domingo, 31 de maio de 2015

DISCERNIMENTO


“Somente pela observância da Lei da Harmonia é que a vida individual futura pode ser obtida; e quanto mais o homem interno e externo se desviarem desse manancial de harmonia, cuja fonte jaz em nosso Espírito divino, tanto mais difícil será recuperar o objetivo”
(H. P. Blavatsky, Ísis,I)

quarta-feira, 27 de maio de 2015

TOLERÂNCIA E PACIÊNCIA



“Quando falamos a respeito da violência, precisamos compreender que nos referimos a um fenômeno cujo resultado quase sempre é imprevisível. Mesmo quando a motivação daquele que realiza um ato de violência é pura e positiva, é muito difícil prever as consequências da violência quando ela é usada como um meio. Por esse motivo, é sempre melhor evitar uma situação que possa exigir meios violentos. Contudo, tolerância e paciência não implicam em submissão ou omissão diante da injustiça.”
(Dalai Lama)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

A ORAÇÃO



"Quando orarmos, devemos tentar ao máximo concentrar toda nossa atenção em Deus, em vez de dizer “Deus, Deus, Deus” e deixar que a mente se demore em outra coisa. Tive uma tia que costumava dizer suas orações com o auxílio de um rosário. Quase sempre se podia vê-la com os dedos ocupados no rosário. Um dia, porém ela chegou-se a mim e confessou que embora tivesse feito isso por quarenta anos Deus jamais respondera às orações dela. Não admira! As 'orações' dela mal ultrapassavam um hábito físico nervoso. Quando estiver orando, não pense em qualquer coisa que não o Espírito.”
(Paramahansa Yogananda)

domingo, 24 de maio de 2015

NATUREZA

"Dependemos da natureza não apenas para nossa sobrevivência física. Precisamos dela também para mostrar-nos o caminho para dentro de nós, para libertar-nos da prisão da mente. Ficamos perdidos fazendo coisas, pensando, lembrando, prevendo - perdidos nas complicações e no mundo de problemas. (...)

Sempre que você presta atenção em alguma coisa natural, em qualquer coisa que existe sem a intervenção humana, você sai da prisão do pensamento e de certa forma entra em conexão com o Ser no qual tudo o que é natural ainda existe.
Prestar atenção numa pedra, numa árvore, num animal não é pensar nele, mas simplesmente percebê-lo, tomar conhecimento dele.”
(Eckhart Tolle)

sábado, 23 de maio de 2015

O AMOR COMPENSA


“Nada se logra com o ódio e a raiva. O amor compensa. Você pode derrubar alguém, mas depois que a pessoa se reerguer, ela tentará destruí-lo. Você acha que venceu? Não, não venceu. A única vitória é pelo amor. E quando não conseguir vencer, fique em silêncio ou vá embora, e ore pela pessoa. É assim que se deve amar. Se praticar isso, terá paz além do imaginado. E saberá que Cristo existe. Seja vitorioso desta maneira. Vença as qualidades obscuras que causam grandes sofrimentos e ferem a alma. Livre-se delas; pulverize-as. Eu destruí esses inimigos; agora estou livre. Destrua-os você também."
(Paramahansa Yogananda)

A ALMA DO ASCETA





"Somente na alma do asceta reina a Paz. Ele não quer mais do que tem. Não anseia tornar-se o que ainda não é. Não se angustia nem mesmo com a estupidez dos homens. Não se filia a doutrinas que deve defender ou impor. Não persegue ilusões. Não teme a morte. Nunca se sente pobre. Não deseja poderes, honras, lugares, haveres... Não reprime. Não se reprime. Não se engana. Não engana. Não explora. Mas também nada tem e, se nada tem, não anseia aumentar ou guardar. Não se perturba, pois nada o ameaça. Não se ira, pois nEle só tem uma estrela a supri-lo com Infinito, Beleza, Justiça, Amor, Verdade, Beatitude...
Sua estrela é ele mesmo."
(Hermógenes)

Palestra Pública - Tema: Meditação



QUE É SER FELIZ?


"(...) Onde não há autoconhecimento, experiência da realidade divina do Eu espiritual, não há felicidade, paz, alegria. Enquanto o homem conhece apenas o seu ego físico-mental-emocional, vive ele no plano da guerra e do armistício; quando descobre o seu Eu espiritual, faz o grande tratado de paz e de alegria no templo da Verdade Libertadora.”
(Huberto Rohden )

sexta-feira, 22 de maio de 2015

AFETO FAMILIAR



“A atmosfera em que uma criança vive o seu dia-a-dia e que é percebida por ela é um dos elementos mais importantes para determinar se a sua vida será bem-sucedida. Em uma família em que existe o amor e compaixão, as crianças serão adultos mais felizes e realizados. Sem amor, toda a sua vida futura corre o risco de ser estragada, arruinada. O afeto tem portanto uma influência decisiva no desenvolvimento das crianças.”
(Dalai-Lama)


quinta-feira, 21 de maio de 2015

PAZ


“Haverá paz dentro de nós mesmos e em todo mundo somente quando houver respeito pela lei e ordem universal, por aquela lei que é a lei da Natureza e a Divina dispensação que podemos observar no processo universal. Somente quando aceitarmos e nos submetermos absolutamente a esta dispensação poderá haver paz em nossos próprios corações e em nosso mundo.”
(N. Sri Ram)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

ALTERNÂNCIA


“As plantas pereceriam em seu primeiro estágio de existência se permanecessem expostas à luz solar constante: a alternância de noite e dia é essencial para seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. A Bondade, de modo semelhante, rapidamente deixaria de sê-lo se não fosse alternada a seu oposto. Na natureza humana, o mal demonstra o antagonismo da matéria ao Espírito, e cada um deles é por esse meio purificado de maneira apropriada. No cosmos, o equilíbrio deve ser preservado; a atividade dos dois oponentes produz harmonia, como as forças centrípeta e centrífuga, sendo cada uma necessária à outra. Se uma for impedida, a ação da outra imediatamente será destrutiva.”
(H. P. Blavatsky, Ísis sem Véu)

terça-feira, 19 de maio de 2015

IMPERMANÊNCIA


“No mundo que tontamente tomamos como real, mas em verdade é de aparências, tudo nasce e morre, tudo sobe e desce, o que cresce míngua, o que brilha se apaga, o que se lucra se perde, tudo que ilude desilude, tudo que diverte terminará…
Você ainda pretende, mesmo assim, querer construir sua segurança num tal mundo?
Por que não tomar uma nova direção?
Por que não encarar a verdade?
Por que não começar a renunciar ao mutável e inconsistente mundo de meras aparências, ora atraentes, ora ameaçadoras, ora de risos, ora de gemidos?
Por que não tratar de procurar aquilo que eternamente É?!”
(Hermógenes)




segunda-feira, 18 de maio de 2015

SERVIÇO


“Se é para você ser de real serviço, você deve estar cheio de reverência pelo eu interior que está buscando expressar-se de sua própria maneira em todos os outros indivíduos. Você deve acercar-se da pessoa a ser auxiliada numa atitude de buscar compreender, numa atitude de respeito. Então, se você puder dar-lhe algo que será de valor em seu caminho particular e no estágio particular em que ela o está trilhando, isto é verdadeiro serviço.”
(N. Sri Ram)

domingo, 17 de maio de 2015

O DEUS INTERIOR

“A natureza é trina. Existe uma natureza visível, objetiva; uma natureza inivisível, interna, vitalizante, o modelo exato da outra e seu princípio vital; e acima dessas duas, o Espírito, fonte de todas as forças, o único eterno e indestrutível. As duas inferiores mudam constantemente; o terceiro, superior, jamais.”
(H. P. Blavatsky, Ísis sem Véu)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

INOFENSIBILIDADE



“O melhor meio que dispomos para defender-nos de ofensas, insultos, agressões e desrespeitos consiste em colocarmo-nos numa altura em que ofensas, insultos, agressões e desrespeito não nos alcancem.
Os garotos atiram pedras nos frutos das mangueiras, mas conseguem atingir somente as mangas dos galhos mais baixos. As lá do alto não são forçadas a cair. Caem por si mesmas, na hora em que a natureza permite.
Acho que podemos concluir que se nos fazemos inofendíveis, tornamo-nos invulneráveis, e se, continuarmos ofendíveis, teremos que travar uma incessante batalha defensiva, mas, fatalmente virão a nos derrubar.
Seu ego é sua parte ofendível. Sua essência divina nada e ninguém conseguem ofender. Desidentifique-se do ego. Identifique-se com a Essência.”
(Hermógenes)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

COMPAIXÃO, SOLIDARIEDADE E AMOR - AS FORÇAS QUE CURAM


"A força do amor e da piedade humana nunca é desperdiçada, mas sim cuidadosamente preservada. O menor pensamento de solidariedade para com um indivíduo diminui o sofrimento do todo. Devemos inundar toda nossa natureza, portanto, com a mais profunda solidariedade e, através deste ato, diminuir o pesado karma de doença que paira sobre o mundo. Pense no amor e assim diminua o ódio; pense na alegria e diminua a tristeza; pense na saúde e diminua a doença; pois estes pensamentos pertencem à luz solar da manifestação e aumentam o seu poder de modo que os homens tornam-se menos propensos a desgarrar-se na escuridão de onde brota a doença.”
(Geoffrey Hodson - Saúde e Espiritualidade, Uma Visão oculta da Saúde e da Doença - Ed. Teosófica, Brasília - p. 22/23)

domingo, 10 de maio de 2015

PRÁTICAS DIÁRIAS




"Todas as noites, permaneça em silêncio tranquilo por pelo menos meia hora, de preferência por muito mais tempo, antes de recolher-se e, novamente, de manhã, antes de começar as atividades do dia. Isto produzirá um indômito e indestrutível hábito interno de felicidade que o tornará capaz de enfrentar todas as situações de provas na batalha da vida cotidiana. Tendo no interior essa felicidade imutável, ocupe-se em procurar atender às exigências de suas necessidades diárias."
(Paramahansa Yogananda)


sábado, 9 de maio de 2015

CONTROLE DO CORPO EMOCIONAL


"Na aquisição de controle sobre o nosso corpo astral seremos grandemente ajudados se compreendermos alguns pontos de importância prática. O primeiro ponto a ser notado é que o controle sobre a nossa natureza emocional pode ser adquirido somente em circunstância das quais procuramos, geralmente, fugir. É somente em condições de pressão e tensão que podemos adquirir o domínio consciente sobre nossa natureza inferior, o que é um pré-requisito para nosso desenvolvimento espiritual. É somente quando vivemos cercados por objetos atraentes, que podemos desenvolver Vairagya (ausência de desejos). É somente quando temos que lidar com pessoas que antipatizam conosco, nos contrariam, ou mesmo nos odeiam, que podemos desenvolver paciência e serenidade sublimes, que são a marca do domínio sobre o eu inferior. É fácil ficar calmo e imperturbável quando estamos em circunstâncias tais em que nossa paciência não é posta à prova. É fácil ser virtuoso quando não há tentações. Mas somente aquele que permanece calmo e puro em circunstâncias difíceis deve-se considerar senhor de sua natureza inferior.”
(I. K. Taimni - Autocultura à Luz do Ocultismo)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A MEDITAÇÃO


"Pela meditação nós unimos a pequena alegria da alma com a grande alegria do Espírito. O ato da meditação não deve ser confundido com o ato da concentração comum. A concentração consiste em retirar a atenção de distrações e focalizá-la em qualquer pensamento em que estejamos interessados. A meditação é uma forma especial de concentração na qual libertamos a atenção da inquietude em nós e a focalizamos em Deus. A meditação é, portanto, a concentração que usamos para conhecer Deus."
(Paramahansa Yogananda)

quarta-feira, 6 de maio de 2015


RENASCIMENTOS E EVOLUÇÃO



"O renascimento está em toda a natureza numa evolução cíclica. Ciclos menores estão contidos em ciclos maiores e tudo está num contínuo vir a ser. Em polos opostos, a divindade manifestou-se e, nessa polaridade, há a construção, a destruição e a reconstrução, períodos de atividades, de repousos, e de novas atividades. (...)
O homem não foge à regra e está inserido nesse mecanismo cósmico de nascer, renascer e evoluir sempre.
(Antonio Geraldo Buck )

terça-feira, 5 de maio de 2015

O CONHECIMENTO


“Quando educamos nossas crianças para adquirirem conhecimentos sem compaixão, é muito provável que sua atitude com os outros venha a ser uma combinação de inveja daqueles que ocupam posições superiores às suas, competitividade agressiva para com seus pares e desdém pelos menos afortunados, o que leva a uma propensão para a ganância, para a presunção, para os excessos e, muito rapidamente, para a perda da felicidade.
Conhecimento é importante. Muito mais importante, porém é o uso que fazemos dele. Isso depende da mente e do coração de quem o faz.”
(Dalai-Lama)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

DESTINO E LIVRE-ARBÍTRIO



"O destino e o livre-arbítrio sempre existiram. O destino é o resultado de ações passadas e diz respeito ao corpo. Deixe o corpo agir como lhe aprouver. Por que ficar preocupado com isso? Por que prestar atenção nele? O livre-arbítrio e o destino durarão enquanto o corpo durar. Mas a Sabedoria (Jñana) transcende a ambos. O Eu Real está além do conhecimento e da ignorância. O que quer que aconteça, é resultado de nossas ações passadas, da Vontade Divina e de outros fatores."
(Vida e Ensinamentos de Sri Ramana Maharshi )

domingo, 3 de maio de 2015

PENSAMENTOS POSITIVOS


Evite olhar a vida de modo negativo. Por que baixar o seu olhar para os esgotos quando há encanto por todos os lados? Pode-se sempre achar alguma falha, mesmo nas maiores obras de arte, da música e da literatura. Mas não é bem melhor gozar seu encanto e grandiosidade? A vida tem um lado claro e outro escuro, pois o mundo da relatividade é composto de luz e sombras. Se você deixar que os seus pensamentos se ocupem com a maldade, você se tornará feio. Veja o bem em tudo e você absorverá a qualidade da beleza.
(Paramahansa Yogananda)