quinta-feira, 30 de abril de 2015

PAZ

"Tristeza, doença e fracasso são consequências naturais de transgressões das leis de Deus. A sabedoria consiste em evitar tais violações e encontrar paz e felicidade em si mesmo, através de pensamentos e ações que estejam em harmonia com o seu verdadeiro Ser. Controle a sua mente com sabedoria, direcionando-a para os aspectos positivos da vida. Não se satisfaça com as gotas de sabedoria das escassas fontes terrenas; antes, busque a sabedoria desmedida das mãos de Deus, tão generosas e que tudo possuem."

(Paramahansa Yogananda)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ELE É ONIPRESENTE, ONISCIENTE E ONIPOTENTE


"Deus não é uma pessoa que reside fora de nós mesmos, tampouco os coloca distante do universo. Ele está presente em tudo e é, ao mesmo tempo, onisciente e onipotente. Ele não precisa de preces ou de súplicas. Sendo inerente a todos os seres, Ele ouve tudo e consegue decifrar nossos pensamentos mais íntimos. Ele sobrevive em nosso coração e está mais próximo de nós que as unhas em nossos dedos.”
(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz)

sexta-feira, 17 de abril de 2015

GRATIDÃO


“Nós queremos muito rezar e, então, fracassamos. Desencorajamo-nos e desistimos da prece. Deus permitiu o fracasso, mas ele não quis o desencorajamento. Ele quer que sejamos mais parecidos com as crianças, mais humildes, mais agradecidos quando oramos.” 
(Madre Teresa de Calcutá)

quinta-feira, 16 de abril de 2015

EQUANIMIDADE



“Há muitos que encontram paz no sentimento do bastante.
Satisfeitos com o que conseguem ser, ter e fazer, não lutam por mais. Não batalham pelo que lhes agrada ou interessa. Não fogem angustiados do que lhes seria ameaça.
É preciso ter uma boa dose de discernimento para, nesta equanimidade, não se corromper e entregar-se a um comodismo covarde e estagnado.
Para a maioria, só tem paz quem conquistou segurança. E segurança para eles significa ter cada vez mais, fazer e ser cada vez mais. Na luta por ser, ter e fazer mais, a Paz é a primeira a ser sacrificada.
A sabedoria diz como ser equânime e estar contente sem ser infecundo e inerte, horizontal e apático. Ela diz que há hora de agir e hora para meditar, hora de produzir e hora para descansar, hora de brincar e hora de austeridade. Ela nos ensina que antes de querer mudar-nos precisamos conhecer-nos.”
(Hermógenes – Mergulho na paz)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

SERENIDADE


“A percepção de que todo o poder para pensar, falar, sentir e agir vem de Deus e de que Ele está sempre conosco, inspirando-nos e orientando-nos, faz com que nos libertemos instantaneamente do nervosismo. Com essa percepção vêm cintilações instantâneas de alegria divina; às vezes poderá ocorrer uma profunda iluminação que permeie o ser da pessoa, expulsando a própria ideia de temor. Como um oceano, o poder de Deus varre tudo, invadindo impetuosamente o coração como uma enchente purificadora, removendo todas as obstruções da dúvida ilusória de nervosismo e de temor. A ilusão da matéria, a consciência de ser apenas um corpo mortal é superada quando se entra em contato com a doce serenidade do Espírito, o que se pode alcançar pela meditação diária. Então, você saberá que o corpo é uma pequena borbulha de energia no oceano cósmico de Deus.”
(Paramahansa Yogananda – Paz Interior)

terça-feira, 7 de abril de 2015

O PRINCIPAL ENSINAMENTO DE JESUS: COMO TORNAR-SE UM CRISTO


"Receber Cristo não se dá por simples afiliação a uma igreja, nem por rituais externos de reconhecimento de Jesus como salvador sem contudo o conhecer de fato por meio de contato com ele em meditação. Conhecer Cristo significa fechar os olhos, expandir a consciência e aprofundar a concentração de tal modo que, através da luz interior da intuição da alma, se possa participar da mesma consciência que Jesus tinha."

(Paramahansa Yogananda - A Yoga de Jesus)

domingo, 5 de abril de 2015

ATITUDE FUNDAMENTAL DO BHAGAVAD GITA


"Segundo a concepção cósmica da filosofia oriental, toda a atividade do homem profano é fundamentalmente trágica, eivada de culpa, ou karma, porque quem age é o ego, e esse ego é uma ilusão funesta, e tudo o que o elo ilusório faz é necessariamente negativo, contaminado de culpa e maldade. 
Se tal é toda e qualquer atividade do homem profano, então estamos diante de um dilema inevitável: ou agir e onerar-se de culpa - ou não agir e assim preservar-se da culpa.
Grande parte da filosofia oriental optou pela segunda alternativa do dilema: não agir, entregar-se a uma total inatividade, abismar-se numa eterna meditação passiva, a fim de não aumentar o débito negativo do karma. 
O Bhagavad Gita, porém, não recomenda nenhuma dessas duas alternativas: nem o não agir e preservar-se de culpa, nem o agir e cobrir-se de culpa. O Gita descobriu um terceiro caminho: o do agir sem culpa ou karma. OBhagavad Gita recomenda o caminho do reto agir, equidistante do falso agir e do não agir.”
(Huberto Rohden - Bhagavad Gita)

sábado, 4 de abril de 2015

NÃO TER MEDO SIGNIFICA TER FÉ EM DEUS


"O fato de medos subconscientes repetidamente invadirem a mente, mesmo que haja forte resistência mental, indica um padrão cármico profundamente arraigado. O devoto precisa esforçar-se ainda mais para desviar a atenção do problema preenchendo a mente consciente com pensamentos de coragem. Além disso, e mais importante ainda, deve entregar-se completamente às mãos seguras de Deus. Para ser digno de Autorrealização, é preciso ser destemido."
(Paramahansa Yogananda - Viva sem Medo)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

NATUREZA HUMANA


“Se a espécie humana fosse intrinsecamente agressiva, teríamos nascido com garras e dentes afiados - mas os nossos são miúdos, bonitos e muito frágeis! Tudo isto significa que não temos a aparelhagem básica para agirmos como seres agressivos. Até mesmo a nossa boca é bem pequena. Em vista disso, acredito que a natureza básica da espécie humana deve ser pacífica."
(Dalai-Lama - O Caminho da Tranquilidade)