, mas por dentro jamais me zango com alguém. Não gosto de falar assim, mas tenho que fazer isso ocasionalmente, pois há indivíduos que guardam melhor as palavras que lhes são ditas com firmeza. Por dentro tenho muita paz. Se você é uma pessoa pacífica, ninguém consegue roubar sua tranquilidade, a não ser que você mesmo a entregue por descuido. Deste núcleo de paz, eu ensino com princípios de amor e gentileza; é a melhor maneira. Se isso for mal entendido por alguém, fico em silêncio e deixo a pessoa em paz.”

(Paramahansa Yogananda - Jornada para a Autorrealização - Self-Realization Fellowship - p. 152)


sábado, 12 de novembro de 2016

PALESTRA PÚBLICA O O GOVERNO INTERNO DO MUNDO

Imagem inline 1

O DESAPEGO É A ESSÊNCIA DA VIRTUDE


“O que é necessário ao desapego é compreender e aceitar o apego e aprender a ver e a perceber que no apego há dor, medo, inveja e ansiedade. É verdade que não se pode evitar que se formem impressões no cérebro e aí se acumule, porque o cérebro registra automaticamente. Temos padrões cerebrais de comportamento. Não precisamos ter o trabalho de fazer parar este registro automático de impressões no cérebro, mas devemos prestar atenção constante a esse processo de registro e aprender a ver as nossas próprias reações. O verdadeiro conhecimento não conhece apego; por exemplo, a identificação com o corpo e a mente é uma ilusão.”

(C.A. Shinde - Nos sábios não existe apego - Revista Theosophia, Ano 101, Janeiro/Fevereiro/Março 2012 - Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - p. 16/17)

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ABRINDO MÃO


“Só se pode ter apego a coisas que conhecemos; e só se pode adentrar o campo do desconhecido quando o conhecido deixa de existir. O desconhecido pode incluir elementos dos quais não fazemos qualquer ideia atualmente, mas nos aferramos a algo ou a outras pessoas na esperança de que sejam substitutos. Podem ser membros da família ou amigos com quem temos íntimo relecionamento. Numa certa parte do nosso cérebro, sabemos que é por isso que continua a existir o luto por pessoas que não mais existem. Esse apego é uma das sérias doenças enfrentadas pelos seres humanos, e as encarnações se passam antes que o desapego seja sequer considerado uma virtude.”

(Radha Burnier - O desafio da mudança - Revista Theosophia, Ano 101, Julho/Agosto/Setembro 2012 - Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - p. 9)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

IDEAL ELEVADO


"Não há nada mais valioso para um indivíduo do que possuir um ideal elevado ao qual ele aspire continuamente, modelando por ele seus pensamentos e sentimentos, e construindo, assim, da melhor forma que possa, a sua vida. Desta forma, se ele esforça-se por tornar-se ao invés de apenas parecer, não cessará de aproximar-se continuamente e cada vez mais de seu objetivo. Ele, porém, não alcançará este ponto sem uma batalha, nem deverá o verdadeiro progresso do qual é consciente, enchê-de de presunção e farisaísmo; pois se elevado for o seu ideal, e o seu progresso em sua direção for real, ele preferirá mais ser humilhado a ensoberbecer-se. As possibilidades de posterior progresso, e a concepção de planos ainda mais elevados de existência que se abrem ante ele, não refrearão o seu ardor, embora certamente eliminarão a sua presunção. É precisamente esta concepção das vastas possibilidades da vida humana que é necessária para aniquilar l'ennui¹, e para transformar a apatia em alegria de viver. “

¹ Significando: 'o tédio', conforme a palavra francesa no original.

(H. P. Blavatsky - Ocultismo Prático - Ed. Teosófica, Brasília - p.80/89)

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MUDANÇA E PACIÊNCIA


"Vivemos em um mundo em mudança. A natureza está mudando constantemente. O seu corpo fica diferente de um dia para outro; as células da pele morrem, você perde cabelos. Amigos vêm e amigos vão. Os sentimentos fluem e refluem. A maré vem e vai. A única constante nesse nosso mundo é o divino. Para viver a vida plena e pacificamente devemos nos ancorar em Deus.”

(Susan Smith Jones - Mudança e paciência - Revista Sophia, Ano 10, nº 38 - p. 30)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

O DESAFIO DOS RELACIONAMENTOS


"Uma das maiores alegrias da vida vem dos nossos relacionamentos com os outros. Ao mesmo tempo, os relacionamentos podem também apresentar nossos maiores desafios, oferecendo inúmeras maneiras de crescer e de nos conhecer melhor. Para experienciar harmonia em nossos relacionamentos, devemos aprender a ver e amar o divino nos outros, e a compreender que relacionamentos duradouros resultam de se ser a pessoa certa, e não de se encontrar a pessoa certa.”

(Susan Smith Jones - O desafio dos relacionamentos - Revista Sophia, Ano 9, nº 36 - p. 33)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CONTROLE DA MENTE E AÇÃO CORRETA

"O problema da mente e da segurança só pode ser abordado com a compreensão do processo de modificação da mente. A mente e suas modificações são o tema central do raja yoga. Isso é conhecido como 'controle da mente'. Mas o que é uma mente controlada? É uma mente flexível e sensível. Uma mente estreita, rígida, fechada, obviamente que não é uma mente controlada. Pode parecer paradoxal, mas uma mente controlada é na verdade uma mente livre. Enquanto a mente tiver seus próprios comprometimentos e embaraços, ela não é livre. São esses comprometimentos e embaraços que a tornam incontrolável. Uma mente controlada não pode ter quaisquer interesses. Ela é um instrumento perfeito, um canal sem mácula.”

(Rohit Mehta - Yoga prático - Revista Sophia, Ano 9, nº 36 - p. 8)

domingo, 6 de novembro de 2016

PALESTRA PÚBLICA - O GOVERNO INTERNO DO MUNDO


ATRAENTE É O CAMINHO DO PECADO

"Um homem que caminhava numa região do pais em que diamantes foram encontrados chegou a uma área coberta de cacos de vidro, que reluziam à luz do sol.
'Diamantes!', pensou, animado. Abaixando-se para pegar um deles, percebeu que se tratava apenas de um caco de vidro. Desapontado, atirou-o longe e estendeu o braço para apanhar outro. Mas este, também, era apenas um caco de vidro. E assim ele prosseguiu a apanhar um caco de vidro atrás do outro. Algumas vezes, ele se cortava com os cacos mais afiados. Todo caco que apanhava era tão enganador quanto os anteriores. 
'Assim é o caminho do pecado. Atraente é o seu falso brilho, mas a experiência mostra no final não se tratar de outra coisa senão de um 'caco de vidro'. Por vezes, esse caco de vidro faz com que a pessoa que o apanha se corte. Ele sempre causa decepção.
'Os prazeres sensuais só podem terminar em fastio, em marasmo angustiante e em desgosto. Por quê? Pelo simples fato de que os seus sentidos físicos não são o seu verdadeiro Eu.'"


(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda, A Essência da Autorrealização - Ed. Pensamento, São Paulo, 2012 - p. 63)

sábado, 5 de novembro de 2016

BENEVOLÊNCIA

"Você é pessoa que evolutivamente há muito ultrapassou o nível de comportamento que lhe permitiria empunhar um revólver e sair à rua a ameaçar transeuntes, arrancando-lhes os haveres, agredindo-os, humilhando-os.
Felizmente, você já está muito acima de tal horror.
Mas, sinceramente, já terá transcendido a faixa em que ainda está sujeito a, invigilantemente, no íntimo de seu ser, deixar-se levar por pensamentos, projetos e desejos de que algo ruim aconteça a alguém que o preteriu, prejudicou, agrediu?...
Analise-se bem a fim de que, embora não exercendo a violência em suas expressões objetivas, não se entregue à violência subjetiva.
Ambas as formas são expressões de um mesmo mal - a violência.
Que seja eu sempre benevolente e misericordioso."




(Hermógenes - Deus investe em você - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1995 - p. 64)

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

PALESTRA PÚBLICA LUZ NO CAMINHO - OTÁVIO MARCHESINI

Imagem inline 2

O EGO NOS RELACIONAMENTOS


"Enquanto o ego dominar sua vida, a maioria de seus pensamentos, emoções e ações virá do desejo e do medo. Isso fará você querer ou temer alguma coisa que possa vir da outra pessoa.(...)
O segredo dos relacionamentos é a atenção, que nada mais é do que calma alerta. Como é maravilhoso poder ultrapassar o querer e o medo nos seus relacionamentos. O amor não quer nem teme nada.
Se o passado de uma pessoa fosse o seu passado, se a dor dessa pessoa fosse a sua dor, se o nível de consciência dela fosse o seu, você pensaria e agiria exatamente como ela. Ao compreender isso, fica mais fácil perdoar, desenvolver a compaixão e alcançar a paz.
O ego não gosta de ouvir isso, porque sem poder reagir e julgar ele se enfraquece."

(Eckhart Tolle - O Poder do Silêncio - Ed, Sextante, Rio de Janeiro, 2010 - p. 57/58)


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

VIDA ESPIRITUAL


"Nos primeiros passos na senda espiritual, o aspirante, já convencido da impossibilidade de ser feliz mediante o agir somente para si (e às vezes em detrimento do descanso, e sem pensar em Deus e no próximo), deseja libertar-se e, para tanto, se decide a administrar seu tempo e suas energias.
Passa a orar, a meditar... como que se dedicando a Deus. Mas, lá no fundo da alma, o que pretende é convencer Deus de lhe dar mais poder, mais alegrias, mais preenchimento, mais satisfação...
Passa a desenvolver atividade caridosa ostensiva... Mas, lá no fundo da alma, pensa assim: 'Com isto estou agradando a Deus, portanto, Ele vai me dar isto e aquilo...'
Como é bom fazer uma autoanálise em nossas motivações!
Senhor, ajuda-me a desmascarar os truques com que meu eu se defende e me retém."

(Hermógenes - Deus investe em você - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1995 - p. 37)



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O PLANO DIVINO


"Para toda a Natureza existe um plano básico que poderíamos chamar de o Plano Divino, consistindo de ideias que são os arquétipos de todas as coisas aqui embaixo. O esforço nos níveis inferiores é para construir essas ideias, desenvolver formas corporificando-as, moldando as formas gradualmente, do caos primevo ao padrão arquetípico. A evolução ocorre a partir do caos - Natureza homogênea - através de padrões cada vez mais complexos, até uma ordem perfeita que reflita a plenitude do desenvolvimento possível e a simplicidade de uma síntese perfeita. Há uma síntese em cada estágio formando um elo na cadeia de sínteses ou de arranjos.”

(N. Sri Ram - o Interesse Humano - Ed. Teosófica, Brasília, 2015 - p. 103/104)

terça-feira, 1 de novembro de 2016

SEGREDO PARA UM AMBIENTE FELIZ


"Se você deseja ser amado, comece por amar a quem necessita de seu amor. Se quer que os outros simpatizem com você, demonstre simpatia por aqueles que o cercam. Se lhe agrada o respeito de seus semelhantes, aprenda a respeitá-los a todos, jovens e idosos. Não se esqueça: o que quer que espere dos outros, faça-o antes a você - e eles responderão do modo como espera. (...)
Quanto mais você evoluir, mais edificará aqueles que o cercam. Quanto mais feliz se tornar, mais felizes eles se sentirão."

(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda, A Espiritualidade nos Relacionamentos - Ed. Pensamento, São Paulo, 2011 - p.36/37)