quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PALESTRA PÚBLICA - MITOLOGIA


WORKSHOP - A MITOLOGIA; COMO HISTÓRIA DA ALMA E OS CONTOS DE FADAS


RECORDAÇÕES



"Ao despertarem para a consciência externa, de um sono profundo e imperturbável, sem sonhos e ininterrupto, os homens podem às vezes de nada lembrar. Mas as impressões de cenas e paisagens que o corpo astral viu em suas peregrinações ainda estão lá; embora jazem latentes sob a pressão da matéria, podem ser despertadas a qualquer momento. E então, durante tais lampejos de memória interna no homem, há um intercâmbio de energias entre o universo visível e o invisível."
(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Ed. Teosófica, pg.229)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

PUREZA DE CORAÇÃO



"A transparência à Verdade é cultivada quando libertamos a consciência, o sentimento do coração e a razão da mente, das influências dualísticas de atração e aversão. A Realidade não pode refletir-se perfeitamente em uma consciência agitada pelo gostar e não gostar, com suas inquietas paixões e desejos e as emoções perturbadoras daí resultantes - ira, ciúme, ganância, suscetibilidade temperamental. Todavia, quando chitta - conhecimento e sentimento humano - se tranquiliza por meio da meditação, o ego comumente agitado dá lugar à abençoada tranquilidade da percepção espiritual." 
(Paramahansa Yogananda - A Yoga de Jesus - Self-Realization Fellowship )

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O TREINAMENTO DA EMOÇÃO


“A emoção, como vimos, é a força motriz no homem. - ela estimula o pensamento, impele à ação; é como o vapor para a máquina. Sem ela o homem seria inerte, passivo. Mas há muitas pessoas que continuamente são vítimas de suas emoções, que são levadas daqui para ali pelas emoções, como um barco sem leme num mar tempestuoso; que são lançadas para cima e arrastadas para baixo por surtos de sentimentos de alegria e de dor que alternam entre exaltação e desespero. Uma pessoa assim é sacudida e subjugada pelas emoções, continuamente atormentada por seus conflitos interiores. Ela é mais ou menos caótica interiormente; e exteriormente suas ações são desordenadas, movidas pelo impulso do momento, sem a devida consideração para com as circunstâncias circundantes - consideração essa que tornaria suas ações bem direcionadas.”
(Annie Besant, Um Estudo sobre a Consciência, Editora Teosófica, pg. 213)

domingo, 27 de setembro de 2015

REENCARNAÇÃO




“Sabemos que, com a morte física, o homem perde o corpo físico e sucessivamente os outros corpos mais sutis, perdendo com eles a memória das ações desses corpos. Só no corpo causal permanece a recordação panorâmica dos fatos pretéritos.
Ao iniciar o processo de nova encarnação, o homem reveste-se de corpos inteiramente novos e, portanto, não pode recordar-se do que fez quando tinha outros corpos, salvo se conseguir sintonizar a sua memória física com a memória causal.”
(Alberto Lyra, O Ensino dos Mahatmas, Ed. Ibrasa, pg. 182)

sábado, 26 de setembro de 2015

HARMONIA


“A harmonia reside no autocontrole. Ela traz os dois polos da existência à união um com outro. Ela torna todos os opostos complementares. É o meio de dar a si mesmo àqueles em torno de si. Ela constitui a essência da Ioga e transforma todo nosso ser num canal perfeito através do qual tudo o que se é na Eternidade possa fluir em nossa manifestação no tempo.”
(N. Sri Ram, Pensamentos para aspirantes no caminho espiritual, Ed. Teosófica, pg. 81)

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL


“O que é a consciência do Eu Superior e como pode ser descrita? Na verdade não pode ser descrita com palavras humanas, pois está além do espaço e do tempo. É liberdade, é luz, é amor, é bem-aventurança. Não é um conhecimento intelectual, nem composto puramente de emoção humana, embora os movimentos mais puros do coração lhe estejam mais próximos do que qualquer jogo do intelecto. O conhecimento espiritual não evolui nem se desenvolve com o conhecimento humano. Ele ‘nasce’ num homem quando a hora é chegada.”
(Clara Codd, A Técnica da vida Espiritual, Ed. Teosófica, pg.76)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Palestra Pública - Mitologia


A NATUREZA SAGRADA DA CIÊNCIA

“A ciência, assim como todo trabalho intelectual, tem uma natureza sagrada que deve ser recuperada, afirmada e celebrada. Quando o intelecto não está a serviço da sabedoria divina, está fadado a se tornar uma força para a fragmentação, o egoísmo e o mal.
Para muitos cientistas a ciência foi uma senda espiritual, uma maneira de se conectar e servir ao sagrado. Se corretamente compreendida e orientada, ela pode novamente se tornar esse caminho.(...)”
(Ravi Ravindra, A natureza sagrada da ciência, Revista Sophia, Nº 8, pg. 17)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ONDE ESTÁ DEUS?


“A verdade é acessível àquele que tem o coração puro e a mente aberta, não às mentes que buscam segurança no conhecido, seja um dogma religioso ou uma teoria científica. Quem deseja conhecer a verdade deve aprender a se livrar do medo e a olhar o mundo com profunda admiração e humildade. A beleza está em toda a parte à nossa volta, nas árvores floridas, na mudança das estações, no movimento incessante do oceano, na complexidade dos relacionamentos."
(Radha Burnier - Onde está Deus? - Revista Sophia, ano 7, nº 26 - p. 37)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

VEGETARIANISMO



“O vegetarianismo é um caminho de vida, um estilo de se viver que busca respeitar tudo e todos no mais amplo sentido do termo. É compreender que nenhum animal está disponível ao sofrimento, que a terra e toda natureza têm seus limites de equilíbrio e que a vida é sagrada. Ser vegetariano é antes de tudo uma atitude interna de reverência para com toda a vida, para com a natureza e para com o divino. É viver uma vida que possa ser inserida na verdade, no respeito, na igualdade de direitos evolutivos.
Ser vegetariano requer que renunciemos a certas atitudes que provocam sofrimento e dor e que podemos realizar escolhas conscientes para mudar a vida, elevar a consciência e proteger a terra e os filhos da terra."
(Maria Laura Garcia Packer - Viver Vegetariano - Nova Letra Gráfica & Editora, Blumenaus/SC, 2010 - p. 14)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

WORKSHOP - A Mitologia: como história da alma e os contos de fadas


PALESTRA PÚBLICA - VISÃO ORIENTE - OCIDENTE


A REALIDADE NA VIDA




“Todo aquele que busca a Verdade, a qual não pode estar separada de seu ser, precisa aprender como viver, o que é possível somente através de uma atenciosa auto-observação em todos os aspectos de seu ser e em todas as suas relações com pessoas e coisas. Embora a Verdade possa não ser uma coisa estática, pode-se confiar nela, deixar-se envolver por ela, se formos capazes de render a ela integralidade de nosso ser.”
(N. Sri Ram, A Realidade da Vida, Publicação da Sociedade Teosófica no Brasil, pg 22)

domingo, 20 de setembro de 2015

EXILADOS DE NÓS MESMOS




“Assim como um copo d’água pode guardar em seu fundo, por decantação, partículas de sujeira, também nós temos nosso psiquismo carregado de toxinas emocionais e mentais. Carregamos um enorme peso psicológico de crenças, condicionamentos, autoimagens negativas, culpa, autocobranças que geram inquietação, egocentrismo e isolamento. Isso nos torna psicologicamente pesados, especialmente pelos nódulos emocionais que geram as defesas que formam as nossa personalidade.”
(Marco Aurélio Bilibio Carvalho, A descoberta da espiritualidade, Revista Sophia, Nº 33, pg. 9)

sábado, 19 de setembro de 2015

DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER


“Por um pensamento honesto e firme, e pela observação dos efeitos de nossas palavras e ações sobre os outros, podemos todos descobrir os pontos fracos e falhas sérias em nosso próprio caráter. O caráter é a rubrica de nossas almas. A vida está fazendo o melhor possível neste sentido, mas nós podemos fazer muito mais para ajudá-la. Não tenha nenhum orgulho tolo disso.”
(Clara Codd, A Técnica da vida Espiritual, Ed. Teosófica, pg. 104)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

RESPONSABILIDADE UNIVERSAL


"Já se foi o tempo em que podíamos pensar em termos de 'minha nação' ou 'meu país'. A responsabilidade universal é verdadeira resposta para a questão de sobrevivência humana. Grandes movimentos de cunho humanístico costumam nascer de iniciativas individuais. Portanto, é o trabalho do indivíduo para o bem-estar comum que faz a diferença."
(Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade, Ed. Sextante,pg. 108

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

KARMA



“Podemos lamentar o nosso karma e considerá-lo como uma fatalidade que nos acomete, proveniente do exterior, mas nunca deveríamos esquecer que o karma é realmente uma evolução de forças provenientes do interior, com as quais nós nos envolvemos, em nossa ignorância, de uma maneira que leva essas forças a limitar nossas energias livres em vez de capacitá-las a achar um escoadouro e uma ação apropriados.”
(N. Sri Ram, O Homem sua Origem e Evolução, Ed. Teosófica, pg. 52)

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A SENDA


“As sementes da Sabedoria não podem germinar nem crescer no espaço sem ar. Para viver e colher experiência, a mente precisa de amplidão e profundidade e pontos que a atraiam para a Alma de Diamante. Não procures esses pontos no reino de Māyā; mas eleva-te além das ilusões, busca o eterno e imutával Sat, desconfiando das falsas insinuações da fantasia.”
(H. P. Blavatsky, A Voz do Silêncio)

terça-feira, 15 de setembro de 2015

ESPIRITUALIDADE


“Trilhar a senda significa nada menos do que nossa própria natureza ter que passar por uma reforma radical, uma inteira reconstrução, e chegar a um estado de perfeita e bela harmonização. Todo elemento em nós mesmos que não está em consonância com este propósito, que impede a luz interior de ser tudo, tem de ser eliminado no processo.”
(N. Sri Ram, Pensamentos para aspirantes ao caminho espiritual, Ed. Teosófica, pg 118)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

FAÇA O MELHOR


“Faça o melhor que puder, e faça-o de acordo com o seu padrão interior próprio (ou consciência, se assim o preferir), não para o conhecimento e avaliação de seus atos pela sociedade. ‘Fazer o melhor’ é apenas uma frase de poucas palavras, mas significa que, em todas as ocasiões de nossa vida diária, precisamos manter nossa mente sob controle, para mais tarde não nos arrependermos de nossos erros, mesmo que os outros nada saibam a respeito. Agindo assim, estaremos fazendo o melhor.”
(Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade, pg 107)

domingo, 13 de setembro de 2015

O QUE É DEUS?


"Deus é Bem-aventurança Eterna. Seu ser é amor, sabedoria e alegria. Ele é tanto impessoal quanto pessoal e Se manifesta no que quiser manifestar-Se, seja o que for, Ele aparece a Seus santos na forma que seja amada por cada um deles: um cristão vê Cristo, um hindu contempla Krishna ou a Mãe Divina, e assim por diante. Os devotos cuja adoração assume a forma impessoal tornam-se conscientes do Senhor como uma Lua infinita ou como o maravilhoso som de OM, o Verbo primordial, ou Espírito Santo. A experiência mais elevada que o homem pode ter é sentir essa Bem-aventurança na qual todos os outros aspectos da Divindade – amor, sabedoria, imortalidade – estão plenamente contidos. Como, porém, lhe posso transmitir em palavras a natureza de Deus? Ele é inefável, indescritível. Somente na meditação profunda é que vocês conhecerão a essência singular Dele.”
(Paramahansa Yogananda – No Santuário da Alma – 74/75)


sábado, 12 de setembro de 2015

ESPIRITUALIDADE



“O estado espiritual é um estado de graça que vem por si mesmo à medida que nos apartamos do erro em nossas maneiras, em nosso pensamento, motivos e ação. O espírito penetra qualquer forma que esteja adaptada para recebê-lo.”
(N. Sri Ram, Pensamentos para aspirantes ao caminho espiritual, Ed. Teosófica, pg 115)

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O HOMEM LIBERTO


“O homem liberto, para quem o véu mágico de maya é erguido, não está mais dentro dos confins do espaço e do tempo. Aquele que conhece o Espírito, não é mais alguém em particular, pois está identificado com a própria essência universal. O Espírito pode, contudo, manifestar-se através de um dado corpo e mente, através de um indivíduo no espaço-tempo, mas isto não o limita.”
(Ravi Ravindra, Sussurros da Outra Margem, Ed. Teosófica, pg.41)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PACIÊNCIA



“Quando somos pacientes, coisas que normalmente consideraríamos muito dolorosas acabam não parecendo tão ruins. Ao contrário, quando não existe a tolerância paciente, até as menores contrariedades parecem insuportáveis. Tudo depende de nossa atitude diante dos fatos.”
(Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade, Ed. Sextante, pg. 93)

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ENEAGRAMA - WORKSHOP VIVENCIAL


SERES ANGÉLICOS



“Nenhum corpo humano subiu ao céu, cuja essência etérea não abriga formas materiais, mas todas as almas podem e irão ingressar nos reinos superiores quando, por meio da morte ou da transcendência espiritual, venham a desfazer-se da consciência material, reconhecendo-se como seres angélicos em trajes de pensamentos e de luz.
Todos somos feitos à imagem de Deus, seres de consciência imortal encobertos por um manto de diáfana luz celeste – uma herança oculta sob a matéria grosseira do corpo. Podemos reconhecer essa herança somente pela meditação. Não há outra maneira – não será por meio da leitura de livros, nem do estudo filosófico, mas pela devoção, pela oração incessante e pela meditação científica que eleva a consciência a Deus.”
(Paramahansa Yogananda – A Yoga de Jesus – p. 62)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

NOVOS MEMBROS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA PELO GET ÁGUA VERDE


DEUS AJUDA AQUELES QUE SE AJUDAM


“Jesus tinha o poder de livrar-se das mãos daqueles que iriam crucificá-lo: 'Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?' Ele, porém, orava: 'Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua'. Para quem não sente essa sintonia numa dada situação, a oração e a afirmação são não só benéficas como também recomendáveis. Elas ajudam a mente e a consciência a ficarem receptivas às bênçãos e à orientação de Deus, reforçando a fé e estimulando a vontade que, por sua vez, desperta a força vital curativa. A oração e a afirmação portanto colocam em operação outra lei cósmica: 'Deus ajuda aqueles que se ajudam' .”
(Sri Daya Mata – Só o Amor – p. 106)


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

FRONTEIRAS A ATRAVESSAR




“Muitas vezes estudamos os aspectos físico, etérico, prânico, emocional e mental de nossa personalidade como partes separadas, mas na realidade eles são um campo energético entrelaçado, que é chamado kama-manas, em sânscrito. Ele é a natureza do desejo que envolve os sentidos, o sentimento e a mente racional. No ser humano desenvolvido (o Adepto), estão todos sob o controle da mente superior. No entanto, nem sempre é esse o caso; à medida que crescemos e nos desenvolvemos, frequentemente descobrimos que os sentidos e os sentimentos exercem mais poder sobre a mente e muitas vezes ditam as suas ações. Certamente a meta da humanidade nesse estágio de sua evolução é desenvolver a mente de modo que ela se torne um verdadeiro governante de nossas outras faculdades e seja regida pela mente superior.”

(John Vorstermans - Ciclos e mudanças - Revista Sophia, Ano 12, nº 52 - p. 14/15)

domingo, 6 de setembro de 2015

REFLEXÕES SOBRE O AMOR


"(...) Não limite seu amor apenas a um ser, por mais adorável que seja, excluindo os demais. Em vez disso, com o amor que sente pela pessoa que mais ama, ame a todos os seres e todas as coisas, inclusive o ser amado. Quando você tenta aprisionar o Amor Onipresente sob a forma de uma alma apenas, Ele foge e brinca de esconde-esconde com você, até que O encontre em todas as almas. Aumente a intensidade e a qualidade espiritual do amor que sente por uma ou por algumas almas, e dê esse amor a todos. Então, saberá em que consiste o amor crístico.”

(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus - Self-Realization Fellowship - p. 303/304)

sábado, 5 de setembro de 2015

SIMPLICIDADE E PUREZA



“Uma mente simples é uma mente receptiva. Não significa a mente que tudo aceita como sendo verdadeiro ou correto, mas sim a que recebe cada novo pensamento ou apresentação de uma nova ideia, e olha com uma percepção nova. Existe o novo quando estamos constantemente nos abrindo com as tenras e acetinadas pétalas das flores da primavera, ou fluindo adiante como o pequeno córrego na montanha. O novo desaparece quando há estagnação ou cirstalização dos sentimentos ou pensamentos que se estabelecem em nós.” 
(Joy Mills, Simplicidade e Pureza, Revista TheoSophia, Publicação da Sociedade Teosófica ano Brasil, pg.18)

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O INSTRUMENTO DO EGO


“O homem físico é o instrumento musical, e o Ego, o artista executante. A potencialidade da perfeição melódica dos sons está no primeiro - o instrumento -, não havendo habilidade no Ego capaz de extrair uma harmonia perfeita de um instrumento quebrado ou mal construído. Essa harmonia depende da fidelidade de transmissão ao plano objetivo, por palavra ou ação, do pensamento divino não expresso nas profundezas da própria natureza subjetiva ou interna do homem.”
(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Editora Teosófica, pg. 213)

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TOLERÂNCIA


“Ninguém tem o direito de arrogar-se autoridade sobre um discípulo ou sua consciência. Não lhe perguntei em que acredita (...). A onda avançada do progresso intelectual deve ser captada e guiada para a Espiritualidade. Não pode ser compelida a crenças e ao culto emocional.”
(Mestre K. H., Meditações- Excertos de Cartas dos Mestres de Sabedoria, Ed. Teosófica, pg. 164)

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

REFLEXÕES SOBRE O AMOR


"Nunca poderei odiar os seres que amo, ainda que, por se comportarem mal, eu possa perder o interesse por eles. No museu de minhas lembranças posso sempre contemplar as características que fizeram com que eu os amasse. Por trás das máscaras mentais, temporárias daqueles cujo comportamento eu desaprovo, vejo o amor perfeito do meu grandioso Bem-amado, assim como nas nobres almas que amo. Deixar de amar é bloquear o fluxo purificador do amor. Com lealdade amarei todos os seres e todas as coisas, até abraçar, com meu amor, todas as raças, criaturas e objetos, animados e inanimados. Amarei até que todas as almas, estrelas, criaturas abandonadas e átomos estejam abrigados em meu coração, pois no infinito amor de Deus, meu regaço de eternidade é suficientemente grande para tudo e todos."
(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus - Self-Realization Fellowship - p. 304/305)

terça-feira, 1 de setembro de 2015

A IGNORÂNCIA É A CAUSA

"Mas em sua longa peregrinação, a cada Alma chega o tempo em que a vida se torna impossível a não ser que lhe conheça o motivo. É quando, desiludida do mundo circundante no qual o supremo contentamento jamais pode ser encontrado, a alma abandona por um momento sua perseguição frenética por ilusões e, em total exaustão, aquieta-se silenciosa e solitária. É nesse momento que nasce em seu interior a consciência de um novo mundo; é assim que, tendo desviado seu foco de fascinação do mundo circundante, a alma descobre a permanente realidade do mundo interior, o mundo do ser. Então, e só então, são respondidas as questões acerca da vida; porém, como disse Emerson, a Alma nunca responde verbalmente, mas pelo próprio objeto procurado."


(J. J. Van Der Leeuw - Deuses no Exílio - Ed. Teosófica, Brasília, 2013 - p. 15/16)