sábado, 30 de abril de 2016

DESTINO E LIVRE-ARBÍTRIO


"Os Senhores do Carma dão, por assim dizer, os utensílios, a oficina, para o operário trabalhar.
A qualidade dos utensílios, a natureza da oficina, a maior ou menor facilidade, portanto, que ele terá para fazer o trabalho, não dependem diretamente dele (indiretamente sim, porque são consequências de vidas passadas) - é o Destino - como vulgarmente se fala. 
Mas, dele dependerá a produção.
Poderá dedicar-se, esmerar-se e apresentar, no final, uma obra proveitosa e bela; mas poderá não fazer coisa alguma ou expor um trabalho inestético ou inútil.
Aí está o livre-arbítrio.

(Alberto Lyra – O ensino dos Mahatmas – IBRASA, São Paulo, 1977 – p. 66/67)

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A RODA DA BOA LEI


“A roda da Boa Lei gira rapidamente. Noite e dia mói, separando o joio do trigo dourado e a casca da farinha. A mão do Karma guia a roda; as rotações marcam o bater do coração kármico.
O verdadeiro conhecimento é a farinha, a falsa erudição é a casca. Se queres comer o pão da Sabedoria, tens de amassar a tua farinha com as águas límpidas de Amrita (a imortalidade). Mas se amassas cascas com o orvalho de Mᾱyᾱ (ilusão), só podes criar alimento para as pombas negras da morte, as aves do nascimento, da decadência e da tristeza.”

(H. P. Blavatsky - A Voz do Silêncio - Ed. Teosófica, Brasília - p. 145/146)

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O ÚNICO CAMINHO PARA A FELICIDADE


"Precisamos compreender que somos a alma perfeita, imortal. As imperfeições que manifestamos por meio de nossos hábitos e humores, por meio da doença e do fracasso, não são parte de nossa verdadeira natureza. Identificamo-nos tão profundamente com a consciência mortal que, irrefletidamente, aceitamos suas limitações. Acho que deveríamos orar: 'Senhor, ajuda-me a perceber que não sou este corpo, nem meus humores e hábitos. Faz-me saber que sou sempre teu filho, feito à Tua imagem perfeita.'”

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 150/151)

quarta-feira, 27 de abril de 2016

CURSO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA - PRÓXIMO ENCONTRO DIA 01/05/2016


LEI ETERNA


“O karma é eterno, sem início nem fim, pois está em tudo e no todo, até mesmo no vir a ser da formação dos mundos.
O hoje é filho de ontem e pai de amanhã. O tempo é o passado e o futuro fundidos num eterno agora. Disso resulta a magnitude de viver bem a todo momento, sem apegos a ressentimentos e mortificações de um passado inexistente, pois já foi, ou de receios e expectativas de um futuro também inexistente; pelo menos por ora, pois ele ainda não chegou.
Utilize todas experiências do passado, mas não as rumine nostalgicamente saudoso como escravo dessa prisão inexistente, que algema suas inciativas presentes.”

(Antonio Geraldo Buck - Você Colhe o que Planta – Ed. Teosófica, Brasília, 2004 - p. 22/23)

terça-feira, 26 de abril de 2016

AQUIETANDO-SE NATURALMENTE


"'Como posso controlar a minha mente?' Os interessados na vida espiritual em algum momento fazem essa pergunta. A constante atividade mental é cansativa, obstrui a reflexão e não dá espaço para que, nos momentos de calma, surjam percepções profundas. Somente uma mente pacífica parece refletir a essência da vida, assim como as águas de um lago devem estar calmas e claras para refletir o céu.”

(Radha Burnier - Aquietando-se naturalmente - Revista Sophia, Ano 9, nº 33, p.41)

segunda-feira, 25 de abril de 2016

UNIDADE COM O PODER DIVINO


“O Espírito Divino tinha, ao criar, uma ideia específica, ou seja, um plano mental. Ele primeiro manifestou o universo depois criou o homem. Ao formar para si mesmo um corpo físico constituído de sistemas planetários, Deus manifestou três aspectos: consciência cósmica, energia cósmica e massa cósmica ou matéria. Esses três aspectos correspondem respectivamente no plano humano, ao corpo ideativo ou causal, corpo energético ou astral e corpo físico. E a alma, ou Vida, por trás deles é o Espírito.”

(Paramanha Yogananda - Como Falar com Deus - Self-Realization Fellowship - p. 24/26)

domingo, 24 de abril de 2016

HARMONIA


“Quando tivermos conseguido harmonizar a nós mesmos não terá sido uma condição estática que atingimos, mas uma crescente harmonia, na qual qualquer nota nova que é introduzida não desfigura a composição inteira, mas possui o efeito de elaborá-la e enriquecê-la.”

(N. Sri Ram, Pensamentos, Ed. Teosófica, pg. 82)

sábado, 23 de abril de 2016

A LIBERDADE HUMANA



“O homem age, segundo pensamentos inerentes a ele, os quais orientam suas metas. Se ele seguir ideais originados fora do seu próprio pensar, seu atuar limita-se a cumprir mandamentos morais. Nada do que é eticamente grandioso é incutido pelo poder da lei moral, dogmática e sim executado em virtude do impulso direto de uma ideia individual. O querer só executa o que, como conteúdo pensamental, reside na personalidade humana. O fundamento cósmico derramou-se completamente para dentro do mundo, movimentando-o a partir daí. A forma mais elevada sob a qual ele se manifesta dentro da realidade da vida comum é o pensar e com este, a personalidade humana. Assim, quando o homem realiza as metas que se propõe a partir de sua individualidade, essas metas são idênticas àquelas do fundamento cósmico. Portanto, não existe outro impulso para o nosso atuar além daquele que vem do nosso atuar, além daquele que vem do nosso discernimento.”

(Rudolf Steiner, Biblioteca Virtual da Antroposofia )

sexta-feira, 22 de abril de 2016

QUEM SOU EU?


“Todos os seres desejam sempre a felicidade, uma felicidade sem qualquer traço de tristeza. Ao mesmo tempo, todos amam a si mesmos acima de tudo. A causa para o amor é só a felicidade. Assim sendo, essa felicidade deve residir dentro de nós mesmos. E mais, essa felicidade é experimentada diariamente por todos ao dormir, quando não há mente. Par atingir essa felicidade natural temos que conhecer a nós mesmos. Para tal, a autoinvestigação “Quem sou eu?” é a melhor maneira. “

(Vida e Ensinamentos de Sri Ramana Maharshi)

quinta-feira, 21 de abril de 2016

PAZ



“Não haverá perfeita paz sem a Realização de Deus.
A paz de que somos capazes ainda não se fez.
Enquanto nos encontramos no estado de separatividade e ilusão, a paz que temos não é mais que passageira trégua dentro do perene conflito, da inquietude e do tédio dominantes.
Só em Deus a Paz é eterna, infinita, perfeita.
É-nos a um tempo convite e promessa.
Ironia: está em nós, e nós...
E nós, quando a seremos?”

(Hermógenes – Mergulho na Paz – p. 54)

quarta-feira, 20 de abril de 2016

CURSO AVANÇADO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA - INTERPRETAÇÃO


CENTELHA DIVINA


O homem é, em seu interior, uma minúscula estrela que se eleva e se põe muitas vezes durante a vida terrena mas, finalmente, seu brilho, elevado a um poder superior, livre do apego a uma personalidade restrita, toma seu lugar nos céus. Tais estrelas constituem a glória de nosso céu espiritual.”

(N. Sri Ram, Pensamentos, Ed. Teosófica, pg. 133)

terça-feira, 19 de abril de 2016

PERCEPÇÃO


“Não há nada mais poderoso que a percepção, elemento chave do crescimento humano e da vida espiritual. Sem ela o crescimento é mecânico, biológico ou instintivo. Com ela, novas possibilidades são reveladas; surge a capacidade para transcendência consciente, e novos níveis de consciência podem ser escalados.”

(Vicente Hao Chin Jr., O Poder da Percepção, Revista Sophia, Nº 60, pg. 32)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

LIBERTAÇÃO PELO CONHECIMENTO


“Desde que está em um corpo mortal, ele [o homem] é afetado por dúvidas que irão brotar repentinamente. Quando elas de fato surgem, é porque ele ignora algo. Ele deve, para tanto, ser capaz de dispersar a dúvida ‘pela espada do conhecimento’. [...] Todas as dúvidas vêm da natureza inferior, e jamais em qualquer caso da natureza superior.”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Ed. Teosófica, pg107)

domingo, 17 de abril de 2016

FRATERNIDADE


“Atitude fraterna significa tomar cada pessoa como ela é, considerá-la com afeição e auxiliá-la de maneira mais natural e com a graça que nasce do não esperar qualquer retorno. Nenhum de nós conhece realmente as potencialidades do outro, quais são suas verdadeiras qualidades e capacidades, a que alturas ele brevemente elevar-se-á.”
(N. Sri Ram, Pensamentos, Ed. Teosófica, pg. 111)

sábado, 16 de abril de 2016

A PRESENÇA DE DEUS


“Pratique regularmente a meditação e a comunhão com Deus e você provará do vinho da alegria e da satisfação o tempo todo, não importa quais sejam as circunstâncias externas. Bebendo o néctar da paz interior das mãos do anjo de sua percepção silenciosa, você afogará as perturbações e as tristezas de sua vida cotidiana.
Deus está presente no trono da paz dentro de você. Encontre-O ali primeiro e você O encontrará em tudo o que é bom e significativo na vida: nos verdadeiros amigos, na beleza da natureza, nos bons livros, nos pensamentos profundos e nas aspirações nobres. Encontrando Deus em si mesmo, você saberá que todas as coisas na vida que lhe dão paz duradoura estão proclamando a presença eterna de Deus tanto fora quanto dentro de você. Quando conhecer Deus como paz em seu interior, você O perceberá como a paz que existe na harmonia universal de todas as coisas externas.”

(Paramahansa Yogananda – Paz Interior – p. 121/122). 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

CURSO: A VOZ E O DESPERTAR DO SER


SÁBADOS COM OTÁVIO MARCHESINI


AUTOCONHECIMENTO


“Disse a flor:
- Como são tolos os homens!
A mim fazem versos e cantam louvores. Mas, sem teu mergulho no fundo escuro do humo, existiria eu, para recolher orvalho, para inspirar amantes, enfeitar a meditação dos místicos e oferecer nutrição às abelhas?!
Desculpa, irmã raiz. 
Mas não sou culpada.
É a cegueira dos homens que me faz usurpar teus méritos.”

(Hermógenes – Mergulho na paz)

quinta-feira, 14 de abril de 2016

O CRESCIMENTO ESPIRITUAL


“É um fato extraordinário o de que todas as qualidades - como humildade, simplicidade, pureza e outras que são indescritíveis - fundem-se numa condição de mente e de coração. Do mesmo modo como todos os vícios são aliados entre si, sendo todos eles a progênie de autoafirmação e desejo egoístas, eles constituem um grupo unido, enquanto as virtudes, consideradas separadamente, constituem uma única constelação.”

(N. Sri Ram, O Crescimento Espiritual, Revista Sophia, nº 60, pg. 17)

quarta-feira, 13 de abril de 2016

O DESAFIO DA VIDA


“No processo de buscar prazer, planejar diversões e distrações não há alegria, porque a alegria somente existe na tranquilidade interior. Assim, quando a mente está ansiosa para descobrir o prazer, quando fica tensa nessa busca, perde a alegria que uma vida simples pode proporcionar. O aumento das necessidades humanas é a principal fonte de conflito no mundo, porque essas necessidades (que no início eram alimento, abrigo e sexo), agora se tornaram ideias na mente e base de tensão e conflito. Em nível nacional, levou a grandes guerras mundiais, ao protesto de populações, à crueldade e ao sofrimento que temos testemunhado por décadas e séculos. (...)"

(Radha Burnier - O desafio da vida - Revista Theosophia, Ano 103, Abril/Maio/Junho de 2014 - Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - p. 7/11)

terça-feira, 12 de abril de 2016

COMO LEMBRAR-SE DO VERDADEIRO EU


“Se queremos aprender com os exemplos do mundo espiritual, precisamos começar a assumir a responsabilidade por cada aspecto das nossas vidas. Somos os únicos capazes de mudar nossa maneira de pensar e agir. Quando tomamos decisões que são positivas e contribuem para o nosso crescimento, mesmo quando essas decisões parecem difícieis, nos tornamos participantes ativos de nossas vidas. Para despertar e reconectar-nos com a essência espiritual, precisamos exercitar nossos músculos espirituais, e a maneira mais eficiente é através da meditação."

(James Van Praagh - Em Busca da Espiritualidade - Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2008 - p. 79/80)

segunda-feira, 11 de abril de 2016

O DRAMA DA ALMA


"Podemos considerar as repetidas encarnações da Alma divina nos mundos de manifestação externa como uma atividade especial do Ego, com o determinado propósito de adquirir o conhecimento que só desse modo lhe é possível. A tragédia se dá com a descida da consciência divina aos três corpos – físico, emocional e mental -, a verdadeira queda do homem na matéria, que é a causa de todo o subsequente sofrimento na peregrinação da alma. Assim é que o Ego ao infundir-se uma porção de si mesmo em cada um dos três corpos, identifica-se com o corpo em que se infunde; e, por essa identificação, percebe a si próprio como sendo o corpo destinado a servir-lhe de instrumento.”
(J. J. Van Der Leeuw - Deuses no Exílio - Ed. Teosófica, Brasília, 2013 - p. 18/19)

domingo, 10 de abril de 2016

CONSTATAÇÃO


“O Homem-espírito comprova o Deus-espírito, assim como a gota d´água comprova a fonte da qual deve provir. Diz um homem que jamais tenha visto água que existe um oceano, e ele deve aceitá-lo por fé ou rejeitá-lo completamente. Mas deixa cair uma gota em sua mão, e então ele tem o fato do qual tudo mais pode ser inferido.”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Ed. Teosófica, pg. 102)

sábado, 9 de abril de 2016

PURIFICAÇÃO


“Porque a mente é como um espelho, cobre-se de pó ao mesmo tempo em que reflete. São necessárias as suaves brisas da Sabedoria da alma para limpar o pó de nossas ilusões. Procura, ó Principiante, fundir a tua Mente e a tua Alma.”

(H. P. Blavatsky, Voz do Silêncio, citado em Momentos de Sabedoria, Ed. Teosófica, pg. 102)

sexta-feira, 8 de abril de 2016

CURSO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA


O DESPERTAR



“Quando se começa a despertar, percebe-se o conflito interior entre os dois polos de si mesmo: trevas e luz, eu inferior e eu superior (Plotino), o pequeno eu (ahamkar) e o eu real (Atman) dos Upanishads, mundo e Deus (São João), carne e Espírito (São Paulo). E esta batalha é travada na psique do homem; a mente do homem é o campo de batalha do Bhagavad Gita.(...) Tendências ascendentes e descendentes apoderam-se de nós em diferentes períodos; alternadamente, afirmamos e negamos nossos eus mais profundos. Neste movimento cósmico de vastas forças, nós nos contorcemos como um peixe fisgado.” 

(Ravi Ravindra, Sussurros da Outra Margem, Editora Teosófica, pg30)

quinta-feira, 7 de abril de 2016

PALESTRA PÚBLICA: SÁBADO DIA 09 DE ABRIL DE 2016


A AÇÃO E SUA RECOMPENSA


“Na karma ioga, a vida toda do devoto se converte num ritual contínuo, já que cada ação é executada, não com a esperança de ganho ou de vantagem pessoal, mas como uma adoração. Dedicar os frutos do trabalho a Deus é trabalhar sem apegos. (...)Para muitas pessoas, desapego significa indiferença, preguiça, fatalismo. Na verdade, desapego é o extremo oposto da indiferença. É uma virtude positiva, nascida do apego a Deus. De fato, o seguidor da karma ioga precisa estar intensamente apegado ao seu trabalho enquanto o executa. Toda a sua mente precisa estar concentrada em cumpri-lo perfeitamente, uma vez que ele há de ser oferecido como adoração. Entretanto, ele precisa estar apto a desapegar-se a qualquer momento. Pela prática do desapego e do serviço desinteressado, o devoto se liberta da roda da causa e efeito, da ação e recompensa - e ganha o Infinito."

(Swami Prabhavananda - O Sermão da Montanha Segundo o Vedanta - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 84/86)

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O PODER ESPIRITUAL DA PALAVRA DO HOMEM


"A palavra do homem é o Espírito no homem. Palavras são sons produzidos por vibrações de pensamentos. Pensamentos são vibrações emitidas pelo ego ou pela alma. Toda palavra que sai de nossos lábios deve estar carregada com a genuína vibração da alma. As palavras da maioria das pessoas carecem de peso porque são proferidas automaticamente e não vêm impregnadas da força da alma. Tagarelice, exagero ou falsidade enfraquecem nossas palavras. Por isso, as preces ou pedidos dessas pessoas não produzem as mudanças desejadas. Cada palavra que você disser deve representar não apenas a Verdade, mas também um pouco de sua percepção da força da alma. Sem isso, as palavras são meras aparências.”

(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda, Como Ter Coragem, Serenidade e Confiança - Ed. Pensamento, São Paulo, 2012 - p. 85/86)

terça-feira, 5 de abril de 2016

O AMOR CONQUISTA TODAS AS COISAS


“Pela força do amor, o microcosmo pode ser vencido. Por esse mesmo poder, à medida que se expande, o macrocosmo é conquistado, pois é divino. Aquele que se torna mestre de si mesmo pode tornar-se mestre de um universo, (o que é um modo de falar) pois então ele não mais é ele, como se conhece, mas alguém com o poder que é o mestre do universo.
Autodomínio implica autoconhecimento e autossuficiência; e nada do mundo é autossuficiente, exceto aquele eu ou natureza que tem raízes numa condição de amor e daí floresce."

(N. Sri Ram - O Interesse Humano - Ed. Teosófica, Brasília, 2015 - p. 78/79)

segunda-feira, 4 de abril de 2016

CURSO: A VOZ E O DESPERTAR DO SER


VIVA NO ETERNO


"107 - Quando os objetos são agradáveis, eles nos tornam felizes; no caso contrário, infelizes. A felicidade e infelicidade não atingem Atman que está sempre em eterna bem-aventurança.
COMENTÁRIO - O eu inferior (ahamkãra) sente a felicidade ou infelicidade procedentes dos objetos dos sentidos. Já Atman está acima do dualismo e vive para sempre mergulhado em uma extrema bem-aventurança. Num dos antigos Upanishads há um trecho onde está dito: 'Há uma paz que ultrapassa o entendimento humano, mora no coração daqueles que vivem no Eterno'.
Procurai por um instante que seja sentir um pouco dessa paz! E tudo será diferente."

(Viveka-Chudamani - A Joia Suprema da Sabedoria - Comentário de Murillo N. de Azevedo - Ed. Teosófica, 2011 - p. 50/51)

domingo, 3 de abril de 2016

QUEM É O SER?


“Um tolo adubava com todo desvelo sua plantação de joio e deixava o trigal morrer, sufocado. Embora nos tenhamos por inteligentes, nós o imitamos. O Ser que somos é o trigal sufocado. O joio é o euzinho parasita, tirânico, vaidoso, reivindicante, ciumento, apegado, rixento, medroso, conflitado…
O qual, com todo o desvelo e diligência, cultivamos.
Enquanto cresce o eu que penso ser, o Ser que realmente Eu Sou não tem como se manifestar.”

(Hermógenes, Viver em Deus, Editora Nova Era, pg87)

sábado, 2 de abril de 2016

BUSCA ESPIRITUAL


“De importância central à busca espiritual é a pergunta ‘Quem sou eu?’ Perguntar isto é abrir-se ao mistério de nosso próprio ser - com todas as suas confusões e pretensões bem como aspirações e possibilidades. Estar desperto para isto agora é estar presente na criação deste momento. Quando eu não estou questionando a mim mesmo, não existo, exceto como memória em um tempo inconsciente.”

(Ravi Ravindra, Sussurros da Outra Margem, Editora Teosófica, pg.13)

sexta-feira, 1 de abril de 2016

SERVINDO A UM PROPÓSITO SUPERIOR


“Assim como somos, estamos incapazes de ver ou ouvir ou compreender a realidade superior, pois vivemos em um estado de autopreocupação. Se reconhecemos nossa situação, podemos começar a estar abertos ao que é. Temos que nos preparar para ver e para ouvir e para estarmos prontos quando formos chamados. Podemos fazer a vontade divina quando não fazemos a nossa própria vontade. Temos um reto ordenamento dentro de nós mesmos quando podemos dizer como São Paulo: ‘Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim’."

(Ravi Ravindra - Sussurros da Outra Margem - Ed. Teosófica, Brasília - p.37/38)