quinta-feira, 31 de março de 2016

CURSO: CULINÁRIA VITALIZANTE


PERDOAR


"Enquanto não nos firmamos na virtude do perdão, não alcançaremos pureza de coração que nos propicia a visão de Deus. A prática do perdão é, pois, de importância fundamental para o aspirante à espiritualidade. (...) Por que é difícil para a maioria de nós seguir o ensinamento do perdão? Porque quando alguém nutre inimizade por nós reagimos, sentindo-nos feridos. E o que fica mais ferido? O ego. O perdão talvez seja a maior de todas as virtudes, pois, se podemos perdoar realmente aos homens os seus abusos, colocamo-nos acima do ego, que nos impede a visão de Deus."

(Swami Prabhavananda - O Sermão da Montanha Segundo o Vedanta - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 105/106)

quarta-feira, 30 de março de 2016

CURSO: NÍVEL AVANÇADO DE NUMEROLGIA


O SILÊNCIO E A VERDADE INTERIOR


“A riqueza, a beleza e o manancial inexplorado existente dentro de cada ser vivo precisam ser despertados. Urge que despertemos o que existe de vivo dentro de nós e que nunca tivemos tempo de explorar. O mundo mais do que nunca precisa do ser humano com toda a sua força e potencial, para que sejam realizadas as mudanças necessárias. Segundo Krishnamurti (1964), a sociedade que habita esse mundo está caótica e decadente, em completa desarmonia, irmão lutando contra irmão e crianças sendo educadas para se adaptar a um sistema que se move a duras penas, sem nenhuma substância, sem a luz da vida."

(Antonio Monteiro dos Santos - O Silêncio e a verdade interior - Revista Sophia, Ano 12, nº 52 - p. 20)

terça-feira, 29 de março de 2016

ASANGA


"Em muitos de seus versículos, a Gita alerta o aspirante ao yoga, o candidato à saúde e à integração psicossomática, que não se deixe dominar pelos objetos dos sentidos. Quem vive a gratificar os sentidos, cada vez mais, vai se tornando escravo do prazer e do desejo de maior prazer. Não pode haver libertação para aquele que se deixa dominar pela sede dos sentidos (indriyas), pela sensualidade. Quem aspira à conquista da mente, tem de manter-se alerta, a fim de não cair vítima da obsessão sensual. A psicologia e a higiene mental do Ocidente também recomendam que não se deve atender à sede de sensualidade, e mostram não ser sadio gratificar os sentidos.”

(Hermógenes - Yoga para Nervosos - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 2004 - p. 195/196)

segunda-feira, 28 de março de 2016

CURSO: INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA

EVOLUÇÃO


"De uma força à outra força, da beleza e perfeição de um plano para maior beleza e perfeição de outro, com acesso a uma nova glória, a um novo conhecimento e poder em cada ciclo - tal é o destino de todo Ego, que assim se torna seu próprio Salvador em cada mundo e encarnação”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Editora Teosófica, p. 139)

domingo, 27 de março de 2016

CURSO: NÍVEL AVANÇADO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA


INTERPRETAÇÃO DE MAPA NUMEROLÓGICO


POTENCIAIS INFINITOS


"(...) É a nossa percepção espiritual consciente de quem somos, individual e coletivamente, que determina a consciência da matriz divina e, portanto, a qualidade de nossas vidas individual e coletiva. (...)
Não somos testemunhas passivas sendo manipuladas. Seres humanos espiritualmente criteriosos e conscientemente perceptivos veem a si mesmos e ao mundo como são: uma unidade, a unidade de todas as coisas. Uma visão de mundo é suplantada por outra. Uma visão de mundo morre para que outra nasça e cresça. Como indivíduos e como consciência coletiva, temos diante de nós possibilidades e potenciais infinitos para determinar a qualidade do campo que no final das contas moldará nosso amanhã. Portanto, sejamos todos o que queremos ver no mundo."

(Julie Jeffrey - A matriz holográfica - Revista Sophia, Ano 10, nº 38 - p. 9)

sábado, 26 de março de 2016

TERESA DE ÁVILA - UMA SANTA PARA A NOVA ERA



"Teresa de Ávila que viveu entre 1515 e 1582, é uma santa da Nova Era porque experimentou, até um limite extraordinário, a divindade da alma. Sua mensagem é que Deus está em nós, e pode ser ouvido quando meditamos ou oramos. Seus livros ainda são usados em cursos universitários sobre literatura espanhola do século XVI, pela beleza de suas expressões e a visão que oferecem da vida naquela época. Mas eles são, acima de tudo, um tesouro da literatura universal pelas surpreendentes afirmações sobre a vida mística.”

(Sylvia Simpson Genske - Teresa de Ávila: uma santa para a Nova Era - Revista Sophia, Ano 2, nº 7 - p.21)

sexta-feira, 25 de março de 2016

UMA POSTURA POSITIVA


“Tudo o que divide é contrário à lei da compaixão e da fraternidade universal. A seu próprio modo, as pessoas chegarão à verdade sobre todas as coisas no tempo devido; ninguém pode ser convertido à força. Somente a luz no interior de cada pessoa pode iluminar sua trajetória. Por isso, a compaixão não pode ser reservada apenas àqueles que acreditamos serem bons. Ela deve ser universal, não uma questão de escolha. Quando se dá prioridade à fraternidade universal e a compreender as outras pessoas, podemos testemunhar um progresso verdadeiro." 

(Radha Burnier - O cotidiano e o nirvana - Revista Sophia, Ano 2, nº 8 - p. 7)

quinta-feira, 24 de março de 2016

SOMOS UM


“O homem é um indivíduo, mas também parte de um todo vivo, um ser palpitante, radiante, cujas influências para o bem ou para o mal devem ser despejadas nas vidas de outros e as destes recebidas na sua. Ele não pode evoluir exceto em relação com seus semelhantes.”

(N. Sri Ram, Pensamentos, Editora Teosófica, pg. 63)

quarta-feira, 23 de março de 2016

CURSO - NUMEROLOGIA AVANÇADO


O PRINCÍPIO DE CORRESPONDÊNCIA



‘O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.’ (O Caibalion)

"Este princípio contém a verdade que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência e da Vida. O velho axioma hermético diz que estas palavras: ‘O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.’ A compreensão deste princípio dá ao homem os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da Natureza. Existem planos fora dos nossos conhecimentos, mas quando lhes aplicamos o Princípio da correspondência chegamos a compreender muita coisa que de outro modo nos seria impossível compreender. Este Princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual: é uma lei universal.”

(Três Iniciados - O Caibalion: estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia – Ed. Pensamento, São Paulo, 2006 - p. 21/22)

terça-feira, 22 de março de 2016

A LIBERTAÇÃO DOS APEGOS


“Devido ao fato de que quando não há liberdade interna os outros valores absolutos não podem florescer, no oriente, a libertação espiritual é considerada o objetivo fundamental da existência humana. A liberdade, como a felicidade, é buscada instintivamente pela vida confinada em quaisquer formas, o que indica que a liberdade é inerente à própria natureza do ser humano. Quando está livre do apego às coisas finitas, a consciência recupera seu estado natural e original.”

(Radha Burnier - O Caminho do Autoconhecimento – Ed.Teosófica, 2ª Edição, p. 113/114)

segunda-feira, 21 de março de 2016

VOZ INTERNA


“A identidade da nossa origem física não apela aos nossos mais elevados e profundos sentimentos. A matéria despojada de sua alma e espírito, ou sua divina essência, não pode falar ao coração humano. Mas a identidade da alma e do espírito do homem real, imortal, como a Teosofia nos ensina, uma vez provada e profundamente enraizada em nossos corações, nos levaria longe no caminho da caridade verdadeira e da boa vontade fraternal.”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Editora Teosófica, pg. 88)

domingo, 20 de março de 2016

A REFLEXÃO NOS TORNA HUMANOS



"Em Viveka-Chudamani (Viveka Chudamani – A Joia Suprema da Sabedoria, Editora Teosófica, 1991) de Sankaracharya, é dito que nascer como ser humano é um extraordinário privilégio. Inumeráveis encarnações devem ter passado em vários tipos de corpos, em diferentes níveis de evolução, antes do nascimento do reino humano.
Para nós parece terrível que isso leve tantas eras no tempo, mas o tempo não é problema para as criaturas fora do reino humano. Elas vivem e morrem naturalmente sem se preocuparem com o tempo. Mas no estágio humano, um novo tipo de energia é necessário para fazer o progresso interno.”

(Radha Burnier - A Reflexão nos Torna Humanos - Revista Theosophia, pub. da Sociedade Teosófica no Brasil, Ano 95, jan/fev/março 2006 - p.11/12)

sábado, 19 de março de 2016

CURSO: CULINÁRIA VITALIZANTE


MERGULHE A MENTE NA MEDITAÇÃO


"Ao sentar-se para meditar, esqueça tudo o mais. Treine-se de tal maneira que, ao chegar a hora da meditação, nada possa distraí-lo. A habilidade de concentrar-se com tal profundidade surge com a meditação regular. Em nossas comunidades religiosas, ninguém pode dispensar os períodos de meditação diária; a presença regular é uma regra essencial. E a razão é esta: a menos que o devoto consiga seguir essa exigência simples, não terá a autodisciplina necessária para atingir seu objetivo divino.”

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 73/74)

sexta-feira, 18 de março de 2016

CURSO: INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA


QUAL O NOSSO DEVER?


"Um amigo meu não gostava do Bhagavad-Gita porque dizia ser pacifista! É claro que todos compreendemos que a história do Kurukshetra não deve ser aceita literalmente para justificar a guerra, mas simbolicamente, no sentido de que dita ‘guerra’ não é contra nossos parentes, nossos amigos, nossos instrutores ou quaisquer outras pessoas, ou mesmo contra nossos inimigos, se tivermos algum, mas contra as tolas e destrutivas tendências que cultivamos. Todos nós, cedo ou tarde, iremos encarar nosso Kurukshetra!”


(Mary Anderson - Qual é nosso Dever - Revista Theosophia – Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil, Ano 95, jan/fev/março 2006 - p.22)

quinta-feira, 17 de março de 2016

SÁBADOS COM OTÁVIO MARCHESINI - OS DOIS CAMINHOS


CLAREZA ESPIRITUAL


“Devemos notar que a condição de desconhecimento não é um estado de inércia. A consciência de não conhecer surge no despertar de todo o conhecimento que a mente adquiriu. A mente que sabe o que é explicado, mas não é ciente daquilo que permaneceu inexplicável, é uma mente ignorante. Em tal mente surge a vaidade do falso conhecimento. Uma vez que aquilo que é explicado não pode jogar luz naquilo que permaneceu não-explicado, o homem de dito conhecimento é destituído de verdadeiro conhecimento.(...)”

(Rohit Mehta - O chamado dos Upanixades - Ed. Teosófica, Brasília, 2003 - p. 40)


quarta-feira, 16 de março de 2016

PROCURE PRIMEIRO O REINO DE DEUS


"Tanto o céu quanto a Terra estão dentro de nós. Quando as pessoas dizem ‘isto é divino’, elas querem dizer que aquilo que experienciam é agradável, que sentem um bem-estar fora do comum. Esta experiência é um estado de consciência, para todas as experiências subjetivas. Quer sejam de felicidade e paz ou de medo e dor, elas estão na consciência. Um campo de flores maravilhoso poderia ser bem descrito como ‘algo divino’, embora esteja mesmo é na Terra. A divinização é a experiência da consciência. E deste modo ‘céu’ é um estado interno de ser, e não um local em outro plano ou região.”

(Radha Burnier - Procure primeiro o reino de Deus - Revista Sophia, Ano 1, nº 1 – Pub. da Ed. Teosófica, Brasília - p. 12)

terça-feira, 15 de março de 2016

O CAMINHO DA DEVOÇÃO

"No caminho da devoção, o reto conhecimento não pode ser ignorado. O reto conhecimento é necessário para que se possa servir bem ao mundo. O reto conhecimento é necessário porque a união precisa ser o objetivo, embora uma união algo diferente da que é conquistada pelo conhecimento comum. Se o reto conhecimento estiver ausente, então, até mesmo o amor poderá perder-se em seu desejo de servir e poderá ferir onde poderia ajudar. Não devemos ter a devoção separada do conhecimento, pois ele é necessário ao serviço perfeito, e este serviço perfeito constitui a essência da vida do devoto. (...)”

(Annie Besant - A Vida Espiritual – Ed. Teosófica, Brasília, 1992 - p. 59/60)

segunda-feira, 14 de março de 2016

USANDO TODA NOSSA NATUREZA



“Cada aspecto de nossa natureza, tanto o bem quanto o mal, é exigido para a tarefa à nossa frente. Tal como o redirecionamento de energia, todos os elementos dentro de nós devem ser transformados. Tanto os vícios quanto as virtudes, dizem-nos, são ‘passos (que) compõem a escada’ por meio da qual ascendemos ao mais elevado. Como diz o comentário: ‘Toda a natureza do homem deve ser usada sabiamente por aquele que deseja entrar no caminho’.”

(Joy Mills - Buscai o caminho - Revista Theosophia, Ano 100, Julho/Agosto/Setembro de 2011 - Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - p. 46/47).

domingo, 13 de março de 2016

A VERDADE A SERVIÇO DA VIDA


"A religião é um dedo que aponta para o eterno; entretanto, nós passamos a vida agarrados a esse dedo, quase não nos permitindo olhar para aquilo que ele tenta nos mostrar.
A religião fala sobre a música do universo, mas a verdade nos faz dançar com ela. A religião fala sobre a importância da compaixão, mas é a verdade que habita no ponto mais profundo do coração humano, que resgata em nós o respeito e o encantamento ante a beleza e a grandeza do ser. A religião dita regras de conduta, mas é a verdade que nos arrebata para a grandiosidade da experiência humana.”

(Miriam Morata Novaes - A Verdade a serviço da Vida - Revista Sophia, Ano 2, nº 6 - p. 16)

sábado, 12 de março de 2016

POTENCIAIS INFINITOS

"Somos todos partes da mesma substância, todos conectados, inter-relacionados e interdependentes, porque somos todos um. O que afeta um, afeta todos. Portanto, cada um de nós tem um papel crucial a representar. É o modo como representamos esse papel que determina os resultados individuais e coletivos, pois aquilo que expressamos se reflete de volta para nós. "
(Julie Jeffrey - A matriz holográfica - Revista Sophia, Ano 10, nº 38 - p. 9)

sexta-feira, 11 de março de 2016

NATUREZA DA ALMA

Devido a sua natureza complexa, a alma pode descer e aliar-se tão intimamente à natureza corpórea que não permita à vida superior exercer qualquer influência moral sobre ela. Por outro lado, ela pode unir-se tão intrinsicamente ao Nous ou Espírito a ponto de partilhar de sua potência - caso em que seu veículo, o homem físico, parecerá um Deus mesmo durante sua vida terrestre.”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Editora Teosófica, pg. 76)

quinta-feira, 10 de março de 2016


A IMUNIZAÇÃO DO EU PELA LUTA COM O EGO


"O homem liberto pode lidar com todas as coisas do mundo do comércio, da indústria, da política, da ciência, da arte, da técnica, pode abraçar qualquer profissão honesta, sem se identificar interiormente com nenhuma delas, com objeto algum. Ele pode ter qualquer objeto - não pode ser nenhum deles. Não é escravo inglório nem tímido desertor de coisa alguma - é glorioso vencedor de tudo quanto possui, sem ser possuído de creatura alguma. 
O escopo de toda a verdadeira filosofia é realizar o homem integral, o homem liberto tanto da escravidão dos objetos como também do temor desses objetos. Escravidão e temor revelam falta de libertação. Onde há libertação não há escravidão nem temor de coisa alguma, porque o homem liberto é senhor de tudo, pela onipotência do seu divino Eu plenamente conhecido e realizado." 
(Huberto Rohden - Setas para o Infinito - Ed. Martin Claret, São Paulo - p. 35/36)

quarta-feira, 9 de março de 2016

VIVER SEM MEDO


"Em todo fracasso e perda há uma semente de crescimento. Em toda morte e destruição há renovação. Todo evento, favorável ou adverso, é um elemento que ajuda a gerar o homem perfeito. O reconhecimento desse fato é um antídoto que dissolve o medo em quase todas as suas formas. 
Mas esse reconhecimento não pode ser teórico; deve estar fundamentado no sólido insight que remove a dúvida quanto à sabedoria do processo cósmico. Supera-se o medo através do estudo, meditação e compreensão intuitiva. O ser humano que não sofre mais desse mal, e manifesta ao mesmo tempo a qualidade da compaixão, ajuda a trazer paz duradoura à humanidade, tanto individual quanto socialmente."
(Vicente Hao Chin Jr. - Revista Sophia nº 42 - Ed. Teosófica, Brasília - p. 08/09)

terça-feira, 8 de março de 2016

OFEREÇA A DEUS AS TUAS AÇÕES


"Pratique todas suas ações como oferendas a Deus. Não classifique algumas como "ação minha" e outras como "ação d'Ele". Toda ação é d'Ele. Ele inspira. Ele ajuda. Ele executa. Ele desfruta. Ele sente agrado. Ele semeia e ceifa. Somente Ele existe, pois toda esta multiplicidade nada é senão Ele mesmo, vislumbrado no espelho da Natureza. Tudo que existe é para o atingimento do Supremo. Tudo deve ser utilizado para alcançar tão elevado propósito. Nenhuma coisa deve ser usada como si mesma e para si mesma. Para os devotos de Sai (Sai Bhakthas), só este caminho de viver é apropriado. Objetos (padartham), não. Objetivos (parartham), sim. E o objetivo é realizar a Realidade, isto é, Atma, Deus!"

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 36/37)

segunda-feira, 7 de março de 2016

PALESTRA - ASTROLOGIA


O PODER CURATIVO DE DEUS


"Quando uma pessoa está alegre interiormente, ela atrai o auxílio do inexaurível poder de Deus. Quero dizer: uma alegria sincera, não a que você exibe exteriormente sem senti-la interiormente. Quando sua alegria for sincera, você será um milionário de sorrisos. Um sorriso genuíno distribui a energia cósmica, prana, a todas as células do corpo. O homem feliz é menos sujeito a doenças, pois a felicidade de fato atrai para o corpo um maior suprimento da universal energia vital. 
No cofre da mente estão todos os grilhões da escravidão bem como as chaves da liberdade.”

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 29/30)

domingo, 6 de março de 2016

CURSO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA PARA O AUTO CONHECIMENTO


Curso de Introdução 2016


A INTOLERÂNCIA É PRODUTO DO RANCOR, DO ÓDIO E DA INVEJA


"Não regue nem alimente a árvore do desejo. A intolerância é produto do rancor, do ódio e da inveja. Faça o possível para impedir a primeira manifestação de raiva. Que ela não sobrevenha estando você desapercebido. O corpo se esquenta, os lábios se contraem, os olhos enrubescem - assim, quando vislumbrar o aviso de que vai ficar zangado, beba um copo de água fria, sorvendo-o lentamente; feche a porta; e deite-se na cama até que o ataque cesse; e depois ria de sua própria tolice. Isto pode parecer difícil, mas pratique-o, por que as consequências de sua rendição à raiva serão tão desastrosas, que você terá de arrepender-se por longo tempo.

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 148)

sábado, 5 de março de 2016

DESEJO, SOFRIMENTO E SABEDORIA


"Muito já ouvi que o caminho espiritual é árduo, íngreme, cheio de provações, e por isso precisamos estar preparados. Um dos motivos dessas aflições é que o karma "acelera", pois precisamos quitar nossas dívidas antes de atingir uma condição espiritual superior. Precisamos desenvolver virtudes para atingir essa condição, daí a necessidade de nos capacitarmos para enfrentar obstáculos. 
Entendo o caminho espiritual como um meio para aprender a viver e crescer na condição de ser humano, buscando, de forma altruísta, um sentido para a existência e o despertar do divino que existe em cada um. Por experiência própria concordo que "o karma acelera", pois ficamos mais conscientes; assim, os efeitos de nossos atos chegam mais rápido, e colhemos mais rapidamente os amargos frutos dos maus plantios. Porém, para o bom aprendiz, o sofrimento acaba diminuindo, e muito.”

(Cristiane Szynwelski - Revista Sophia nº 40 - Ed. Teosófica, Brasília - p. 13/14)

sexta-feira, 4 de março de 2016

PLANTE BONS HÁBITOS E COLHA RESULTADOS COMPENSADORES


“Se semear gentileza, você colherá gentileza. Se, porém, você for amável com alguém durante anos e ele nada lhe deu exceto dissabores, lembre-se de que em prévias existências você plantou sementes de descortesia que agora estão trazendo seus justos frutos. Você precisa ter paciência; espere que as sementes que lançou agora produzam frutos na estação certa. Você não pode plantar uma semente hoje e obter uma árvore cheia de frutas amanhã. No devido tempo, a semente produzirá uma árvore. Plante bons hábito hoje, espalhe bondade hoje, neste mundo: em seu próprio tempo, produzirão resultados compensadores. Se o fruto que você está colhendo hoje é azedo, não se lamente por isso, nem sinta pena de si próprio. Você mesmo plantou as sementes que estão produzindo essa fruta amarga. Aceite a situação como homem, por assim dizer. Levante-se e aceite o dissabor com coragem e paciência. Aceite-o com fé em Deus."

(Sri Daya Mata – Só o Amor – Self-Realization Fellowship - p. 35

quinta-feira, 3 de março de 2016

O CAMINHO DA TOLERÂNCIA


" (...) Os homens que gostariam que houvesse apenas uma religião, uma filosofia e uma visão de vida são como cegos que exigissem que não houvesse cores no mundo. O sol da verdade brilha sobre as mentes diferentemente constituídas dos homens, dando a cada uma delas o que precisa para sua nutrição, e as porções não usadas estão sempre fluindo de volta, como cores aos olhos dos outros. A não ser que você queira um universo sem cores na matéria e no pensamento, por que não se alegra com as diferenças de constituições que pintam o mundo mental e material com matizes inumeráveis? Assim, olhando para todas as diferentes visões à nossa volta, vemos o valor de sua variedade na riqueza e na beleza de nossas visões da verdade.”

(Annie Besant - Revista Sophia nº 43 - Ed. Teosófica, Brasília - p. 06/07)

quarta-feira, 2 de março de 2016

CURSO - INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA


O DESCORTINO QUE LEVANTA O VÉU DA NATUREZA


“Paramahansa Yogananda ensinava-nos a apreciar até um grão de areia – nem dois grãos são iguais – e a observar as flores, as árvores, e a admirar as belezas nelas. Com ele aprendemos a ter na mais alta consideração todas as criações de Deus, vendo o seu Criador por trás das formas materiais. Quando a pessoa aprende a viver nesse espírito, vê as belezas da natureza até aqui ocultas – enxerga a caligrafia de Deus através do vasto céu azul. Esse descortino, que levanta os véus da natureza para revelar Deus, decorre da contínua prática da presença de Deus. Tudo na vida, as multidões, os muitos, podem ser em última instância reduzidos a Um. Deus é o grande Denominador Comum de toda a criação, de toda a humanidade. Conserve-O sempre em seus pensamentos, não importa o que esteja fazendo. Esse é o significado da karma yoga, assim como da bhakti yoga."

(Sri Daya Mata – Só o Amor – Self-Realization Fellowship - p. 117/118)

terça-feira, 1 de março de 2016

BUDISMO COM OTÁVIO MARCHESINI - CHACARANANDA ASHRAM


PROVAÇÃO - PREOCUPAÇÕES


"Análogas perturbações se produzem frequentemente no corpo mental, e seus efeitos são igualmente desastrosos. Quem se preocupa demasiado com um problema e o remói repetidamente sem conseguir resolvê-lo, provoca uma espécie de tormenta em seu corpo mental. Mas a palavra "tormenta" só dá uma ideia muito vaga da realidade do fato, porque são extremamente sutis as vibrações no plano mental; o mais apropriado símile seria compará-las a uma chaga ocasionada pelo fricção. Às vezes deparamos com polemistas que discutem acerca de tudo, e que aparentemente se apaixona tanto, que raramente se atêm ao aspecto do problema que lhes interessa. Uma pessoa desse tipo mantém seu corpo mental numa condição de perpétua inflamação, e toda inflamação está sujeita, à mais leve provocação, a converter-se numa chaga aberta. Em casos desses, não há nenhuma esperança de progresso oculto enquanto o indivíduo não sanar com o equilíbrio mental e o senso comum a mórbida condição.”

(C. W. Leadbeater - Os Mestres e a Senda - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 92)