sexta-feira, 31 de julho de 2015

O PROGRESSO ESPIRITUAL


"Uma das qualidades indispensáveis para o progresso espiritual é doar o que se recebe. Sem doação não pode haver um verdadeiro crescimento. Pode haver acúmulo de conhecimento, mas limitar-se a acumular conhecimento é inútil para o progresso espiritual, assim como o ouro é inútil para um homem sozinho no deserto. O crescimento espiritual não deriva do acúmulo de informação oculta - não basta sondar os segredos da natureza e somar um fato a outros até estar bem versado em conhecimento místico. Crescer espiritualmente significa viver mais intensamente, ter maior resiliência.”
(L.W. Rogers - O progresso espiritual - Revista Sophia, Ano 11, nº 44 - p. 05)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

MEDITAÇÃO



“Às vezes percebemos a paz no sentimento de ‘estar em tudo’, ou ‘conter tudo’ que a meditação provoca. Abre-se então um espaço de silêncio dentro de nós. Tudo acontece nesse silêncio, levando afinal ao samadhi, a realização de nossa natureza divina.”
(Walter S. Barbosa, Sofrer ou Crescer, Revista Sophia, Nº 55, p. 6)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

PLANO FÍSICO


“O plano físico é o mundo por excelência para o treinamento da vontade, pois a própria matéria do plano físico tem uma preponderância de guna tamásica, a qualidade de inércia ou resistência. Isto porque ela é um reflexo longínquo do plano da Vontade Divina onde essa vontade é como uma corrente brilhante e irresistível. Assim as dificuldades e os problemas da vida são destinados a induzir em nós a expansão de nosso Atma, ou inteligência e vontade.”
(Clara Codd, A Técnica da Vida Espiritual, Editora Teosófica, pg. 33)

terça-feira, 28 de julho de 2015

AJUSTES CÁRMICOS


"Observando em torno de nós a existência que levam homens e mulheres, não é exagero dizer que hoje, na maior parte dos casos, a vida encerra mais ‘mau’ carma do que ‘bom’, isto é, que há no conjunto mais de duro labor e pesares que trabalho agradável e alegria. No período atual da evolução humana há, no reservatório de forças acumuladas por nós, individualmente, mais forças para nos dar dor do que forças de prazer. Nosso débito é maior que o nosso crédito, porque, em nossas vidas precedentes, não procuramos ser guiados pela sabedoria e preferimos viver egoisticamente, preocupando-nos pouco com quem prejudicávamos com o nosso egoísmo. Mas cada força cármica deve descarregar a sua energia, porque ‘o que o homem semeia, isso também colherá’. (...)
Tal ajustamento é feito pelos Senhores do Carma, estas inteligências benfazejas que, no Plano do Logos, agem como árbitros do Carma. Eles não recompensam nem punem; limitam-se a ajustar a operação das forças do próprio homem, a fim de que o carma o ajude a dar um passo adiante na evolução."
(C. Jinarajadasa - Fundamentos de Teosofia – Ed. Teosófica)

segunda-feira, 27 de julho de 2015

BHAGAVAD GITA


"O Bhagavad Gita é amplamente aceito como uma das grandes escrituras da humanidade. Ele contém um apelo universal. Trata da reorganização construtiva da vida, e explica como um homem deve cumprir seus afazeres e ao mesmo tempo compreender seu destino espiritual.
A mensagem principal do Bhagavad Gita é simples: uma pessoa deve cumprir suas obrigações. Se não, incorre em erro. A ação é a lei da vida; sem ação é impossível viver.
Krishna diz que, no caminho espiritual, não é preciso renunciar à ação; as ações executadas com dedicação e atitude adequada ajudam a conduzir a mente ao conhecimento.
(...) O Bhagavad Gita ensina que devemos ‘nivelar’ a mente; devemos encarar do mesmo modo tanto as circunstâncias favoráveis quanto as desfavoráveis. Prazer e dor, ganho e perda, honra e desonra devem ser vistos de modo semelhante. Isso pode ser alcançado com o controle dos desejos, da ira e da ganância, que são os três portais para o inferno. (...)"
(R. K. Langar - Uma fonte perene de inspiração espiritual Bhagavad Gita - Revista Sophia, Ano 2, nº 5 - p. 43)

domingo, 26 de julho de 2015

O PROGRESSO ESPIRITUAL


"A pessoa cresce espiritualmente à medida que a corrente de vida flui para os outros através dela. Aquele que busca ter e reter é como uma poça de água parada, coberta com o limo verde da impureza. Ele representa a estagnação espiritual. Aquele que recebe e passa adiante o conhecimento é como um lago do qual brota uma nova corrente para saciar a sede dos campos que se encontram além. Ele está para a poça como a luz do sol está para a sombra, como a saúde está para a doença."
(L.W. Rogers - O progresso espiritual - Revista Sophia, Ano 11, nº 44 - p. 06)

sábado, 25 de julho de 2015

APRENDER A COMPORTAR-SE



"Gurudeva Paramahansa Yogananda nos dizia que seu guru, Swami Sri Yukteswar, constumava dar este conselho: "Aprenda a comportar-se'. Quando Gurudeva disse-me isso a primeira vez, pensei: 'Oh, é simples. Tudo o que tenho a fazer é ser educada e amável todos os dias - não é nada demais.' Eu tinha muito a aprender! Há muita coisa em relação a isso - aprender a comportar-se é tudo. A atitude mental é tudo.
(...) Não é suficiente nos abstermos das más ações. Não é suficiente aprendermos a controlar nossas irritações a fim de que, em momentos de tensão, não digamos alguma indelicadeza. Não basta meramente calar a língua enquanto retemos o mal e a ira na mente. Precisamos superar por dentro. Se vale a pena resistir à má conduta na ação, também vale a pena resistir a ela em pensamento. Abstenha-se tanto em pensamento quanto em ação."
(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 226/227)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

DIVINDADE INTERIOR


“O espírito no homem tem consciência, sabedoria espiritual e amor que lhe são próprios e grandiosos e não são igualados pelos seus nobres reflexos chamados conhecimento e amor humanos, embora o contato com nossa divindade possa iluminá-los. Isso não é algo que ganhamos. Está sempre aí. É Verdade, é Amor, é Alegria. Em nenhum outro lugar, senão em nós mesmos, podemos encontrá-los permanentemente.”
(Clara Codd, A Técnica da Vida Espiritual, Editora Teosófica, pg.20)

quinta-feira, 23 de julho de 2015

QUE É KARMA?


"Se aceitarmos o princípio de causa e efeito na Natureza, e de ação e reação na física, não será lógico deduzir que essa lei natural se estende igualmente aos seres humanos? Uma vez entendida a consciência como fundamental em todas as coisas, a pergunta se impõe: 'Os homens não pertencem também à ordem natural?'
(...) Toda ação, todo pensamento colhe sua própria recompensa correspondente. O sofrimento humano não é um sinal de cólera de Deus ou da Natureza contra a humanidade. É, antes, a marca da ignorância da lei divina por parte dos homens. Essa lei nunca falha em sua aplicação."
(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda, Karma e Reencarnação - Ed. Pensamento, São Paulo, 2012 - p. 13)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O HOMEM E A FLOR DE LÓTUS



“Dizem as escrituras hindus que a alma do homem é como a sagrada flor de lótus. Suas raízes estão mergulhadas profundamente no lodo do rio, mas, atravessando a água, cresce até abrir na superfície, à luz do sol, sua adorável floração. Eis o Real, o Eterno em nós, o `homem para quem a hora nunca soará`, a verdadeira Fonte, mesmo nas trevas da terra, de tudo quanto é belo, encantador e verdadeiro.”
(Clara Codd, A Técnica da Vida Espiritual, Editora Teosófica, pg. 17)

terça-feira, 21 de julho de 2015

AS TRÊS VERDADES FUNDAMENTAIS




"Há três verdades teosóficas fundamentais que transformam a atitude do homem em relação à vida, quando ele começa a vivenciá-las. Estas verdades são:
1. O homem é uma alma imortal que evolui através dos tempos até tornar-se um ideal de perfeição.
2. O desenvolvimento da alma ocorre quando ela aprende a cooperar com o Plano Divino, que é a Evolução.
3. O homem aprende a cooperar com o Plano de Deus, em primeiro lugar, quando começa a ajudar seus semelhantes.”
(C. Jinarajadasa - Teosofia Prática - Ed. Teosófica, Brasília, 2012 )

segunda-feira, 20 de julho de 2015

MANTENHA-SE FLEXÍVEL E RECEPTIVO A NOVAS ORIENTAÇÕES


“Às vezes nós nos enamoramos tanto de nossas próprias ideias ou do jeito habitual de fazermos as coisas que nos ressentimos profundamente com a mínima sugestão de outro caminho que possa ser melhor ou igualmente aceitável. Digamos que no seu emprego você se esforce muito para preparar um projeto e suas ideias sejam rejeitadas. O indivíduo limitado pelo ego ficará aborrecido com tal tratamento. Mas essa não é a atitude certa. Não seja o tipo de pessoa irracionalmente apegada às próprias ideias, tipo 'a ideia é minha e é melhor usá-la, senão...' Isso se chama cegueira emocional. Apegar-se teimosamente a uma ideia só porque é 'nossa' impede que reconheçamos as oportunidades que surgem para expandir nossa percepção e entendimento.”
(Sri Daya Mata - Intuição: Orientação da Alma para as Decisões da Vida - 
Self-Realization Fellowship )

domingo, 19 de julho de 2015

SAIBA OCUPAR-SE

“Ocupar-se com eficiência é obter o melhor resultado naquilo que se faz, usando para tal o mínimo de esforço. Ter eficiência é o ideal de todo aquele que trabalha. Depende de muitos fatores, desde a natureza da obra em que nos empenhamos, ao alcance dos meios materiais e instrumentos disponíveis, mas principalmente de concentração mental dirigida ao agir. Descobrir e usar o melhor método para aumentar o rendimento da ação constitui uma arte. É uma arte que deveríamos desenvolver. Yoga é definido por Krishna, no Gita como 'excelência na ação'. O que temos de fazer devemos fazer bem-feito, pois a ação ou obra imperfeita implica realmente numa dívida, a que ficamos vinculados ou presos. Só o perfeito agir ou fazer nos liberta, segundo a escola Suddha Dharma.”

(Hermógenes - Yoga para Nervosos)

sábado, 18 de julho de 2015

O EGO




“Pois nosso Ego vive sua vida separada dentro de sua prisão de argilas sempre que se liberta das peias da matéria, isto é, durante o sono do homem físico. Esse Ego é que é o ator, o homem real, o verdadeiro ser humano. Mas o homem físico não pode sentir ou estar cônscio durante os sonhos; pois o homem externo, a personalidade, com seu cérebro e mecanismo pensante, está quase que totalmente paralisado.”
(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria)

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A ORAÇÃO


“A oração é uma ação enobrecedora quando é um sentimento intenso, um desejo ardente precipitando-se de nosso próprio coração para o bem de outras pessoas, e quando inteiramente destituída de qualquer objetivo egoísta, pessoal.”
(H. P. Blavatsky, DS,III)

quinta-feira, 16 de julho de 2015

MEDITAÇÃO VERDADEIRA


“A verdadeira meditação consiste em fechar os olhos e os ouvidos da mente para tudo, exceto para o objeto de sua devoção. Nesse sentido, fechar os olhos durante as preces é uma ótima ajuda para garantir essa concentração. A conceituação de Deus pelo homem é naturalmente limitada. Cada indivíduo tem, portanto, de pensar nEle da forma como Ele melhor lhe aparece, desde que essa concepção seja pura e edificante.”
(Mahatma Gandhi, O Caminho da Paz)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A PRECE


“A prece é uma alegria. A prece é o sol ,brilhante do amor de Deus, a prece é a esperança de felicidade eterna, a prece é a chama brilhante do amor de Deus por você e por mim. Vamos rezar uns pelos outros, pois essa é a melhor forma de amar uns aos outros.”
(Madre Teresa de Calcutá, tudo começa com a prece)

terça-feira, 14 de julho de 2015

NOSSOS INIMIGOS


“Os inimigos externos não são permanentes. Se lhes mostrarmos respeito, eles se tornarão nossos amigos. Mas o inimigo interno é um eterno inimigo a quem nunca devemos ceder. Este inimigo mora em nossos corações. Não podemos transformar todos os maus pensamentos em nossos amigos, mas precisamos confrontá-los e controlá-los.”
(Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

segunda-feira, 13 de julho de 2015

CURSO DE ENEAGRAMA


VONTADE





“Uma vez que a verdadeira Vontade é despertada, ela nunca pode novamente ser posta a dormir. Uma vez que é formada a conexão entre o ápice da verdadeira natureza de um homem e sua base no reino da matéria, esta conexão não pode, geralmente, cessar de existir. É pelo poder do Âtman, o Deus Interior, que ele realiza aquilo que de outra maneira seria um aparente milagre.”
(N. Sri Ram, Pensamentos para aspirantes ao caminho espiritual)

domingo, 12 de julho de 2015

A ESSÊNCIA E O PODER DA PRECE



“Aquele que sente fome do despertar do divino dentro de si deve se voltar para as preces. (...) Todavia, a prece não é pura repetição de uma fórmula vazia. Ao rezar, é melhor ter um coração sem palavras que palavras desprovidas de coração. A oração deve ocorrer em resposta clara ao espírito que tem fome da súplica. E assim como um homem faminto se refestela com uma deliciosa refeição, uma alma esfomeada também vai se apaziguar com uma prece sincera. E quando digo que aquele que já experimentou a mágica das preces pode até conseguir viver alguns dias sem comida, mas nem um único instante sem as preces, estou de fato compartilhando aqui um pouco da minha própria experiência - e daqueles que me acompanham. Sem preces não há paz.”
(Mahatma Gandhi, O Caminho da Paz)

sábado, 11 de julho de 2015

LÓGICA DA REENCARNAÇÃO



"A desigualdade dos homens será o resultado de um plano divino de criar deliberadamente homens desiguais? E o Criador dá a esses homens oportunidades as mais diversas, durante uma única existência, e depois recompensa-os ou pune-os de conformidade com suas obras?
Surgirão bruscamente do Nada, almas com um conjunto de qualidades morais e intelectuais nitidamente acentuadas; umas são primitivas, simples, grosseiras; outras, refinadas, inteligentes?
O homem primitivo e o outro, de alta moral, após vida relativamente curta, irão gozar juntos prazeres eternos, ou sofrer unidos, penas infindáveis?
Gozarão ou sofrerão com a mesma intensidade? Ou haverá gradação nos prazeres e nos sofrimentos, como consequência eterna de uma curta e transitória vida? 
O assunto é digno de meditação. 
(Alberto Lyra – O ensino dos Mahatmas)

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O MAL É ILUSÃO



"'O mal é a ausência da verdadeira alegria.' Essas palavras pareceram obscuras para um certa discípula quando eu as citei alguns anos depois. Eu, desde então, ponderei a expressão de maneira mais profunda e percebo que ela realmente guarda um sentido obscuro em uma verdade profunda.
O mal é ilusão. Ele é o véu que cobre a natureza alegre da alma. Alguém que sai de seu caminho espiritual fracassa ao reconhecer que, ao fazer isso, despreza a alegria de seu próprio ser. A escolha diante do aspirante espiritual deve ser levada muito a sério. Não é uma questão simples. Ela não trata de estágios relativos de realização: alegrias maiores e menores, por exemplo. É algo muito mais drástico. É simplesmente uma escolha entre alegria e sofrimento.”
(Swami Kriyananda - Diálogos com Yogananda )

quinta-feira, 9 de julho de 2015

CONHECE OS MILIONÁRIOS DA FELICIDADE!


"(...) Quando Jesus morreu na cruz não possuía mais nada; até as suas últimas vestimentas já tinham sido distribuídas pelos soldados que o vigiavam. Restavam-lhe, é verdade, os dois tesouros vivos: sua mãe e seu discípulo predileto, João; mas até deles se desfez antes do derradeiro suspiro: 'Senhora, eis aí teu filho! discípulo, eis aí tua mãe! Durante sua vida, como ele dizia, era mais pobre do que as raposas da terra e as aves do céu, não porque não pudesse ter bens externos, mas porque deles não necessitava, uma vez que possuía a plenitude do bem interno, a felicidade'.
Na véspera da sua morte voluntária, disse ele aos seus discípulos: 'Eu vos dou paz, e vos deixo a minha paz, para que minha alegria esteja em vós, seja perfeita a vossa felicidade, e nunca ninguém tire de vós a vossa felicidade'.
Assim fala um milionário de felicidade.”
(Huberto Rohden - Porque Sofremos)

quarta-feira, 8 de julho de 2015

UM CONCEITO FALSO



"O homem colérico, o sensual e o ganancioso esquecem sua posição e sua relação à sociedade, cometendo grandes erros que arruinam suas vidas e as dos outros. Muitos desses alcoólatras mentais pensam que, se exteriorizarem seus hábitos psicológicos, sentirão algum alívio. Mas o hábito autocomplacente de ceder aos maus impulsos é extremamente prejudicial, pois é através da repetição de expressões negativas que o indivíduo se torna um alcoólatra mental crônico, caindo no ridículo em qualquer tempo e lugar.”
(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem)

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMPAIXÃO: FONTE DE FELICIDADE E DE ALEGRIA



"A melhor maneira de ter certeza de que um dia nos aproximaremos da morte sem remorsos é agindo de maneira responsável e manifestando compaixão pelos outros no presente.
Como vimos, a compaixão é uma das coisas que mais dão sentido às nossas vidas. É a fonte de toda felicidade e alegria duradouras. É o alicerce de um bom coração, o coração daquele que age motivado pela vontade de ajudar os outros.
Por meio da bondade, da afeição, da honestidade, da verdade e da justiça para com todos os outros é que asseguramos nossos próprios benefícios. Essa não é uma questão para ser debatida com teorizações complicadas. É uma questão simples, de bom-senso.
Por isso, podemos rejeitar tudo mais: religião, ideologia, toda a sabedoria recebida, mas não podemos deixar escapar a necessidade de amor e compaixão."
(Dalai-Lama - O Caminho da Tranquilidade)

segunda-feira, 6 de julho de 2015

A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE


"Para que estamos aqui, senão para ajudar, amar, elevar mutuamente uns aos outros? Deve o homem espiritual pôr obstáculos ou elevar seus semelhantes? Deve ele ser um salvador da humanidade, ou alguém que retarda a evolução de seu próximo, de quem as pessoas se afastam desencorajadas? Observe como a sua influência afeta os outros, por isso seja cuidadoso sobre o modo como suas palavras afetam sua vida. Sua fala deve ser gentil e suas palavras amorosas; nenhuma calúnia, maledicência, aspereza na fala ou suspeição grosseira deve poluir os lábios que estão esforçando-se para ser o veículo da vida espiritual. A dificuldade está em nós e não fora de nós. É aqui em nossas próprias vidas e em nossa própria conduta que deve ocorrer a evolução espiritual. Auxilie os seus irmãos, e não seja ríspido com eles. Levante-os quando caírem, e lembre, se você está de pé hoje, poderá também cair amanhã, e precisar da ajuda de uma outra pessoa, para que possa levantar.”
(Annie Besant - As Leis do Caminho Espiritual - Ed. Teosófica)

domingo, 5 de julho de 2015

AJUSTE EVOLUTIVO




"A evolução é uma lei universal. Tudo está fadado à evolução. A vida que habita uma forma, busca formas cada vez mais complexas para expressar-se.
A aprendizagem do ser dá-se com sua Essência percorrendo os vários reinos da natureza, dos mais elementares aos mais elaborados. Por milhões e milhões de anos, lenta e perfeitamente, tudo na natureza evolui. Observe o encadeamento lógico dos elementos químicos, que, partindo do hidrogênio, vai-se estruturando em outros de peso atômicos mais elevados. Examine minuciosamente as várias espécies vegetais que, das características mais rudimentares, vão adquirindo complexidades crescentes, até chegarem às plantas mais evoluídas. De modo semelhante, repare a evolução na escala zoológica, desde o mais simples protozoário até a maravilha estrutural e multifuncional do ser humano. Tudo isso é prova inconteste da natureza, demonstrando a evolução. A vida expõe evidências harmônicas crescentes nas formas e funções dos seres, trabalhadas com perfeições geométricas precisas, pelo Grande Arquiteto do Universo. Tudo é prova real da natureza expondo a evolução para os que ‘têm olhos de ver’ (...)”
(Antonio Geraldo Buck - Você Colhe o que Planta - Ed. Teosófica)

sábado, 4 de julho de 2015

A MORTE DO EGO



"O que é estar morto? Pelo ângulo 'favorável', é deixar para trás os problemas. Isso vale tanto para os materialistas - que nada esperam para depois - como para os que creem em algo após a morte. Nossas contas bancárias e afetivas, tudo que era oneroso ou importante, como cabides pendurados no guarda-roupa do ego, ficam para os vivos.
Na visão dos espiritualistas, além do ganho consciencial, levamos para o outro lado o saldo final das experiências terrenas (que o mundo está aprendendo a denominar karma). Isso não deixa de ser um 'problema', se o saldo é negativo: a morte não resolve tudo. Essa circunstância afeta também os descrentes, pois a lei não para de funcionar só porque a ignoramos.
A diferença a favor dos espiritualistas é (ou deveria ser) alguma preparação para a continuidade após o suspiro final, sabendo que apenas o corpo morre. Cientes disso, naturalmente não ficaríamos identificados com esse invólucro de carne, colocando em seus contornos e profundidades toda a expectativa da vida. Isso é, porém, o que costuma ocorrer.”
(Walter Barbosa - A morte do ego - Revista Sophia, nº 53 - Ed. Teosófica)

sexta-feira, 3 de julho de 2015

KARMA INDIVIDUAL


"É aquele produzido pela pessoa e que ela mesmo terá que colher, sem envolver outras pessoas. O karma é intransferível. Cada ser traça a sua trajetória de vida. Um ser não pode carregar a cruz do outro. O papel a ser desempenhado por um ator, não pode ser desenvolvido por outro, mesmo que esteja no mesmo drama. Um pode estimular, apoiar, aconselhar o outro, mas cada um tem que carregar sua própria cruz e cada um tem a cruz que merece.
Não há dois karmas individuais iguais, assim como não há duas impressões digitais iguais.”
(Antonio Geraldo Buck - Você Colhe o que Planta - Ed. Teosófica)

quinta-feira, 2 de julho de 2015

LISONJA VERSUS VERDADE


“A lisonja pode ser boa quando estimula a pessoa a agir corretamente. No entanto, é perniciosa quando procura esconder uma ferida espiritual, permitindo que ela se inflame e envenene a alma com a ignorância. Todos gostamos de lisonjas, tal como muitas pessoas saboreiam sem saber mel envenenado. Também gostamos, no íntimo, de desculpar nossas falhas prejudiciais e esconder grandes furúnculos psicológicos que possam abalar e infectar nossa vida espiritual. (...)
Muitas pessoas preferem a bajulação à crítica inteligente e naufragam por não dar ouvidos às honestas advertências de mestres espirituais bem-intencionados. Assim, toda vez que alguém o criticar com brandura ou aspereza, pergunte-se: 'Terei sido ludibriado por palavras doces, permitindo que minha sabedoria caísse prisioneira da lisonja?'"
(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda)

quarta-feira, 1 de julho de 2015

COMPAIXÃO


“Como temos naturalmente a compaixão em nós é necessário que este sentimento se manifeste, devemos despertá-la. A violência contra uma pessoa inocente, por exemplo, pode nos indignar, escandalizar e, desta forma, ajudar-nos a descobrir a nossa compaixão. Até a exibição constante de violência pela televisão pode servir para manter-nos em estado de alerta. Entretanto, é muito perigoso quando a exposição excessiva à violência acaba nos levando à indiferença. Portanto, um dos pontos cruciais de nossos ensinamentos é como chegar ao desprendimento sem cair na indiferença.”
(Dalai Lama)