terça-feira, 30 de junho de 2015

A VERDADE


“A Verdade é uma e a mesma em todos os tempos, embora seja infinita em sua manifestação. Mas cada um deve encontrá-la pela percepção dela dentro de si mesmo. E cada um pode percebê-la somente na medida em que busca incorporá-la em sua vida, de tal modo que tudo o que ele é e faz torna-se mais e mais belo a cada dia.”
(N. Sri Ram)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

COMPAIXÃO


“Diante do sofrimento alheio, não reaja com superioridade ou arrogância. Cultivar a sabedoria ajuda-nos a evitar esses descaminhos. É difícil, porém, generalizar sobre esses princípios, pois cada ser humano possui seu próprio grau de coragem e paciência.”
(Dalai Lama)

domingo, 28 de junho de 2015

SABEDORIA



“A Sabedoria é sempre o florescimento da qualidade da vida, revelando os mais profundos significados da Vida. É a unidade do todo, refletida na unidade de uma parte. É um movimento da vida que mostra a vida em sua natureza superlativa e no melhor de si mesma. É o pensamento liberado de todas as correntes, formado por um direto impulso do céu. É um raio divino que penetra tanto o coração como a mente e os unifica. É o alento de Deus, cujo calor é vida e cuja luz é amor e beleza.”
(N. Sri Ram)


sábado, 27 de junho de 2015

CICLICIDADE


“Faça um esforço para considerar como coisas transitórias todas as circunstâncias adversas e inquietações. Como ondulações na água de um lago, elas surgem e logo desaparecem. À medida que nossas vidas são carmicamente condicionadas, caracterizam-se por infindáveis ciclos de problemas. Um problema aparece e passa e logo em seguida surge outro.”
(Dalai Lama)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

PALESTRA PÚBLICA: BUDISMO E JAINISMO


UNIDADE



“Da Realidade Única, que não é nem Espírito nem Matéria mas ambos, emana a Vida e, emanando, flui infinitamente em correntes, ramificando-se mais e mais em inumeráveis vidas individuais, cada uma especializada a seu modo, manifestando na infinita diversidade de efeitos, qualidades e capacidades. Quando este processo alcança seu limite, as vidas diferenciadas volta a unir-se, voltando a ser assim a Unidade que elas sempre foram.”
(N. Sri Ram)

quinta-feira, 25 de junho de 2015

COMPREENSÃO DA REALIDADE


“O homem pode ser simbolizado por uma correnteza, às vezes fluindo de maneira prazerosa, ampla e plácida, por prados sorridentes, ou prados estreitos e profundos, rugindo à medida que avança entre penhascos, sobre um leito de pedra. Isso é uma corrente, não de água, mas de reproduções de fatos entremeados com fantasias na mente, uma corrente coberta com bolhas representando fatos e fantasias que se formam e se quebram repetidamente. A consciência do homem é conduzida ao longo dessa correnteza, sorvendo, à medida que segue em frente, as delícias e tristezas do prazer e da dor. Os homens pensam que vivem uma vida material externa, mas na verdade vive na corrente.”
(Ernest Wood, Revista Sophia, Nº 33)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

A IGUALDADE PARA TODOS É A ESSÊNCIA DOS PRINCÍPIOS MORAIS DA VEDANTA


“A ideia de privilégio é a maldição da vida humana. É como se existissem duas forças constantemente em ação, a primeira dando origem a novas regalias, a segunda suprimindo-as. Em outras palavras, uma, instituindo o privilégio, outra, eliminando-o. E à proporção que os privilégios são eliminados, cada vez mais luz e progresso um povo alcança. Podemos observar esse esforço sendo feito à nossa volta.(...)
A ideia de que um homem nasce superior a outro não faz sentido na Vedanta, como não tem cabimento supor que entre duas nações uma seja superior à outra. Dê-lhes as mesmas condições e observe se o desempenho intelectual será o mesmo ou não. Antes disso, você não tem o direito de afirmar a primazia de uma nação sobre a outra.”
(Swami Vivekananda, O que é Religião)

terça-feira, 23 de junho de 2015

A CONQUISTA DO EGO



“Assim como somos, sem rumo, o nosso interesse egocêntrico não se harmoniza com o interesse de nosso eu mais profundo. Nós não buscamos primeiro o reino interno e somente depois o externo; ao contrário da verdadeira ordem, nós primeiro nos esforçamos pelo domínio do mundo. Se necessário, nós até mesmo negamos e sacrificamos o superior pelo inferior. Mas, ‘o que aproveitará o homem, se ganhar o mundo inteiro mas arruinar a sua vida?’[1] É o falso eu, o ego, que está obsecado com a conquista do mundo. É este ego que devemos sobrepujar a fim de ‘nascer de novo... do Espírito’.[2] A conquista do ego é na verdade a vitória sobre o mundo psíquico abstrato, construído por nós mesmos, o qual habitamos e nos mantém sobrecarregados e pesados. Aquele que sobrepujou o mundo é do alto e não deste mundo; uma tal pessoa vivendo no mundo não é impelida por desejos mundanos ou ambições. Ela faz o que lhe é exigido pelo alto, não para sua satisfação ou glória pessoal.”

[1] Mateus 16:26

[2] João 3:7-8

(Ravi Ravindra, Sussurros da Outra Margem, Editora Teosófica)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ALTRUÍSMO



“Nas circunstâncias atuais, ninguém pode se dar ao luxo de acreditar que seus problemas vão ser solucionados pelos outros. Cada indivíduo tem a responsabilidade de ajudar a levar nossa família global para o rumo certo. Ter boa vontade não é o suficiente, é preciso nos envolvermos de forma ativa.”
(Dalai Lama)

domingo, 21 de junho de 2015

A JUSTIÇA E A COMPAIXÃO DA LEI CÁRMICA

      
“A Lei é Justa, porque dá a cada um precisamente o que é devido ao bem e ao mal. Ninguém sofre mais do que o que mereceu. Ninguém gozará recompensas que não te­nha conquistado e ninguém será exaltado a expensas de outrem. A Lei é Justa, porque é a Lei, ou o Método de Deus. Temos tendência para confundir nossa arbitrária noção de justiça com a Justiça que é de Deus. Nossa jus­tiça está, invariavelmente, mesclada a outras qualidades, consciente ou inconscientemente; daí que ‘Seus cami­nhos não são os nossos caminhos, nem Seus pensamentos são os nossos pensamentos’. Ainda não. Quando nossa maneira de ser e nossos pensamentos forem os Seus, tere­mos alcançado a Meta, tornando-nos unos com Ele —‘perfeitos como nosso Pai Celeste é perfeito’ — que é o Grande Todo-Eu em cada coração.”
(Irmão Atisha, A Doutrina do Karma)

sábado, 20 de junho de 2015

A ALEGRIA DE DAR



“Eu já disse muitas vezes, e permanece verdadeiro, que enquanto a vida da forma consiste em reter, a vida do espírito consiste em dar. Foi o que fez com que o Cristo, como doador Espiritual, declarasse: ‘é mais abençoado dar do que receber’. Porque, verdadeiramente, aqueles que conhecem a alegria de dar não têm desejo pela alegria de receber; eles conhecem a fonte de alegria infinita que surge no coração à medida que a Vida flui, pois se a Vida Divina pudesse fluir e ser mantida dentro de nós, ela estagnaria, tornar-se-ia turva e inexpressiva. Porém a vida através da qual a Vida Divina flui incessantemente não é estagnada e não se turva. Quanto mais ela se propaga, mais ela recebe.”
(Annie Besant)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

DEFENDA O QUE É CERTO


"Estamos na Terra por muito pouco tempo, e logo partimos. Não se apegue nem se prenda a nada. Na primeira vez em que fui convidado para ser cidadão deste país, recusei, porque não queria ser chamado de cidadão de nenhum país. Meu país são todas as nações; sou um cidadão do mundo. Meu Pai é Deus e minha família é toda a humanidade. Quem pode me contradizer nisso? Se eu tiver de lutar, será pela justiça. Defenderei os Estados Unidos quando tiverem razão, mas não lutarei pelo país quando ele estiver errado. Sempre que seu país estiver certo, lute por ele. Sempre que sua família estiver certa, dê-lhe apoio. Sempre que seus amigos estiverem certos, colabore com eles. Vê como é claro? Você não pode negar a justiça deste princípio. Este é o princípio divino ensinado por Krishna, Cristo e todos os grandes mestres. E é o que vai trazer a paz duradoura ao mundo.”
(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Palestra Pública: Resolução de conflitos através dos Ensinamentos do Budismo Tibetano


REQUISITOS DE UM VERDADEIRO KARMA IOGUE



"Karma significa 'ação'; karma yoga é o caminho para unir o pequeno eu com Deus por meio da atividade desinteressada. Se alguém quiser conhecer Deus neste mundo, sempre se esforçará para fazer o que é correto, o que é bom, o que é construtivo; e como Paramahansaji disse: 'Pense sempre que aquilo que você está fazendo é para Deus'.
Cada um tem suas obrigações a cumprir, obrigações que lhe foram dadas por Deus e pela lei cármica, mediante os efeitos de suas ações passadas. Ele precisa cumprir essas responsabilidades e não fugir delas, fazendo o melhor possível, ao mesmo tempo em que mantém completa fé na sabedoria e na orientação de Deus. Quando alguém age para si, identifica-se com o pequeno ego. Mas quando entrega tudo a Deus, percebe sua unidade inata com o Espírito. Só poderá alcançar a perfeição por meio da karma yoga aquele que oferecer todos os frutos de suas ações a Deus. Este é um ponto muito importante a lembrar."
(Sri Daya Mata - Só o Amor)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

ALÉM DAS CRISES DA VIDA


"As crises da vida são inevitáveis e compulsórias. Mas podemos escolher como responder a elas e usá-las para nosso próprio desenvolvimento e transformação. A vida está cheia de mudanças e surpresas, dor e dificuldades, fracassos e tragédias, mas devemos aprender a transcender estas circunstâncias. Como e quanto se sofre frente ao sofrimento depende de nossa própria escolha.(...)
Pensamentos negativos podem ser expulsos da mente se a povoarmos com pensamentos positivos, como mencionado por Patañjali. Se surgir o ódio, imediatamente enchamos a mente com amor. Se aparecer o nervosismo, enchamos a mente com coragem."
(V. V. Chalam - Além das Crises da Vida - Revista Theosophia)


terça-feira, 16 de junho de 2015

CONTROLE DO CORPO EMOCIONAL

"Na aquisição de controle sobre o nosso corpo astral seremos grandemente ajudados se compreendermos alguns pontos de importância prática. O primeiro ponto a ser notado é que o controle sobre a nossa natureza emocional pode ser adquirido somente em circunstância das quais procuramos, geralmente, fugir. É somente em condições de pressão e tensão que podemos adquirir o domínio consciente sobre nossa natureza inferior, o que é um pré-requisito para nosso desenvolvimento espiritual. É somente quando vivemos cercados por objetos atraentes, que podemos desenvolver Vairagya (ausência de desejos). É somente quando temos que lidar com pessoas que antipatizam conosco, nos contrariam, ou mesmo nos odeiam, que podemos desenvolver paciência e serenidade sublimes, que são a marca do domínio sobre o eu inferior. É fácil ficar calmo e imperturbável quando estamos em circunstâncias tais em que nossa paciência não é posta à prova. É fácil ser virtuoso quando não há tentações. Mas somente aquele que permanece calmo e puro em circunstâncias difíceis deve-se considerar senhor de sua natureza inferior.”

(I. K. Taimni - Autocultura à Luz do Ocultismo)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

AÇÕES GENTIS


"(...) Um desejo de boa vontade sentido no fundo do coração é um ato de gentileza. Quando queremos doar mas estamos de mãos vazias, tudo que podemos fazer é uma oração quieta e sincera para que tudo corra bem com uma determinada pessoa. A gentileza começa consigo mesmo. Cuidado com a autocondenação; ninguém nos leva ao inferno senão nós mesmos. Cultivamos a gentileza ouvindo profundamente, ouvindo com o coração aberto. Ouvir é manter-nos quietos para que possamos ouvir a voz silenciosa de nosso irmão. (...)
Podemos estudar e conversar a respeito de coisas profundas e sublimes, mas no final toda essa informação pode ser esquecida. Podemos ouvir muitas coisas, mas sempre relembraremos o que sentimos. O que permanecerá conosco é a gentileza que experenciamos entre nós."
(Gina Paraoan - Revista Sophia, nº 40 )

domingo, 14 de junho de 2015

ATEUS E MATERIALISTAS


"(...) Materialista não é aquele que verbalmente nega o espírito. É quem, não obstante se diga espiritualista, vive neste mundo como se só acreditasse na matéria. Materialista é o 'líder espiritualista', cuja vida é uma busca incessante de satisfações materiais, de haveres e prazeres.
Espiritualista não é apenas uma doutrina, mas uma forma de viver. Ateísmo não é uma escola filosófica de negação de Deus, mas uma forma de ser e viver, da qual Deus foi em verdade expulso.”
(Hermógenes)

sábado, 13 de junho de 2015

TRANQUILIDADE



“Uma pessoa tranquila tem seus sentidos plenamente identificados com o ambiente em que se coloca. Uma pessoa inquieta não percebe coisa alguma; consequentemente, arranja dificuldades para si mesma e para os outros e se equivoca acerca de todas as coisas. Uma pessoa tranquila, em virtude do seu autodomínio, está sempre em paz com os outros, sempre feliz, sempre tranquila. Jamais permita que o centro de sua concentração se transfira da tranquilidade para a inquietude. Desempenhe as atividades apenas com concentração.”
(Paramahansa Yogananda)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

AUTODOMÍNIO




“Aprender a elevar-se acima do corpo, aprender a elevar-se acima dos desejos, aprender a elevar-se acima dos hábitos, aprender a elevar-se acima do mau humor – nisso consiste o autodomínio. Sempre que qualquer coisa vier a perturbar a mente, saiba que Deus está testando você, disciplinando-o. Se esse teste pode “derrubá-lo”, se pode afastar sua mente de Deus, se pode transtorná-lo, se pode despertar seu mau gênio, se pode fazê-lo sentir pena de si mesmo, nesse caso você encontrou um elo fraco na corrente de sua consciência."
(Sri Daya Mata )

quinta-feira, 11 de junho de 2015

RESISTA AOS APELOS DOS SENTIDOS



"84 - Se o desejo pela liberação existe em ti, os objetos sensoriais têm de ser mantidos à grande distância, como se fossem veneno. Deves constante e fervorosamente buscar a alegria como se fosse ambrosia, bem como a bondade, o perdão, a sinceridade, a tranquilidade e o autocontrole.

COMENTÁRIO - Exercita constantemente a tua vontade, deixando de lado aquilo que desejas. O desprendimento aumenta à medida que começamos a ver mais nitidamente os perigos do apego aos objetos dos sentidos. Ao mesmo tempo procura estimular a alegria, sorrindo para os teus interlocutores ou apresentando uma face tranquila para o mundo; cultiva a alegria, a bondade, o perdão, a sinceridade, a tranquilidade e o autocontrole. Aos poucos as sementes florescerão e transformarão a tua vida e os que estão à tua volta. Transformamo-nos em um centro de paz e equilíbrio no meio da convulsão que caracteriza a nossa época. Veremos então que tudo se torna diferente."
(Viveka-Chudamani - A Joia Suprema da Sabedoria - Comentário de Murillo N. de Azevedo)

quarta-feira, 10 de junho de 2015

DESENVOLVER O DISCERNIMENTO


"(...) Preste atenção as suas motivações em tudo o que fizer. Tanto o glutão quanto o iogue comem. Mas você diria que comer é pecado por ser frequentemente associado à gula? Não. O pecado está no pensamento, na motivação. O homem mundano come para satisfazer a gula e o iogue come para manter seu corpo em forma. Há uma enorme diferença. Analogamente, um homem comete um homicídio e é enforcado por isso; um outro mata muitos seres humanos no campo de batalha, defendendo a pátria, e é condecorado. Aqui, novamente, é a motivação que faz a diferença. Os moralistas fixam regras absolutas, mas estou dando-lhe exemplos para mostrar como você pode viver neste mundo de relatividades, com o autocontrole dos sentimentos, mas sem se tornar um autômato.
A maneira científica de viver é interiorizar-se e se perguntar se está agindo certo ou errado, e ser absolutamente sincero consigo próprio. Se for sincero com você mesmo, é pouco provável que aja errado e, ainda que o faça, será capaz de se corrigir rapidamente.”
(Paramahansa Yogananda)

terça-feira, 9 de junho de 2015

O MAGNETISMO DO AMOR ALTRUÍSTA



“Se quer amigos, precisa aprender a amar a todos, sem egoísmo. É errado usar as pessoas para fins egoístas. Pouquíssimas pessoas o amam pelo que você é, mas se puder amar os outros sem segundas intenções, então poderá ter magnetismo divino. Não se esqueça desta verdade. O marido deve amar sua mulher por amizade, não por causa de sua beleza física. Pense em seus amigos não por causa da riqueza que tenham, de sua aparência ou poder, e sim porque você os ama. O magnetismo do amor altruísta por todos é ainda mais elevado quando você está sempre disposto a ajudar os outros, sem outro motivo que não seja a amizade."
(Paramahansa Yogananda)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

PALESTRA PÚBLICA: NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO


OS PERIGOS DA AMBIÇÃO


"A ambição é um mal primário, mas em geral é considerada uma qualidade positiva. O homem ambicioso é admirado e seus superiores têm dele um bom conceito, porque faz o esforço necessário para obter uma promoção. Porém, do ponto de vista espiritual, a ambição é destrutiva e deve ser extirpada. Ela torna a pessoa insensível aos sentimentos e às necessidades dos outros. Toda a sua atenção está fixada no objetivo que deseja alcançar; essa concentração exclui tudo, até mesmo o sofrimento alheio. Por isso Mabel Collins aconselha, no livro Luz no Caminho (Ed. Teosófica): 'Mata a ambição.'
Embora compreendamos a natureza desse mal, não conseguimos reconhecê-lo em nós mesmos. Mas é verdade que as faltas que notamos nos outros provavelmente estão presentes, pelo menos em germe, em nós mesmos.”
(N. Sri Ram - Revista Sophia)

domingo, 7 de junho de 2015

A LEI DE AJUSTE


“Enquanto predomina em nós a ignorância, nossas ações tendem a trazer sofrimento a nós mesmos e aos demais. O homem, por não estar consciente do íntimo inter-relacionamento inerente aos processos da vida, manifestado na harmonia que podemos encontrar no seio da Natureza, age violando essa totalidade, destruindo o ambiente natural, maltratando os animais e estando em conflito com seus semelhantes, muitas vezes usando-os para a satisfação de suas ambições e de sua sede de gratificação. Todo esse modo de ação e conduta tem sua raiz numa visão egocêntrica da vida e de seus relacionamentos. Portanto, cada ação produzida nesse estado gera mais dor, conflito, sofrimento.
O sentido essencial da Lei de Ajuste - também chamada muito apropriadamente de Lei da Harmonia Universal - revela o princípio da responsabilidade, ou seja, precisamos tornar-nos responsáveis perante o mundo, perante a totalidade da vida. Então, cada ação torna-se significativa, cuidadosa, pois sabemos que ela afeta o mundo, as pessoas, podendo colaborar para a elevação e o crescimento espiritual de todos ou, ao contrário, degradando ainda mais a já triste condição humana. (...)”
(Ricardo Lindemann & Pedro Oliveira - A Tradição - Sabedoria)

sábado, 6 de junho de 2015

COM TODO O CORAÇÃO



“A clareza, que é a luz do discernimento, surge quando a pessoa se dá ao trabalho de estudar profundamente a vida por si mesma. Isso marca o começo da vida espiritual. Deve haver clareza de percepção a fim de se distinguir o que é essencial. A clareza torna possível ver que a raiz de nossos problemas é o egoísmo. Se há violência, pode-se ver a sua fonte em cada ser humano. A pessoa deve se mover do não importante para o básico, do fato superficial ao ponto fundamental.”
(Radha Burnier)

sexta-feira, 5 de junho de 2015

FELICIDADE

“Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhosos pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade.”
(Dalai Lama)

quinta-feira, 4 de junho de 2015

HÁBITOS DESTRUTIVOS

“Todos nós lutamos nossas pequenas lutas por causa de ambições sem importância e necessidades imaginárias. No reino psicológico, como no oceano, existe um processo cumulativo, como acontece com uma perturbação numa multidão. Algumas pessoas ficam assustadas, depois todo mundo entra em pânico, resultando em debandada. O mundo inteiro é assim. Nossas pequenas lutas se acumulam e se tornam guerras. Pessoas como Krishnamurti e o Dalai Lama dizem que somos responsáveis por todo o mundo. Quando não vivemos na serenidade e na paz, criamos guerras.”
(Radha Burnier)

quarta-feira, 3 de junho de 2015

COMO MUDAR O MUNDO




“O potencial para uma mudança em escala mundial é inerente à noção de que os pensamentos governam o mundo. Todos nós sabemos que é possível mudar nossas mentes. Fazemos isso todo dia. Se aceitarmos as consequências lógicas da afirmação de Platão, teremos que concluir que a mudança social começa nas mentes de homens como você e eu. Se não gostamos do mundo à nossa volta, podemos mudá-lo alterando os padrões de pensamento que o trouxeram à existência. Podemos pensar de maneira diferente e agir de maneira diferente.”
(W. D. McDavid, Revista Sophia, Nº 55)

terça-feira, 2 de junho de 2015

NOSSOS DESEJOS


“Nossos desejos são amiúde a progênie de nossas fraquezas; nossas fantasias, a criação de nossos desejos; e estas fantasias, quando se tornam ajustadas à estrutura de nossas mentes, estão todas muito propensas a serem confundidas com fatos.”
(N. Sri Ram)

segunda-feira, 1 de junho de 2015

MEDITAÇÃO


“Às vezes percebemos a paz no sentimento de ‘estar em tudo’ ou ‘conter tudo’ que a meditação provoca. Abre-se então um espaço de silêncio dentro de nós. Tudo acontece nesse silêncio, levando afinal ao samadhi, a realização de nossa natureza divina”.
(Walter Barbosa, Revista Sophia, Nº 55)