domingo, 31 de janeiro de 2016

ALTRUÍSMO


“(...) o altruísmo é uma parte integrante do autodesenvolvimento. Mas temos que discernir. Um homem não tem o direito de deixar-se morrer de fome para que outro homem tenha alimento, a menos que a vida daquele homem seja obviamente mais útil para a maioria do que a sua própria vida. Mas é seu dever sacrificar seu próprio conforto, e trabalhar para os outros, se estes forem incapazes e trabalhar por si mesmos.”

(Blavatsky, A Chave para a Teosofia, pg. 209)

sábado, 30 de janeiro de 2016

CURSO DE INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TEOSÓFICO


DIRECIONAMENTO


“Quem aprender a bem-cuidar de todo seu ser viverá mais e muito melhor. Todos temos o dever e o direito de envelhecer com saúde, tranquilidade, vigor, autoconfiança, alegria, criatividade, independência, amor, destemor… Para tanto, basta assumir uma nova forma de ver, sentir, de falar, de nutrir-se, de pensar, de se relacionar com o mundo, de bem se expressar em palavras e ações… e, acima de tudo, mover-se sempre atraído pelo cume da montanha.”
(Hermógenes,Ânimo de Viver, pg.148)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016


LEI DA CICLICIDADE


"De acordo com a Teosofia, o universo e tudo o que nela existe, seja grande ou pequeno, é cíclico. Todas as coisas têm uma fase de manifestação voltada para fora, seguida de uma fase voltada para dentro, de silêncio e escuridão, como no dia e na noite, no estado de vigília e de sono, no florescer das plantas e na germinação das sementes. O ciclo natural na senda espiritual é uma alternância entre o alimento interior fornecido pela meditação, o estudo, e a ação voltada para fora, através do serviço.”

(Shirley Nicholson - A Vivência da Espiritualidade - Ed. Teosófica, Brasília, 1996 - p. 90/91)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O AGORA



“O Agora é como é porque não pode ser de outro jeito. Os budistas sempre souberam e os cientistas hoje confirmam: não existem coisas ou fatos isolados. Por baixo da aparência superficial, todas as coisas estão ligadas, todas fazem parte da totalidade do cosmos que deu origem à forma do momento presente.”

(Eckhart Toole - O Poder do Silêncio - Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2010 - p. 33/34)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

EVOLUÇÃO

“A civilização sempre desenvolveu o físico e o intelectual à custa do psíquico e do espiritual. O domínio e a orientação sobre a natureza psíquica, que os tolos agora associam ao sobrenatural, eram inatos e congênitos à primitiva humanidade, e surgiram no homem tão naturalmente quanto o caminhar e o pensar.”
(H. P. Blavatsky, A Doutrina Secreta II)

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

REFLEXÕES


“A felicidade do homem ocidental não pode ser conseguida pela diminuição das suas atividades externas, intermitentes – mas sim pela intensificação da consciência da sua unidade interna, permanente.
Somos infelizes porque, de tão dispersos que andamos pelas periferias múltiplas do mundo de fora, deixamos de saborear a repousante convergência para o nosso centro de dentro, a realidade do nosso verdadeiro EU.”

(Huberto Rohden – O Caminho da Felicidade – Ed. Alvorada, São Paulo, 1982 – p. 92/93)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SOZINHOS COM DEUS


“Nós precisamos do silêncio para estar sozinhos com Deus, para falar com ele, para ouvir e para ponderar as Suas palavras profundamente em nossos corações. Nós necessitamos estar a sós com Deus, em silêncio, para sermos renovados e transformados. O silêncio nos dá uma nova visão da vida. Nele somos preenchidos com a graça do próprio Deus, que nos faz realizar todas as coisas com alegria. “

(Madre Teresa de Calcutá – Tudo Começa Com a Prece – Ed. Teosófica, Brasília, 2008 – p. 26)

domingo, 24 de janeiro de 2016

CURSO DE INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TEOSÓFICO


SABEDORIA



“Crer na imortalidade é necessário, nas não é suficiente. A crença é o princípio, mas a sapiência é o fim dessa certeza. Sapiência quer dizer experiência racional, espiritual, intuitiva. A crença é da vontade, a ciência é do intelecto – a sapiência é da razão, ou do espírito. ”

(Huberto Rohden – O Caminho da Felicidade – Ed. Alvorada, São Paulo, 1982 – p. 66)

sábado, 23 de janeiro de 2016

CURSO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA


DISCIPLINA NO CAMINHO ESPIRITUAL


“A obrigação maior e a ioga suprema do ser humano é seguir o caminho da simplicidade, da verdade e do amor e ser exemplo deles. A aplicação é a característica deste caminho, a preguiça é a morte na Terra. Somente através do trabalho podemos conseguir uma vitória sobre o carma, a lei da causa e efeito. Todos devem se empenhar para realizar suas obrigações da melhor maneira possível, sem se desviar delas. ”

(Eu Sou Você – Mensagem de Babaji, o Mestre do Himalaia)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CARÁTER


“A grandeza de qualquer indivíduo depende da reforma de seu caráter. Não depende do poder, do dinheiro que tem e da posição que ocupa. Assim, você deve primordialmente promover em si as boas qualidades e a virtude.”

(Sathya Sai Baba – Sadhana – O Caminho Interior – Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1989 – p. 165)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

AQUIETANDO-SE NATURALMENTE


"A mente aquieta-se quando o foco de sua atenção passa do pessoal para o impessoal, do trivial e superficial para o real e significativo. O estado de quietude torna-se natural quando pensamos em termos da natureza universal da experiência – dor, alegria, luta e assim por diante -, porque o foco muda. Helena Blavatsky aconselhou aos estudantes de espiritualidade a se demorarem nas verdades universais. À medida que o foco muda, o interesse também muda.”

(Radha Burnier – Revista Sophia, nº 33 – p. 41)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA VONTADE


"A vontade é o fator de suprema importância em todo trabalho oculto de crescimento espiritual. O poder criador mágico de ‘Kriyashakti’ é a força de ‘concentração do pensamento e da vontade’. Força de vontade não somente significa a habilidade de escolher, mas também a de permanecer no caminho escolhido, de perseverar.”

(Clara M. Codd - A Técnica da Vida Espiritual -Editora Teosófica)

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

UMA ABORDAGEM UNIVERSAL DA ESPIRITUALIDADE


"A melhor abordagem da espiritualidade independe de denominações, e, portanto, é universal, como a ciência. Assim como não existe uma ciência indiana ou americana, existe apenas uma mente religiosa: a que alcançou o amor, a compaixão, a paz, a harmonia. Não é uma mente hindu, cristã nem budista.
A mente verdadeiramente religiosa está em busca da verdade, que ela encara como desconhecida. A ciência também encara a verdade como o desconhecido, e continuamente purifica seus modelos na tentativa de se aproximar dela. É a nossa ilusão que nos divide em diferentes comunidades religiosas. As diferentes religiões institucionalizadas são subprodutos históricos da busca espiritual do homem e precisam ser distinguidas da busca em si.”

(Padmanabhan Krishna - Ciência e espiritualidade - Revista Sophia,, nº 5 - p. 19)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

COMUNICAÇÃO COM DEUS


"O conhecimento sobre meditação está ligado à tradição oriental, mas a cultura ocidental e o Cristianismo também têm ensinamentos sobre o assunto. A própria oração pode ser uma prática meditativa; basta que seja realizada com esse propósito. Santo Inácio de Loyola, padre jesuíta que viveu no século XVI, escreveu um extenso manual sobre esse tema, que hoje se tornou uma referência para os cristãos que praticam a meditação.”

(Jamila Gontijo - Meditação, o caminho do autoconhecimento - Revista Sophia, nº 3 - p. 07)

domingo, 17 de janeiro de 2016

COMPREENDENDO O OUTRO


“A compreensão da mente dos outros não precisa tornar-nos menos capazes de tomar nossas próprias decisões. Nem uma admissão da verdade do ponto de vista da outra pessoa enfraquece a validade do nosso. Tolerância jamais deve significar indiferença ao que é errado, e sim a compreensão de sua causa. O que é preciso é sentir com a pessoa por trás do ponto de vista; se fizermos isso poderemos viver plena e alegremente, permitindo que os outros discordem de nós, não nos importando pelo fato de serem diferentes. Aliviamos a pressão sobre nós mesmos quando deixamos os outros viverem.”

(N. Sri Ram, O Interesse Humano, Editora Teosófica, pg. 16)

sábado, 16 de janeiro de 2016

CURSO DE FORMAÇÃO PARA TERAPEUTA FLORAL


CURSO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA PARA O AUTO CONHECIMENTO


NOSSOS TESOUROS


“O homem sabe que levará consigo tudo quanto fez, que de vida para vida levará os tesouros que tiver acumulado, que, se encontrar uma deficiência e só parcialmente puder repará-la, ainda assim ela se conservará reparada até aquele ponto, até aquela parte do trabalho feito. Se adquiriu para si um poder, esse poder é seu para sempre, uma parte da Alma que jamais será retirada, que está tecida na textura da individualidade, para nunca mais tornar a separar-se dela.” 

(Annie Besant – Do Recinto Externo ao Santuário Interno – Ed. Pensamento, São Paulo, 1995 – p. 62)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

CURSO: INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA


CURSO DE INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TEOSÓFICO


CURSO AVANÇADO DE NUMEROLOGIA CÁRMICA


REALIZAÇÕES VALIOSAS


“As únicas realizações valiosas não são as que ocorrem no mundo exterior, mas as vitórias que obtemos sobre nós mesmos. Ergamos interiormente moradas de belas qualidades, em vales de humildade onde possamos recolher as chuvas da misericórdia divina e da estima de outras pessoas.
A graça de Deus pode fertilizar o mais árido dos corações, transformando seu deserto cinzento num jardim verdejante de paz e felicidade interiores.”

(Paramhansa Yogananda – A Sabedoria de Yogananda, Como Ser Feliz o Tempo Todo – Ed. Pensamento, São Paulo, 2008 – p. 50/51)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

CURSO: INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA


A DOR


“Temer a dor é covardia.
Tentar fugir, tolice.
Fazê-la nos outros, sadismo.
Alimentá-la em si mesmo, masoquismo.
Revoltar-se, imprudência.
Compreendê-la, amaciá-la em aceitação é sabedoria, fortaleza, redenção. ”

(Hermógenes – Mergulho na paz – Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 2005 – p. 115/116)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

FELICIDADE


“A espécie correta de felicidade está contida em nossa mente e dentro de nossos próprios pensamentos. Sem o uso apropriado de nossa inteligência, sem que desenvolvamos desapego a nosso corpo, e sem fé no Divino, não vamos poder colher o doce fruto de nosso agir. A menos que limpe sua mente e se negue os prazeres sensoriais, não terá o apetecível fruto de suas ações, mesmo que continue a rogar a Deus por Suas bênçãos.”

(Sathya Sai Baba – Sadhana – O Caminho Interior – Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1989 – p. 49/50)

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CURSO: NUMEROLOGIA CÁRMICA


PONTO DE VISTA


“A experiência de cada um de nós deve ter-nos ensinado que nosso crescimento sempre foi acompanhado pela mudança; que, à medida que galgávamos o lado da montanha, nossas visões mudavam e se alteravam. Sendo assim, não há razão para supor que devamos aferrar-nos aos nossos pontos de vista atuais com uma lealdade que poderia ser dedicada a uma causa melhor. Afinal, para a maioria das questões há dois lados ou mais; vivemos num mundo multidimensional, embora vejamos apenas um pouco de cada vez.”

(N. Sri Ram, O Interesse Humano, Editora Teosófica, pg. 14)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CURSO: FORMAÇÃO PARA TERAPEUTA FLORAL


CURSO DE INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TEOSÓFICO


TREINANDO O DESAPEGO

"Uma maneira de cultivar o desapego é adotar a atitude de ‘nada é meu’, mas tudo me foi ‘emprestado’. Isso se aplica às nossas posses, crenças, atitudes, emoções e aos nossos relacionamentos. Todos estes são condições temporárias originárias de circunstâncias transitórias. Não são nós mesmos. A nossa verdadeira identidade está naquele centro interno de tranquilidade, de observador silencioso, de alma, que é imutável em meio a todas as mudanças da vida. Se pudermos treinar a mente e as emoções para não se apegarem a coisas externas e nem mesmo a estados internos, estaremos libertando a personalidade de todas as identificações com coisas menores e preparando o caminho para que ela se abra às influências da alma. É como vivermos em uma fluida fonte pura de água fresca ao invés de permanecermos atrapalhados com os estagnantes torvelinhos de nossos padrões de hábitos." 

(Shirley Nicholson - A Vivência da Espiritualidade - Ed. Teosófica, Brasília, 1996 - p. 81/82)

domingo, 10 de janeiro de 2016

BHAGAVAD GITA


"O Bhagavad Gita é amplamente aceito como uma das grandes escrituras da humanidade. Ele contém um apelo universal. Trata da reorganização construtiva da vida, e explica como um homem deve cumprir seus afazeres e ao mesmo tempo compreender seu destino espiritual.
A mensagem principal do Bhagavad Gita é simples: uma pessoa deve cumprir suas obrigações. Se não, incorre em erro. A ação é a lei da vida; sem ação é impossível viver.”

(R. K. Langar - Bhagavad Gita - Revista Sophia, Ano 2, nº 5 - Pub. da Ed. Teosófica, Brasília - p. 43)

sábado, 9 de janeiro de 2016

O CONCEITO DO ABSOLUTO


"A natureza do Absoluto é o mais enigmático e também o mais fascinante problema da filosofia e da religião; embora destinado a permanecer para sempre sem solução na filosofia, ele continuará a atrair a atenção dos filósofos de todos os tempos. Por ser a Realidade suprema, denominada ‘Absoluto' ou Parabrahman, o próprio núcleo do nosso ser, bem como a causa e a base do universo do qual fazemos parte, não podemos escapar-lhe, do mesmo modo que nosso sistema solar não pode escapar do sol, em torno do qual gira e de quem tudo recebe, que o conserva vivo e em movimento.”

(I.K. Taimni - O Homem Deus e o Universo - Ed. Pensamento, São Paulo, 1989 - p. 23)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

NIRVANA


"A palavra Nirvana significa, literalmente, extinguir. A extinção de todas as ações do eu pequeno é o caminho para esse grande desconhecido que é o Nirvana. Na terminologia da ioga ele é descrito como o silenciar dos movimentos da mente, pois a mente é a criadora do pequeno eu pessoal. Alcançar o Nirvana não é tornar-se algo, mas eliminar o egoísmo. A filosofia Vedanta assinala que Brahman, ou o verdadeiro Ser, não pode ser encontrado através da busca nem da tentativa de adquirir algo, seja conhecimento ou qualquer outra coisa.”

(Radha Burnier - O Caminho do Autoconhecimento - Ed. Teosófica, 2000 - p. 87/90)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

MORTE


"Um dos resultados práticos mais importantes de uma profunda compreensão da verdade teosófica é a completa mudança que ela necessariamente provoca em nossa atitude com relação à morte. Não podemos calcular a vasta quantidade de dor verdadeiramente desnecessária, de terror e de miséria que a humanidade em conjunto tem sofrido, devido simplesmente à sua ignorância e superstição com respeito a esse assunto chamado morte. Há entre nós uma quantidade enorme de crenças falsas e tolas a esse respeito, que causaram um mal indizível no passado e que estão causando um sofrimento indescritível atualmente; sua erradicação seria um dos maiores benefícios que se poderia oferecer à espécie humana.
Esse benefício é imediatamente conferido pelo conhecimento teosófico àqueles que, por causa de seu estudo de filosofia em vidas passadas, acham-se agora capazes de aceitá-lo. Ele imediatamente retira da morte todo o seu terror e muito da dor, e nos permite vê-la em sua verdadeira proporção, entendendo o seu lugar no esquema da nossa evolução."

(C. W. Leadbeater - Introdução à Teosofia - Ed. Teosófica, Brasília, 2010 - p. 53/54)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A NATUREZA UNIVERSAL DO AMOR


"No sentido universal, o amor é o poder divino de atração, que harmoniza, une e vincula. Seu oposto é a força de repulsão, a energia cósmica que materializa a criação a partir da consciência cósmica de Deus. A repulsão mantém todas as formas em estado manifesto através de maya, o poder da ilusão, que divide, diferencia e desarmoniza. A força de atração do amor contrapõe-se à repulsão cósmica para harmonizar toda a criação e, finalmente, levá-la de volta a Deus. Quem vive em sintonia com a primeira, alcança a harmonia com a natureza e com seus semelhantes, sendo atraído para a reunião beatífica com Deus.”

(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus - Self-Realization Fellowship - p. 05/06)

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A CURA PELA GENTILEZA


“Gentileza não é condescendência. Não sou forçado a ser gentil porque levo vantagem sobre você. Sou gentil porque aquilo que eu sou você pode se tornar. Somos iguais. Esse tipo de gentileza responsabiliza aqueles que esqueceram sua força interior. Deixemos a face de nosso Deus na porta de nossos templos, porque o Cristo, o Maomé, o Buda que conhecemos não são reais; porque na verdade Deus simplesmente não tem um rosto ou um nome. Você consegue olhar para alguém em algum lugar e dizer, em seu coração, 'és Deus?' Se não colocarmos Deus numa caixinha, é mais fácil conhecê-lo. Mas, certamente, será difícil explicá-lo.Se digo que Deus é gentil e encontro alguém zangado, não consigo reconhecer Deus nessa pessoa; então, será difícil ser gentil. Gentileza não significa apenas doar. É mais uma atitude de coração. Se você a possui, as pessoas irão senti-la, porque você se tornará uma presença benevolente. (...)"

(Gina Paraoan - Revista Sophia, Ano 10, nº 40 - Ed. Teosófica, Brasília - p. 37)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PERSEVERANÇA


“Por pouco que vos pareça alcançar psiquicamente nesta existência, lembrai-vos de que o vosso crescimento interior prossegue a todo instante e que para o fim de vossa vida, assim como em vossa próxima existência, vosso mérito acumulado vos trará tudo aquilo a que aspirais.”

(K. H., Meditações - Excertos de Cartas dos Mestres de Sabedoria, Ed. Teosófica)

domingo, 3 de janeiro de 2016

TRANSMUTAÇÃO


“O cachorrinho saiu do mar, Estivera nadando. Saiu e sacudiu-se todo. Seria bom que nós, os homens, aprendêssemos a lição, isto é, a sacudir ressentimentos, ódios, medos, tristezas e todas as formas de impregnação psíquica que andam por aí, por onde andamos.”

(Hermógenes, Ânimo de Viver, Ed. Nova Era, pg. 46)

sábado, 2 de janeiro de 2016

COMPAIXÃO


“Sentir ‘compaixão’ sem que dessa compaixão siga-se um resultado prático adequado não é mostrar-se ‘Altruísta’, mas o oposto. O verdadeiro autodesenvolvimento nas linhas esotéricas é ação.”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Ed. Teosófica, pg. 300)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O CAMINHO DO MEIO


“O Senhor Buda pregou o Caminho do Meio de perfeito equilíbrio na conduta humana. O meio termo foi ensinado na Grécia como o caminho da virtude. Na prática é mais difícil, mas, matematicamente, produz os melhores resultados, porque evita revezes e reações. Geralmente o pêndulo mantém-se balançando e uma reação leva à outra. Quando somos equilibrados, vamos mais longe com um mínimo de energia. Chegar a excessos é mais fácil do que fazer uma pausa no limite da ação perfeita. Chegamos ao excesso porque somos ambiciosos para atingir resultados, ou por avidez de uma sensação que uma atividade particular induz em nós, ou por pura impulsividade, que é uma inclinação inconsciente para prolongar uma sensação existente.”
(N. Sri Ram, O Interesse Humano, Editora Teosófica, pg. 25)