sábado, 28 de fevereiro de 2015

A PACIÊNCIA É NECESSÁRIA PARA O SUCESSO

"A prece verdadeira é um escudo absoluto e uma proteção contra... o mal. Todavia, o sucesso nem sempre responde aos nossos primeiros esforços na forma de preces fervorosas. Temos de lutar contra nós mesmos; temos de acreditar apesar de nós mesmos, pois os meses são como os anos. Se quisermos perceber a eficácia de nossas orações temos de cultivar a paciência ilimitável. Haverá momentos de escuridão, desapontamento e coisas piores; mas precisamos ter a coragem suficiente de batalhar contra tudo isso e de não sucumbir à covardia. Não existem recuos para os homens que rezam. Do mesmo modo como uma semente semeada apenas dará frutos na época correta, também poderá demorar algum tempo até que suas preces venham do coração.”

(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz )

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ILUSÃO



“Os conquistadores que se empenham em serem senhores do mundo pela força e pelas armas jamais herdam outra coisa além de ansiedades, aborrecimentos e dores de cabeça. Os avarentos que acumulam riquezas enormes, não fazem mais do que acorrentarem-se ao ouro – jamais o possuem realmente. Mas o homem que abandona o sentimento de apego prova as vantagens que os bens proporcionam, sem a angústia que a posse acarreta.”
(Swami Prabhavananda – O Sermão da Montanha segundo o Vedanta)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CURSO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM ASTROLÓGICA


SERENIDADE


“Uma pessoa tranquila tem seus sentidos plenamente identificados com o ambiente em que se coloca. Uma pessoa inquieta não percebe coisa alguma; consequentemente, arranja dificuldades para si mesma e para os outros e se equivoca acerca de todas as coisas. Uma pessoa tranquila, em virtude do seu autodomínio, está sempre em paz com os outros, sempre feliz, sempre tranquila. Jamais permita que o centro de sua concentração se transfira da tranquilidade para a inquietude. Desempenhe as atividades apenas com concentração.”
(Paramahansa Yogananda – Paz Interior)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PALESTRA PÚBLICA: ESTUDOS SOBRE O BHAGAVAD GITA


O QUE É A VIDA?



“Você é imortal e está dotado da alegria eterna. Jamais esqueça isso enquanto brinca com a vida mortal passível de transformações. Este mundo não é senão um palco em que você representa seus papéis sob a direção do Encenador Divino. Desempenhe-os bem, sejam eles trágicos ou cômicos, lembrando-se sempre de que sua verdadeira natureza é a Bem-aventurança eterna e nada mais. A única coisa que jamais o abandonará, uma vez que você transcenda todos os estados mentais instáveis, é a alegria de sua alma.”
(Paramahansa Yogananda – Paz Interior)

sábado, 21 de fevereiro de 2015

YAMA E NIYAMA



A firmeza da coragem moral pode ser alcançada pelo cultivo de Yama, as abstenções religiosas: abster-se da crueldade, da desonestidade, da cobiça, do viver desnatural e das posses desnecessárias; e de Niyama, as observâncias religiosas: pureza do corpo e da mente (purificar o corpo externa e internamente de todas as matérias estranhas que, fermentando, criam diferentes tipos de doenças no organismo, e purificar a mente de todos os preconceitos e dogmas que deixam a pessoa intolerante); contentamento em todas as circunstâncias; e obediência aos sagrados preceitos dos santos personagens.”
(Swami Sri Yukteswar – Ciência Sagrada)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CURSO - INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TEOSÓFICO


A DIFERENÇA ENTRE O HOMEM E DEUS



“Qual a diferença entre o homem e Deus? O homem, se você o ferir apenas uma vez, esquecerá toda a bondade anterior que você lhe fez e se lembrará sempre da única vez em que você falhou. Mas, se você se esquecer de Deus e pecar contra ele centenas de vezes, ainda assim ele olvidará todas as faltas e se lembrará das poucas vezes em que você rezou a ele com sinceridade. O pecado existe apenas nos olhos no homem. Deus não olha para os pecados do homem.”
(Swami Prabhavananda – O Sermão da Montanha segundo o Vedanta)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

UM PRESENTE DA ALMA

"(...) Ao estabelecer corretas relações dentro de nós e com aqueles que estão mais próximos, ajudamos a estabelecer corretas relações em nosso mundo e em nossa comunidade. E à medida que cada vez mais pessoas vibrarem em sintonia com suas almas e aprenderem a estabelecer corretas relações, podemos ter esperanças a respeito de um tempo em que teremos corretas relações entre diferentes etnias e diferentes nações. Isso brilha como uma visão de paz na Terra para a humanidade.”

(Teresa McDermott - O Segredo dos relacionamentos corretos - Revista Sophia)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

NOSSO POTENCIAL INFINITO


"(...) O ímpeto para ser e fazer o que seja o mais nobre o mais belo do que sejamos capazes é a mola propulsora de todas as realizações elevadas. Empenhamo-nos pela perfeição aqui na Terra porque ansiamos por recuperar nossa unidade com Deus. A alma é absolutamente perfeita, mas quando se identifica com o corpo, como ego, as imperfeições humanas distorcem sua expressão. (...) A yoga nos ensina a conhecer a natureza divina em nós mesmos e nos outros. Por meio da meditação iogue podemos ter consciência de que somos deuses.
(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz)

domingo, 15 de fevereiro de 2015

DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES ESPIRITUAIS



“É importante a forma como nos examinamos. Existe uma maneira de examinar que conduz à sabedoria, mas ela reside no desapego, na tranquila aceitação da própria pessoa em seu estado de tranquilidade. H. P. Blavatsky fala de examinar o eu inferior à luz do Eu Superior. Quando usamos as palavras ‘o Eu Superior’, não sabemos o que vem a ser; a frase para nós tem um significado muito reduzido na prática, mas isso não deveria ser assim. Evidentemente ‘a Luz do Eu Superior’ significa objetivamente com serenidade, sem qualquer tipo de condenação ou justificação próprias, uma tentativa desapaixonada e objetiva de ver as coisas como são.”
(N. Sri Ram - Em Busca da Sabedoria)

sábado, 14 de fevereiro de 2015

AUTOANÁLISE



"Vamos sair dos limites do ego e percorrer os vastos campos do progresso da alma. Assim como o tempo prossegue, assim também deve sua alma prosseguir em direção a uma expansão maior da vida no Espírito. A iniciativa de cumprir seu mais importante dever na vida costuma ficar enterrada sob o entulho acumulado dos hábitos humanos. Você deve livrar-se dessa influência humilhante e começar a plantar as sementes do êxito almejado. A vida vale a pena quando se realiza o trabalho mais essencial, o de descobrir o significado e os verdadeiros valores da existência.”
(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem )

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O PAPEL DO SER HUMANO


"Um ponto importante que sobressai em quase todas as referências ao plano divino para o progresso e perfeição da humanidade é a ênfase invariavelmente posta sobre a necessidade de nós, seres humanos, cooperarmos conscientemente com aquele plano e nos elevarmos acima do eu separativo com seus desejos autocentrados, e nos mover rumo a um amor mais amplo, de serviço e de dedicação ao bem da humanidade.”
(Surendra Narayan - Reflexões sobre o plano divino - Revista Theosophia)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

WORKSHOP VIVENCIAL - ENEAGRAMA


VER SOMENTE O BEM


“(...) a mosca pousa tanto na imundície como no mel, mas a abelha busca apenas o mel e foge da imundície. Por isso, um dos primeiros votos propostos ao aspirante espiritual é: “Que eu possa seguir o exemplo da abelha, e não o da mosca.” À medida que progredimos na vida espiritual, aprendemos a ver o bem em todos, aprendemos a ter amor, simpatia e compaixão por todos. Os homens verdadeiramente santos têm essa atitude para com a humanidade: se tivermos a menor gota de bondade dentro de nós, eles verão um oceano de bondade dentro da gota – não porque sejam por demais otimistas, mas porque enxergam a possibilidade de crescimento futuro e o realçam. Sabem que pela graça de Deus o homem pode libertar-se num instante de todo pecado e escravidão.”
(Swami Prabhavananda – O Sermão da Montanha segundo o Vedanta)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PERSISTÊNCIA


“As pessoas, em sua maioria, são como borboletas que adejam sem objetivo. Jamais parecem chegar a lugar algum ou parar por mais de um instante antes de serem atraídas por alguma diversão nova. A abelha trabalha e se prepara para tempos difíceis. Mas a borboleta vive só para o dia de hoje. Quando o inverno chega, a borboleta se vai, enquanto a abelha armazenou alimento para viver. Aprenda a colher e a armazenar o mel da paz e do poder de Deus.”
(Paramahansa Yogananda – Paz Interior)

domingo, 8 de fevereiro de 2015

O DEVER DE CADA UM


"A ninguém é dado começar a reformar um país ou uma nação sem antes reformar a si mesmo. O primeiro dever de cada homem é realizar sua Verdadeira Natureza. Se, depois disso, ele sentir vontade de reformar o país ou a nação, que o faça, sem dúvida. Swami Ram Tirtha proclamou: "Precisa-se de reformadores - mas reformadores que queiram reformar a si mesmos em primeiro lugar". Não há duas pessoas que sejam iguais ou ajam da mesma maneira neste mundo. As diferenças externas estão fadadas a persistir, por mais que tentemos eliminá-las. A única solução é que cada homem realize sua Verdadeira Natureza."
( Sri Ramana Maharsh, Pérolas de Sabedoria)

sábado, 7 de fevereiro de 2015

AS LEIS INFALÍVEIS DA AMIZADE

“Não considere ninguém um estranho. Aprenda a sentir que todos são seus parentes. O amor familiar é apenas um dos primeiros exercícios no curso de Amizade do Divino Mestre, elaborado para ensinar aos nossos corações o amor abrangente. O sangue vital de Deus circula nas veias de todos os povos. Como pode alguém odiar um ser humano de outra raça sabendo que Deus vive e respira em todas? Somos americanos, indianos, etc., por pouco tempo; mas somos filhos de Deus para sempre. A alma não pode ficar confinada em limites traçados pelo homem; sua nacionalidade é o espírito e seu país é a Onipresença.”

(Paramhansa Yogananda)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ALTRUÍSMO



"Estão fadados ao desapontamento os homens que se filiam à Sociedade Teosófica com o propósito único e egoísta de alcançar poderes, fazendo da ciência oculta seu único ou principal escopo - isto, mesmo que a ela não se filiem."
 (M., Meditações - Excertos de Cartas dos Mestres de Sabedoria)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O DEUS SUPREMO

"Deus é totalmente bom. Não há mal dentro dele. Deus fez o homem à própria imagem. Infelizmente para nós o homem se amoldou a partir de si mesmo. E essa arrogância levou a humanidade a um mar de problemas. Deus é o perfeito alquimista. Em sua presença todo o ferro e todo o lixo se transformam em ouro puro. Similarmente, todo o mal se transfigura no bem."

(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

FUJA DA PRISÃO DO DESTINO


"Embora a vida pareça caprichosa, incerta e cheia de todo tipo de problemas, temos sempre a proteção orientadora e amorosa de Deus. Estamos numa espécie de cadeia, aprisionados pelas consequências de atos equivocados. Mas podemos fugir da prisão e voltar à união com Deus. Embora cercados pelas barras do destino - maldade, problemas morais, fraquezas, doenças, dificuldades financeiras - temos em nós o poder de quebrá-las."
(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SILENCIE PARA OUVIR DEUS


"Quando seu anseio por Deus é sincero e total, sempre que você se interiorizar e pronunciar silenciosamente o nome do Amado Divino, seu coração transbordará de amor e alegria. Isso é o que todos nós queremos. Não há palavras que possam descrever essa alegria, esse amor irresistível. Entendo a facilidade com que os santos passam toda uma vida observando o voto de silêncio, por causa da bem-aventurada conversa interior que há entre Deus e Seus verdadeiros devotos! Os santos preferem não falar muito, para evitar que as explosivas bombas de suas palavras abafem a doce voz interior de Deus."
(Sri Daya Mata - No Silêncio do Coração)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A VOZ INTERIOR

"O homem é um ser falível. Ele nunca tem certeza de seus passos. Aquilo que ele pode considerar como resposta para suas preces pode ser um eco do seu orgulho. Para ser guiado de maneira infalível o homem precisa possuir um coração perfeitamente inocente e incapaz de cometer maldades. Não posso fazer tal afirmação, pois minha alma é imperfeita e errante, e continua a lutar e a se esforçar para se aprimorar."

(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz)

domingo, 1 de fevereiro de 2015

FAÇA A SUA POUPANÇA



“Se você ficar o tempo todo emitindo cheques sem depositar nenhuma quantia em sua conta bancária, ficará sem dinheiro. O mesmo acontece na vida. Sem depósitos regulares de paz na conta da vida, você acabará por exaurir a sua força, tranquilidade e felicidade. Por fim, estará falido – emocional, mental, física e espiritualmente. Mas a comunhão diária com Deus reabastecerá continuamente sua conta bancária interior.”
(Paramahansa Yogananda – Paz Interior)