segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SAIBA OCUPAR-SE


“Ocupar-se com eficiência é obter o melhor resultado naquilo que se faz, usando para tal o mínimo de esforço. Ter eficiência é o ideal de todo aquele que trabalha. Depende de muitos fatores, desde a natureza da obra em que nos empenhamos, ao alcance dos meios materiais e instrumentos disponíveis, mas principalmente de concentração mental dirigida ao agir. Descobrir e usar o melhor método para aumentar o rendimento da ação constitui uma arte. É uma arte que deveríamos desenvolver. Yoga é definido por Krishna, no Gita como 'excelência na ação'. O que temos de fazer devemos fazer bem-feito, pois a ação ou obra imperfeita implica realmente numa dívida, a que ficamos vinculados ou presos. Só o perfeito agir ou fazer nos liberta, segundo a escola Suddha Dharma.”

(Hermógenes - Yoga para Nervosos - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 2004 - p. 192/193)

domingo, 29 de novembro de 2015

SABEDORIA


"Existem determinadas palavras na língua inglesa - e em outras línguas também - cujo significado nos é apenas parcialmente conhecido porque precisa ser descoberto através da nossa própria vida e ação. 'Sabedoria' é uma palavra assim. Podemos ter um determinado conceito do que ela significa, porém este conceito, mesmo que esteja vago e falho, provavelmente será parcial em sua verdade. Podemos não saber o que é sabedoria em sua verdadeira natureza, sua qualidade, beleza e ação.”

(N. Sri Ram - Em Busca da Sabedoria - Ed. Teosófica, Brasília, 1991 - p. 40/41)

sábado, 28 de novembro de 2015

QUEM SOU EU?


“Eu não sou o que a bondade dos amigos e o entusiasmo dos admiradores fazem de mim.
Também não sou o que a calúnia e a maledicência de alguns de mim espalham.
Uns e outros estão enganados.
Eu também me deixaria enganar se, ingenuamente, aos primeiros, eu respondesse com sorrisos-pagamento e, aos outros, com insultos de contragolpe.
O que realmente eu sou ninguém sabe. Principalmente eu mesmo.”

(Hermógenes – Mergulho na paz – P. 192)

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

AQUIETAI-VOS



“O homem comum é inquieto o tempo todo. Quando começa a praticar a meditação, ele às vezes fica calmo, embora permaneça inquieto a maior parte do tempo. Meditando mais profundamente, fica calmo a metade do tempo e inquieto a outra metade. Com uma prática mais prolongada e fiel, ele permanece tranquilo a maior parte do tempo e inquieto apenas de vez em quando. Perseverando, ele alcança o estado em que está sempre tranquilo, jamais inquieto. Quando o movimento cessa, Deus começa.¹”

"Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus” (Salmos 46:10)

(Paramahansa Yogananda – Paz Interior – pg 26/27)

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SE TE DISSERAM


“Se te disseram que para te tornares Arhan, tens de deixar de amar todas as coisas - dize-lhes que mentem. Se te disserem que para te libertares tens de detestar a tua mãe e desprezar o teu filho; de renegar o teu pai e chamar-lhe de ‘dono de casa’; de renunciar toda a compaixão pelos homens e pelos animais - dize-lhes que as suas palavras são falsas. “
(H. P. Blavatsky, A Voz do Silêncio, Ed. Teosófica)


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O AMOR PARA COM DEUS


“A criação foi toda concebida como um teste para o homem. Por meio da nossa conduta neste mundo, mostramos se estamos interessados no Senhor ou em Suas dádivas. Deus não nos diz que devemos querê-Lo acima de tudo porque Ele deseja que nosso amor seja dado espontaneamente não 'sob coação'. Aí está todo o segredo do jogo deste universo. Aquele que nos criou deseja o nosso amor, e quer que ele venha naturalmente, sem ser pedido. Nosso amor é a única coisa que Deus não possui, a menos que nós o ofereçamos. Portanto, até mesmo Deus tem algo a conquistar: nosso amor. E jamais seremos felizes enquanto não o dermos. Enquanto formos apenas crianças travessas, pigmeus rastejando nesta bola de terra e clamando por Suas dádivas, mas ignorando o Doador, continuaremos caindo nos abismos do sofrimento.”
(Paramahansa Yogananda – Como falar com Deus)


terça-feira, 24 de novembro de 2015

EU SOU



"Eis a canção que escutei o Sábio cantar:
Não sou o que pensava ser. 
O que julgava Real era apenas sombra.
O que cria valer, valor não tinha.
O consciente revelou-se-me não ser.
Vi a impermanência do que eterno me parecia.
Vi mentiras escondidas em reposteiros de verdades.
Ao desiludir-me, vi sorrisos disfarçando prantos.
Em meu desencanto descobri maldades nos que supusera santos.
Quando me desenganei, constatei a estultícia de quem supusera ser sábio.
Vi tibieza nos que pareciam fortes.
Assim como o Real se veste de aparências, os homens se vestem de ilusões.
O mal não está em o Real vestir-se de maya, nem no homem que se veste de hipocrisia.
O mal está no engano, no encanto, nas ilusões que minha própria ignorância engendrava e nutria.
Desiludido, desenganado, desencantado, agora estou salvo.
Agora vejo.
Agora sei.
Agora Eu Sou”.
(Hermógenes – Mergulho na paz)

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CONTROLE DAS EMOÇÕES


“O primeiro e mais poderoso método para dominar as emoções é - como em tudo que diz respeito à consciência - a meditação. Antes que o contato com o mundo tenha perturbado suas emoções, devemos recorrer à meditação. Ao retornar ao corpo após o período de sono físico, de um mundo mais sutil do que o físico, o Ego encontrará sua moradia tranquila, e calmamente poderá tomar posse do cérebro e dos nervos descansados. A meditação mais ao final do dia, quando as emoções tiverem sido perturbadas e quando estiverem em plena atividade, não é tão eficaz. O momento de tranquilidade disponível após o sono é o momento oportuno para a meditação eficaz, estando o corpo de desejo, a natureza emocional, mais tranquilo do que após ter mergulhado no alvoroço do mundo. Daquela pacífica hora matinal fluirá a influência que nos protegerá durante o dia, e as emoções, acalmadas e aquietadas, estarão mais submissas ao controle.”
(Annie Besant, Um Estudo sobre a Consciência, Ed. Teosófica, pg 218)

domingo, 22 de novembro de 2015

ALTRUÍSMO


“O teósofo ocultista não deve ser indiferente a nada que contribua para ajudar o homem, coletiva ou individualmente, a viver não ‘alegremente’, mas menos miseravelmente no mundo. Não lhe diz respeito se o seu auxílio beneficia um homem em seu progresso mundano ou espiritual; seu dever primeiro é estar sempre pronto para ajudar se puder, sem parar para filosofar.”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Editora Teosófica)


sábado, 21 de novembro de 2015

UNICIDADE




Ao se referir sobre o objetivo do livro "Ciência Sagrada", p. 3/4, Swami Sri Yukteswar disse:

“(...) é demonstrar tão claramente quanto possível que existe uma unidade essencial entre todas as religiões; que não há diferença entre as verdades inculcadas pelos diversos credos; que não existe senão um método por meio do qual o mundo, tanto exterior como interior, tem evoluído; e que há apenas um único Objetivo reconhecido por todas as escrituras. Entretanto, essa verdade básica é algo que não se compreende facilmente. A discordância existente entre as diferentes religiões e também a ignorância dos homens tornam quase impossível levantar o véu e perceber essa grande verdade. Os credos alimentam um espírito de hostilidade e dissensão; a ignorância alarga o golfo que separa um credo do outro. Apenas umas poucas pessoas especialmente dotadas podem colocar-se acima da influência dos credos que professam e descobrir unanimidade absoluta nas verdades pregadas por todas as grandes religiões.”

(Swami Sri Yukteswar – Ciência Sagrada)

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ENSINA-ME


“Ao homem-mundo de todos os tempos e de todos os reinos, o Mestre ensinava a orar:
- Ensina-me, Senhor, a amar-Te na morte, pois na vida é mais fácil. Ensina-me a encontrar-Te na feiura, pois na beleza é mais simples.
Ensina-me a ver-Te em quem de mim não gosta, pois sei que estás na pessoa que me ama.
Ensina-me a louvar-Te quando em plena desventura, pois a felicidade, bem sei, és Tu mesmo. 
Ensina-me a realizar-Te em mim, pois já consigo deslumbrar-me com Tua presença flagrante num céu cheio de estrelas.”
(Hermógenes – Mergulho na paz)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

APLICAÇÃO DA TEORIA À CONDUTA


“Muitas pessoas verdadeiramente boas e sérias passam anos em vagas aspirações em busca da bondade, e contudo conseguem apenas um pequeno progresso; elas são boas em propósito mas fracas em realização. E isto principalmente porque não compreendem a natureza na qual estão trabalhando, nem os melhores métodos para sua cultura. São como uma criança em um jardim, ansiosa para ver o jardim cheio de flores, mas sem o conhecimento para plantá-las, cultivá-las e exterminar as ervas daninhas que se multiplicam em seus canteiros. Tal como essa criança, as pessoas anseiam pela doçura das flores da virtude, enquanto seu jardins estão tomados pelo crescimento desordenado das ervas daninhas do vício.”

(Annie Besant, Um Estudo sobre a Consciência, Ed. Teosófica, pg 208)


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A VIRTUDE ESSENCIAL


"O antídoto para o apego é o desapego, ou o abrir mão. O desapego é a essência da virtude, e o processo de desapego é a virtude de agir sem apego. O homem precisa ver primeiramente o modo como ele é apegado. Devido à ignorância ou ao egoísmo, ele é apegado à ação, e portanto está sujeito ao karma, que ele chama de fado, sorte ou destino. Ele é apegado ao corpo e é movido pelas emoções e pensamentos. Está psicologicamente isolado e vive cada vez mais para si, usando os outros simplesmente para vantagem própria. A ganância, o egoísmo e a desonestidade são suas características. Ele reage rapidamente, sem entender plenamente ou perceber de fato o que está acontecendo. A ideia de 'eu' e 'meu' predomina. (...)
O que é preciso para o desapego é compreender e aceitar nossos apegos e aprender a ver e compreender que no apego existe dor, medo, inveja e ansiedade. (...)
De posse do verdadeiro conhecimento, o homem, no nível físico, torna-se ativo, e não preguiçoso. No nível emocional ele não tem ira, luxúria ou ganância, e no nível mental não tem orgulho nem inveja. Ele se torna desapegado, e essa é a sua virtude essencial. Isso o ajuda a se corrigir, ao invés de querer corrigir os outros." 
(C. A. Shinde - Desapego e Sabedoria - Revista Sophia, Ano 13, nº 53 - p. 28)

terça-feira, 17 de novembro de 2015

140 ANOS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA




Hoje, dia 17/11/2015 - A Sociedade Teosófica completa 140 anos de fundação e que coincide com os 96 anos da instituição no Brasil.
A Sociedade Teosófica (S.T.) surgiu a partir de uma primeira reunião em 7 de setembro de 1875 na cidade de Nova Iorque, e teve sua primeira ata lavrada no dia seguinte, tendo como principais fundadores Helena Blavatsky, o coronel Henry Olcott, indicado seu primeiro presidente, e William Judge, primeiro secretário, num total de 16 membros fundadores. O discurso inaugural foi realizado pelo Presidente fundador Olcott em 17 de novembro, data que é considerada oficial de fundação da S.T. 
A Sociedade Teosófica foi fundada para promover os ensinamentos antigos de teosofia, a sabedoria relacionada ao divino que era a base de outros movimentos do passado, como o neoplatonismo, o gnosticismo, e as Escolas de Mistérios do mundo clássico
Os objetivos da Sociedade Teosófica hoje são:
1. Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
2. Encorajar o estudo de Religião comparada, Filosofia e Ciência
3. Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.
A Sociedade não impõe nenhuma crença sobre seus membros, que se unem espontaneamente pelo objetivo comum de buscar a Verdade e o desejo de aprender o significado e propósito da existência, dedicando-se ao estudo, reflexão, pureza de vida e serviço voluntário. Não há pré-requisitos nem limitações para qualquer um associar-se, porém o candidato deve declarar se identificar com ao menos um dos objetivos da sociedade. A Sociedade enfatiza a liberdade de pensamento, de pesquisa e de debate.
O lema da Sociedade foi inspirado no do Marajá de Benares: Satyât nâsti paro Dharma, traduzido como Não há Religião superior à Verdade, embora a palavra original Dharma tenha uma riqueza de significados muito mais extensa do que o termo religião, incluindo dever, direito, justiça e virtude. Além de ser uma escola de filosofia e um promotor de trabalho humanitário, a S.T. tem não obstante um lado religioso, uma vez que busca disseminar doutrinas sobre mundos transcendentes tomadas como verdadeiras por muitas religiões do passado e do presente.
Em 1878 o cel. Olcott e Helena Blavatsky partiram para a Índia. Em 3 de abril de 1905 foi estabelecida legalmente a sede internacional da S.T. no bairro de Adyar, na cidade de Chennai.
A Sociedade Teosófica no Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, em 17 de novembro de 1919, por Raimundo Pinto Seidl.
Hoje a Sociedade Teosófica conta com membros e sedes em cerca de cem países em todos os continentes. Seu quartel-general ainda é hoje aquele fundado por Blavatsky. Mas além de ser um memorial perene aos Fundadores, se tornou um moderno centro de estudos filosóficos bem como de assistência social. Dispõe de uma rica biblioteca, um centro de pesquisas, uma editora, uma agência de notícias e divulgação, apoia ou mantém diversas escolas gratuitas, cursos e centros vocacionais, escoteiros e artísticos, e é o coração das inúmeras Lojas abertas em todo o mundo que, dentro do alcance de cada uma, se propõem a concretizar os objetivos da Sociedade.
O debate público inaugurado por Blavatsky e continuado por seus sucessores e seguidores, através de vasta literatura e marcante presença na sociedade como um todo, contribuiu para uma renovação na metodologia e nos conceitos de diversas disciplinas científicas, como a Arqueologia, a Psicologia e a História, e forçou uma apreciação mais objetiva de diversas instituições, dogmas e sistemas religiosos. Annie Besant, sua segunda Presidente, foi uma força ativa no processo de independência da Índia. A própria Helena Blavatsky foi uma das primeiras mulheres a contribuir e influenciar positivamente com seus escritos na agenda intelectual e filosófica do mundo moderno. A doutrina que a Sociedade disseminou e o exemplo de vida altruísta de seus fundadores e sócios mais eminentes foram uma inspiração para líderes como Gandhi, cientistas como Einstein e artistas como Mondrian, Fernando Pessoa e Scriabin.


Membros notáveis da ST
• Thomas Edison, inventor e cientista
• William Butler Yeats, poeta
• Fernando Pessoa, poeta, ensaísta, escritor, romancista, e intelectual lusitano.
• Charles W. Leadbeater, teósofo, maçom, bispo da igreja liberal, esoterista.
• George Robert Stow Mead, escritor, editor, tradutor, esoterista.
• Jiddu Krishnamurti, teosofista, filósofo, escritor, ensaísta, filantropo e grande intelectual indiano.
• Radha Burnier, atriz e bailarina indiana, escritora e filósofa e ex-presidente mundial da Sociedade Teosófica.
• Helena Petrovna Blavatsky, fundadora da ST, ocultista e uma das principais personalidades ligada ao ocultismo e esoterismo oriental e ocidental.

- (Fonte: Wikipedia, Loja Teosófica Dharma)

SOCIEDADE TEOSÓFICA

TEOSOFIA


“(...) A Teosofia é o oceano infinito da verdade, do amor e da sabedoria universais, refletindo sua radiância sobre a Terra, enquanto a Sociedade Teosófica é somente uma bolha visível desse reflexo. Teosofia é natureza divina, visível e invisível, e sua Sociedade, a natureza humana tentando ascender à sua fonte divina.”

(H. P. Blavatsky, Chave para a Sabedoria, Editora Teosófica, p. 60)

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

AÇÃO E CONHECIMENTO


"Em profunda escuridão caem aqueles que seguem a ação. Em profunda escuridão caem aqueles que seguem o conhecimento.

Na experiência normal do homem, Ação e Conhecimento ocorrem um após o outro, não simultaneamente. Há sempre uma brecha entre os dois. É essa brecha que traz escuridão e desolação para a vida do indivíduo. A ação que não é inspirada pelo conhecimento é mera atividade. É uma mera Upasana, uma prática sem sentido. Analogamente, o conhecimento destituído do toque vitalizador da ação é um conhecimento sem inspiração. O verso acima diz que a mera ideação conduz a uma escuridão ainda maior. Um conhecimento ideacional, assim como a atividade repetitiva, são ambos sem sentido. Conduzem uma pessoa ao reino dos falsos valores.”

(Rohit Mehta - O Chamado dos Upanixades – Ed. Teosófica, Brasília, 2003 - p. 27/28) 




domingo, 15 de novembro de 2015

A EMOÇÃO DO AMOR



“Podemos esforçar-nos para desenvolver a emoção do amor, proporcionando assim o material que a razão irá transformar em suas virtudes características. O desenvolvimento da emoção do amor é o modo mais eficaz de desenvolver o caráter moral, sendo as virtudes tão só as flores e os frutos que brotam da raiz do amor.”

(Annie Besant, Um Estudo sobre a Consciência, Ed. Teosófica, pg 208)

sábado, 14 de novembro de 2015

EVOLUÇÃO



“A ciência moderna insiste sobre a doutrina da evolução; também o fazem o raciocínio humano e a ‘doutrina secreta’; e a ideia é corroborada por lendas e mitos antigos, e mesmo pela própria Bíblia, quando lida nas entrelinhas. Vemos uma flor desenvolvendo-se lentamente a partir de um botão, e o botão a partir da semente. Mas de onde vem a semente, com todo o seu programa predeterminado de transformação física e suas forças invisíveis, portanto espirituais, que gradualmente desenvolvem sua forma, cor, e odor? A palavra evolução fala por si mesma.”
(Blavatsky, Ísis, I)

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A FORÇA DO PENSAMENTO


“O pensamento correto é a maneira de quebrar os grilhões que são tecidos pelo pensamento errado. Se pensarmos em nós como corpo, seremos presos no corpo; se pensarmos em nós como mente, seremos presos na mente; se pensarmos em nós como inferior, permaneceremos no inferior. Então, quando pensamos em nós como o Eu, tornamo-nos Eu.”
(Annie Besant, A sabedoria dos Upanixades)

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SUCESSO E FRACASSO NO OCULTISMO


"Todos os fracassos vêm do interior assim como todos os êxitos. Nenhum poder externo deve ser tido como o causador de um ou outro resultado. Ambas as sementes estão presentes no aspirante desde o princípio. Aquela que consegue germinar e crescer mais forte depende do indivíduo, especialmente do seu modo de pensamento e de vida.”
(Geoffrey Hodson - A Suprema Realização através da Yoga - Ed. Teosófica, Brasília)


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O DESEJO


“Ele não deve nem mesmo desejar demasiado ardente ou apaixonadamente o objetivo a alcançar; senão o próprio desejo impedirá o atingimento, ou, pelo menos, irá retardá-lo ou fazê-lo retroceder.”
(K. H., Meditações, Excertos de Cartas dos Mestres de Sabedoria, Ed. Teosófica)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A ARTE DE ESCUTAR


“É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. 
A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe a vida.
A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. 
Se você é capaz de manter sua mente sempre rica utilizando-se da arte de escutar, não tem o que temer.
Esse tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Esse é o maior dos bens.”

(Dalai-Lama – O Caminho da Tranquilidade – Ed. Sextante, Rio de Janeiro - p. 20)

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

UNIDADE



“Quando a Unidade é estabelecida dentro de você mesmo, tudo é relacionado, e o universo inteiro torna-se uma vasta árvore de vida; uma vez que entramos na vida desta árvore, nós podemos prosseguir para qualquer ponto em seus galhos.”
(N. Sri Ram, Pensamentos, Editora Teosófica, pg. 59)

domingo, 8 de novembro de 2015

A BUSCA


“Todo mundo está à procura da felicidade. Ninguém gosta de sofrer. Mesmo assim, o homem iludido ignora Deus, fonte de toda felicidade, e corre atrás dos joguetes inúteis da vida. Se vocês desejam realmente a felicidade, joguem fora esses brinquedos e sintam anseio por Deus. Ele correrá para vocês e os tomará nos braços. Se desejam os brinquedos da vida, eles estão à sua disposição. Se quiserem Deus, vocês O encontrarão. O único propósito da vida é realizar Deus. Em primeiro lugar, vocês devem alcançá-Lo. Orem incessantemente. Despertem, mergulhem no oceano de néctar divino. Descubram os mistérios da vida e da morte e tornem-se imortais. Deus possui muitos nomes e formas, mas também pode ser sem forma. Não faz diferença o nome ou a forma pelo qual vocês O adoram, mas adorem-No. Entreguem-se totalmente à contemplação divina. Se a adoração for sincera, vocês serão abençoados com a visão de Deus. (...) Se após alguma luta não tiverem êxito em encontrar Deus, não percam o entusiasmo. Embora o oceano esteja repleto de pérolas preciosas, talvez vocês não consigam encontrá-las no primeiro mergulho. Tenham paciência e tentem meditar profundamente. No devido tempo, vocês certamente receberão a graça divina."

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro – Ed. Vedanta, São Paulo - p. 281/282)

sábado, 7 de novembro de 2015

VIRTUDE E SABEDORIA


“A virtude e a sabedoria são coisas sublimes, mas se elas criarem orgulho e uma consciência de separatividade em relação ao restante da Humanidade, então serão apenas as serpentes do eu reaparecendo de uma forma mais sutil.”
(H. P. Blavatsky, Ocultismo Prático, Editora Teosófica, p. 52)

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA


“No chão, que é meu corpo, e na atmosfera, que é minha mente, abalos e tormentas podem ocorrer. Mas, na atmosfera do Espírito, que realmente Eu Sou, a imobilidade é perfeita, a imutabilidade, eterna. Ali, a Vida é imperecível. A Consciência, suprema e total. A Felicidade, absoluta. Ali estão meu refúgio, meu alimento, meu alento e meu destino.”
(Hermógenes – Mergulho na Paz)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

EQUILÍBRIO



"Se, em lugar de fazerdes hoje algo que tendes a fazer, o deixardes para o dia seguinte, não será que precisamente isso, invisível e imperceptivelmente a princípio, depois forçosamente lança em confusão muitas coisas e, em alguns casos mesmo, baralha os destinos de milhões de pessoas, para o bem, para o mal, ou simplesmente em relação a uma mudança – talvez não importante em si, mas apesar de tudo, uma mudança?"
(K. H., Meditações, Excertos de Cartas dos Mestres de Sabedoria)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

AQUIETE-SE


“Aprenda a silenciar o corpo e a mente, porque onde termina o movimento, ali começa a percepção de Deus. 
(...) Se você deixar água barrenta ficar quieta por muito tempo, o barro se depositará no fundo e a água se tornará clara. Na meditação, quando o barro de seus pensamentos inquietos começa a depositar-se, o poder de Deus começa a refletir-se nas águas claras de sua consciência.
O reflexo da lua não pode ser claramente visto em águas agitadas, mas quando a superfície da água está tranquila aparece um reflexo perfeito da lua. Assim é com a mente quando ela está tranquila, você vê refletir-se claramente a face enluarada da alma. Como alma, somos reflexos de Deus. Quando, por meio das técnicas de meditação, retiramos os pensamentos inquietos do lago da mente, contemplamos a alma, um reflexo perfeito do Espírito, e percebemos que a alma e Deus são um.” 

(Paramahansa Yogananda – No Santuário da Alma – p. 51/52)

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O AMOR PELA VERDADE



"Viver uma vida de verdade não consiste meramente em falar a verdade. Pretender ser aquilo que não somos é tão corruptivo quanto a inverdade no discurso. Em nosso coração precisa reinar o amor genuíno pela verdade. Somente podemos ser integralmente verdadeiros se valorizarmos a verdade e atribuirmos importância a ela em nossa vida e pensamento, ou então precisamos estar tão plenos de amor que não podemos nutrir o menor desejo de enganar. Quando vivemos uma vida de verdade, começamos a amar o próprio sentimento de sermos verdadeiros, e toda a nossa natureza assume uma forma que se harmoniza com a verdadeira natureza das coisas. O mero conhecimento não criará esta harmonia. O amor pelo conhecimento não é o mesmo que o amor pela verdade, sem a qual não há possibilidade de sabedoria.” 

(N. Sri Ram - Em Busca da Sabedoria - Ed. Teosófica, Brasília, 1991 - p. 25/27)

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PAZ INTERIOR


“A Paz é feita de silêncio. Como distribuí-la se tantos gritam de prazer ou de dor?
A Paz é tecida de quietude. Como partilhá-la com os homens atordoados em desvarios econômicos, doutrinários, psicodélicos, carnavalescos, eróticos...?
A Paz nasce de renúncia. Como a esperar de dominadores, conquistadores, cobiçosos, que exploram este mundo?
A Paz resulta do não-eu. Quem está pronto para livrar-se do egoísmo?!...”

(Hermógenes – Mergulho na paz)

domingo, 1 de novembro de 2015

A CRÍTICA





“Se quisermos progredir no ocultismo, temos de aprender a cuidar de nossa própria vida e deixar que os outros cuidem da sua. Cada um tem suas razões e seus pensamentos, os quais não entendemos. Nossos sucessos ou fracassos interessam apenas aos nosso próprio Mestre. Temos o nosso trabalho a cumprir e não devemos distrair-nos. Temos de aprender a caridade e a tolerância e temos de dominar o desejo insensato de sempre procurar falhas nos outros.”



(C. W. Leadbeater, A vida Interna, Editora Teosófica, pg. 113)