sábado, 31 de janeiro de 2015

O RISO



"É muito natural na gente jovem a propensão para divertir-se, regojizar-se, ler e ouvir coisas amenas, e rir-se alegremente por elas. Isto é perfeitamente lícito e inofensivo. Se as pessoas pudessem ver o efeito produzido no corpo astral por um riso franco e jubiloso, convencer-se-iam de que é tão benéfico como o da comoção provocada no fígado e demais vísceras pelo passeio a cavalo. Mas se lhes fossem visíveis os efeitos dos contos e anedotas picantes, notariam espantosa diferença, pois as formas assim engendradas são inteiramente malignas e permanecem longo tempo no corpo astral com risco de atrair outra categoria de aborrecíveis entidades. Aqueles que se aproximam dos Mestres têm de estar livres de tão funestas influencias, como também de tudo o que é turbulento e escabroso. Os jovens devem precaver-se constantemente contra qualquer reincidência em necessidade e puerilidade.”
(C. W. Leadbeater - Os Mestres e a Senda)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

KARMA E VIDA ASTRAL


"Um sentimento de amor ou ódio, de simpatia ou antipatia, de alegria ou tristeza, avoluma-se no plano astral. No ser que desencarnou com um vício, suas partículas astrais que eram alimentadas por esse vício, passa a vibrar mais intensamente pelo apetite não satisfeito. Como no mundo astral não há substância capaz de nutrir esse vício (seja o fumo, o álcool, psicotrópicos, etc.), pois esses elementos motivadores da dependência emocional estão no plano físico (e não no astral), o ser desencarnante sofre pelo desejo impossível de se satisfazer. Este é o verdadeiro purgatório de que falam os católicos, ou o umbral dos espíritas. O tempo aí vivido com sofrimento parece uma eternidade e o desejo não realizado, um verdadeiro suplício para a alma desencarnada. (...)”
(Antonio Geraldo Buck - Você Colhe o que Planta – Ed. Teosófica)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PERDA DE UM ENTE AMADO


"A chamada perda de um ente amado, por efeito da morte, não passa, na verdade, de uma ausência temporária, e nem mesmo isso, depois que o homem desenvolve o poder de ver nos planos superiores. Os que pensamos ter perdido continuam conosco, ainda que não possamos vê-los com olhos físicos; e nunca devemos esquecer que, apesar de podermos alimentar, às vezes, a ilusão de que nós os perdemos, eles não alimentam de maneira alguma a ilusão de que nos perderam, porque ainda podem ver o nosso corpo astral, e, tanto que deixamos o veículo físico no sono, estamos ao seu lado e podemos comunicar-nos com eles, exatamente como acontecia quando estavam no plano físico."
(C.W. Leadbeater - A Vida Interna)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A NOSSA RESPONSABILIDADE PARA COM OS ANIMAIS


"Nossas responsabilidades como seres humanos não são apenas proteger todos os membros do reino animal, mas ajudá-los a evoluir de acordo com o Plano Divino, por meio da confiança e afeição, e não pelo medo instilado neles pela comunidade humana. 
É dever de um teósofo, que compreende algo do curso da evolução, ajudar o mundo a compreender que maltratar animais, em vasta escala como vemos agora, além de causar dor a essas pobres criaturas, faz um enorme dano de duas formas: primeiro, a crueldade priva a consciência humana de sua humanidade básica; segundo, grandes quantidades de futuros homens, que se individualizarão através do medo e do ódio, habitarão esse mundo, e, como resultado de nosso comportamento irresponsável, irão torná-lo mais infeliz. 
Dessa maneira, as consequências de não cumprir nosso dever como irmãos mais velhos do reino animal será muito mais grave do que em geral as pessoas compreendem." 
(Radha Burnier- 129ª Convenção Anual da Sociedade Teosófica Adyar, 26 de dezembro de 2004)

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ANTES DE BUSCAR DEUS, CONCILIA-TE COM O TEU ADVERSÁRIO




"(...) 'Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto está com ele no caminho...' Cristo está nos ensinando que não podemos perder tempo e energia em discussões e ressentimentos, mas que devemos refazer-nos tão rapidamente quanto possível no pensamento de Deus. Perceber Deus - eis o nosso propósito de vida; portanto, é preciso que procuremos manter-nos conscientes dele com poucas interrupções e que elas sejam as menores possíveis. 'Joga fora todas as conversações inúteis' - dizem-nos os Upanishads. 'Conhece apenas a Atman.' "
(Swami Prabhavanda )

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CURSO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM ASTROLÓGICA


CURSO PARA FORMAÇÃO DE TERAPEUTA FLORAL


CONSCIÊNCIA CRÍSTICA




“Retirem as máscaras! Revelem-se como filhos de Deus – não por meio de proclamações vãs e preces decoradas, demonstração de sermões formulados intelectualmente e planejados para glorificar a Deus e angariar convertidos, mas por meio da realização! Identifiquem-se não com o intolerante fanatismo disfarçado de sabedoria, mas com a Consciência Crística. Identifiquem-se com o Amor Universal, expresso no serviço material e espiritual a todos; então saberão quem foi Jesus Cristo e poderão afirmar, em suas almas, que somos todos uma só família, filhos do Deus Único!”
(Paramahansa Yogananda – A Yoga de Jesus )

domingo, 25 de janeiro de 2015

DESEJOS


“O homem pequeno quer tornar-se um grande homem, o não virtuoso quer tornar-se virtuoso, o fraco e obscuro anseia por poder, posição e autoridade. É essa a incessante atividade da mente, que nunca pode estar quieta para compreender o estado de criação.Para transformar esse mundo de angústias, guerras, desemprego, fome e divisões de classe que nos rodeia, urge operar uma transformação em nós mesmos, compreendendo o processo integral do nosso pensamento e do nosso sentimento nas relações. Se pudermos compreender a nós mesmos tais como somos, de momento em momento, ganharemos uma tranquilidade que não é produto da mente. Só nesse estado pode haver criatividade e paz.”
( J. Krishanamurti – revista Sophia)

sábado, 24 de janeiro de 2015

A SENDA


“Há só um caminho para a Senda e só em no seu final se pode ouvir a ‘Voz do Silêncio’. A escada pela qual o candidato ascende é formada por degraus de sofrimento e dor; esses só podem ser calados pela voz da virtude. Ai de ti, ó Discípulo, se restar um único vício que não abandonaste; porque então a escada cederá, fazendo-te cair. A base da escada está apoiada no profundo lodo dos teus pecados e faltas. Antes que possas tentar atravessar esse largo abismo de matéria, tens de lavar os teus
pés nas águas da renúncia. Acautela-te não vás pousar um pé ainda sujo no primeiro degrau da escada. Ai daquele que ousa macular um só degrau com seus pés lamacentos. A lama vil e viscosa secará, tornar-se-á pegajosa, e acabará por colar-lhe o pé ao degrau; e, como uma ave presa no visco do caçador astuto,
ele será afastado de todo o progresso ulterior. Os seus vícios tomarão forma e o arrastarão à queda. Os seus pecados erguerão a voz, como o riso e o soluço do chacal depois do pôr do sol; os seus pensamentos se converterão em um exército, levando-o consigo, como um escravo cativo. (...) Funde num só sentido todos os teus sentidos, se queres estar seguro contra o inimigo. É só por aquele sentido que está oculto na cavidade do teu cérebro, que a Senda íngreme que conduz ao teu Mestre pode se revelar aos olhos turvos da tua Alma.”
(Blavatsky, A Voz do Silêncio, Ed. Teosófica)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

COMPAIXÃO


“Toda escritura declara que o Coração da vida Divina é Compaixão Infinita. Compassivo, então, deve ser o homem espiritual. Vamos então, mesmo que seja pouco, em pequeninas porções de amor, dar aos nossos semelhantes uma gota daquele oceano de compaixão no qual o universo se banha. Jamais estaremos errados ao ajudar o nosso irmão, e ao colocar em segundo plano as nossas próprias necessidades para suprir as carências dele.”
(Annie Besant - As Leis do Caminho Espiritual - Ed. Teosófica)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CARMA




Há três tipos de Carma: (a) O que opera nesta vida atual através dos instrumentos adequados; (b) Aquele que está sendo produzido ou acumulado, para ser esgotado no futuro; (c) O Carma guardado desde vidas anteriores e que ainda não está operando, porque permanece inibido pela inadequação do instrumento atualmente usado pelo Eu Superior, ou porque permanece inibido pela força do Carma atualmente em operação. 
(William Quan Judge )


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

NOSSAS CRIANÇAS



“Deveríamos ensinar às crianças, acima de tudo, a autoconfiança, o amor por todos os homens, o altruísmo, a caridade mútua e, mais do que qualquer outra coisa, a pensar e raciocinar por si mesmas. Reduziríamos o trabalho puramente mecânico da memória a um mínimo absoluto e dedicaríamos todo o tempo ao desenvolvimento e treinamento dos sentidos internos, das faculdades e das capacidades latentes. Nós nos empenharíamos em lidar com cada criança como uma unidade, educando-a, de modo a produzir o desabrochar mais harmonioso e equilibrado de seus poderes, para que suas aptidões especiais se desenvolvam natural e plenamente. Deveríamos ter como objetivo a criação de homens e mulheres livres - livres intelectualmente, livres moralmente, sem preconceitos de qualquer natureza e, acima de tudo, não egoístas.”
(Helena Petrovna Blavatsky, A Chave para a Teosofia)

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

JUSTIÇA


“Sendo o karma uma lei universal ela não vai privilegiar países, raças ou agrupamentos sociais; a mesma regra é válida para tudo e para todos. As desigualdades são frutos colhidos da semeadura outrora feita. Ninguém colhe o que não merece, nem recebe além do que faz jus. Todas as outras leis são dependentes dessa lei maior."
(Antonio Geraldo Buck, Você Colhe o que Planta, Editora Teosófica)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ÉTICA MORAL


“Pouco importa se somos crentes ou agnósticos, se cremos em Deus ou no carma. A ética moral é um preceito que todos somos capazes de seguir. Precisamos de certas qualidades, como senso moral, piedade e humildade. Devido a própria fragilidade humana, só adquirimos tais qualidades com um trabalho de desenvolvimento individual em um ambiente social favorável, o que é indispensável para que este nosso mundo seja mais generoso.”
(Dali-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

domingo, 18 de janeiro de 2015

O FRUTO DA PRECE



“Que ninguém se vanglorie com seu próprio sucesso, mas em tudo glorifique a Deus, com profunda gratidão; por outro lado, nenhum fracasso deve ser motivo de desânimo, contanto que tenha sido feito o melhor de cada um. Deus vê somente o nosso amor. Ele não perguntará quantos livros nós lemos, quantos milagres fizemos, mas se fizemos o melhor pelo amor Dele. Temos agido bem? Temos dormido e comido bem? Nada é pequeno para Deus.”
(Madre Teresa de Calcutá - Tudo Começa com a Prece, Ed. Teosófica)

sábado, 17 de janeiro de 2015

LEIS DA NATUREZA


"Quando falamos das Leis da Natureza, não queremos dizer nenhuma das coisas que tomamos como características das leis do homem. A Lei da Natureza não é uma ordem emitida por uma autoridade. É uma afirmação das condições sob as quais uma certa coisa invariavelmente acontece. Onde quer que estas condições estejam presentes, segue-se-lhes um certo evento; é a declaração de uma sequência, uma sucessão imutável, irrevogável, porque estas leis são expressões da Natureza Divina, na qual não existe mudança, nem sombra de alteração. A Lei da Natureza não é uma ordem: ‘Faça isto’; ‘Não faça aquilo’. É uma afirmação: ‘Se tais e tais condições estiverem presentes, tais e tais resultados acontecerão’; se as condições mudarem, os resultados mudarão com elas.”
(Annie Besant - As Leis do Caminho Espiritual, Ed. Teosófica)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A IGNORÂNCIA É A CAUSA


“O seres humanos, em sua maioria, são mistérios para si próprios; e muitos ainda não se apercebem da existência do enigma. Se perguntássemos ao homem comum o que ele é em realidade, como ser vivente; que lhe sucede quando sente, pensa e age; qual é a causa da luta entre o bem e o mal de que é consciente em seu interior, ele não só seria incapaz de responder, como o próprio questionamento lhe pareceria estranho e novo. No entanto, não é ainda mais estranho que os indivíduos caminhem pela vida arcando com todas suas vicissitudes, passando pelos sofrimentos comuns a todos os homens, regozijando-se nos fugazes prazeres da vida, suportando sua incessante carga, e nunca perguntarem por quê?”
(J. J. Van Der Leeuw - Deuses no Exílio - Ed. Teosófica)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O MEDO DA MORTE


"O medo da morte é uma severa realidade na cabeça de muita gente. Um número muito maior do que seríamos capazes de imaginar padece desse medo, e um número ainda maior padece do medo do que pode acontecer-nos após a morte. Isso, naturalmente, se encontra sobretudo entre pessoas com ideias do inferno. (...)
Não precisamos preocupar-nos com a salvação da nossa alma; antes, como disse, de uma feita, um autor teosófico, talvez estejamos inteiramente afastados da esperança de nossa alma, um dia, poder salvar-nos. Não existe alma para ser salva no sentido comum em que se impregnam as palavras, porque nós mesmos somos a alma; e, além disso, não há nada de que possamos ser salvos, exceto o erro e a ignorância. O corpo nada mais é que um vestido, e, quando se gasta, nós o colocamos de lado."
(C.W. Leadbeater - A Vida Interna)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

DISCERNIMENTO


Em todo o mundo há somente dois tipos de pessoas - as que sabem e
as que não sabem; e este conhecimento é o que importa. A religião que um
homem professa, a raça a que ele pertence - essas coisas não são
importantes; o que é realmente importante é este conhecimento - o
conhecimento do plano de Deus para os homens. Pois Deus tem um plano,
e esse plano é a evolução. Quando o homem o tiver visto uma vez, e
realmente o conhecer, não poderá deixar de cooperar com ele, tornando-se
uno com ele, por ser tão glorioso e tão belo. Assim, porque sabe, ele está
ao lado de Deus, mantendo-se no bem e resistindo ao mal, trabalhando para a evolução e não por egoísmo.
(J. Krishnamurti, Aos Pés do Mestre)

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CONDUTA POSITIVA


“Constato que, de modo geral, as pessoas cuja conduta é eticamente positiva são mais felizes e satisfeitas do que aquelas que se descuidam da ética. Isso confirma a minha convicção de que, se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reordenar nosso comportamento, não só aprenderemos a lidar mais facilmente com o sofrimento, como seremos capazes também, acima de tudo, de impedir o surgimento de uma porção significativa dele.”
(Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

COMPLEXIDADE DA MENTE HUMANA


A mente humana é excessivamente complexa. Conforme H. P. Blavatsky observa no quinto volume da obra A Doutrina Secreta, ‘a mente tem muitos mistérios’. Mesmo com a nossa compreensão limitada, podemos perceber como são complexas as suas engrenagens, e como é fácil autoiludir-se. Podem ter-nos dito quando éramos crianças que não devíamos enganar os outros, mas constantemente enganamos a nós próprios. Enquanto assim fizermos, seguiremos caminhos que enganam os outros. Toda a tendência para frustração, para aceitar ilusões prazerosas, precisa ser extirpada da pessoa se há o interesse em ser cada vez mais verdadeiro."
(N. Sri Ram - Em Busca da Sabedoria - Ed. Teosófica)

domingo, 11 de janeiro de 2015

CURSO: NUMEROLOGIA CÁRMICA


COMPAIXÃO PELO PRÓXIMO


"Sempre que uma pessoa entrar no nosso círculo de vida, cuidemos para que ela deixe o círculo como uma pessoa melhor, melhor pelo contato conosco. Quando uma pessoa sem conhecimento se aproximar de nós, e tivermos mais conhecimento, que ao nos deixar ela seja uma pessoa melhor informada. Quando uma pessoa pesarosa aproximar-se de nós, façamos com que ao nos deixar ela sinta-se um pouco menos triste por termos partilhado sua dor com ela. Quando uma pessoa impotente vier até nós e formos fortes, que ao nos deixar ela saia fortalecida por nossa força, e não humilhada por nosso orgulho. Em toda a parte sejamos ternos e pacientes, gentis e prestativos com todos. Não sejamos grosseiros no nosso dia a dia, para não confundirmos nem desnortearmos as pessoas. Já existe dor suficiente no mundo. Que o homem espiritual seja uma fonte de conforto e de paz; que ele seja uma luz no mundo, para que todos possam caminhar com mais segurança quando entrarem no seu círculo de influência. Julguemos nossa espiritualidade pelo efeito sobre o mundo, e sejamos cuidadosos para que o mundo possa crescer mais puro, melhor, mais feliz, porque estamos vivendo nele."

(Annie Besant - As Leis do Caminho Espiritual - Ed. Teosófica)

sábado, 10 de janeiro de 2015


HÁBITOS DESTRUTIVOS


“Todos nós lutamos nossas pequenas lutas por causa de ambições sem importância e necessidades imaginárias. No reino psicológico, como no oceano, existe um processo cumulativo, como acontece com uma perturbação numa multidão. Algumas pessoas ficam assustadas, depois todo mundo entra em pânico, resultando em debandada. O mundo inteiro é assim. Nossas pequenas lutas se acumulam e se tornam guerras. Pessoas como Krishnamurti e o Dalai Lama dizem que somos responsáveis por todo o mundo. Quando não vivemos na serenidade e na paz, criamos guerras.”
(Radha Burnier - Estar no mundo e viver em paz - Revista Sophia)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

NOSSO POTENCIAL INFINITO


"Quando começamos a entender o ser total que o homem é, compreendemos que ele não é um simples organismo físico. Dentro dele há muitos poderes, cujo potencial emprega, em grau maior ou menor, para se adaptar às condições deste mundo. É muito maior esse potencial do que imagina o homem comum."
(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PERSEVERANÇA


"Aos olhos dos 'Mestres' ninguém está jamais 'inteiramente condenado'. Assim como a joia perdida pode ser recuperada sendo retirada das profundezas da lama do tanque, assim também pode o mais abandonado desvencilhar-se por si mesmo do lodo do pecado desde que a Gema das Gemas, o cintilante gérmen de Atma, se desenvolva. Cada um de nós deve fazer isso por si mesmo e todos o podem, desde que o queiram e perseverem." 
(K. H., Meditações, Excertos de Cartas dos Mestres de Sabedoria, Ed. Teosófica)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A DIVINA PROPORÇÃO


“Pitágoras ensinou que todo o universo é um vasto sistema de combinações matematicamente corretas. Platão mostra a Deidade geometrizando. O mundo é sustentado pela mesma lei de equilíbrio e harmonia sobre a qual foi construído.”
(Helena Petrovna Blavatsky, Ísis, I)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

MEDITAÇÃO


“As sensações, despejadas para dentro, pelos nervos sensórios, mantêm a mente cheia de miríades de pensamentos ruidosos, de modo que toda a atenção se volta para os sentidos. A voz de Deus, porém, é silêncio. Só quando cessam os pensamentos é que se pode ouvir a voz de Deus, comunicando-se por meio do silêncio da intuição. Esse é o meio de expressão de Deus. Quando você entra em silêncio, desaparece o silêncio de Deus. Ele lhe fala por meio de sua intuição. Para o devoto cuja consciência está interiormente unida a Deus, é desnecessária uma resposta audível Dele: pensamentos intuitivos e visões verdadeiras se constituem a voz de Deus. Eles não são resultado do estímulo dos sentidos, mas uma combinação do silêncio do devoto com a voz silenciosa de Deus.
Deus tem estado conosco o tempo todo, falando conosco, mas a voz silenciosa Dele foi abafada pelo ruído de nossos pensamentos: “Tu sempre me tens amado, mas não Te ouço.” Ele tem estado sempre próximo; nós é que temos estado vagando e nos afastamos da consciência Dele. 
A despeito de nossa indiferença e de nossa busca dos prazeres dos sentidos, Deus ainda nos ama e sempre nos amará. Para sabermos isto, precisamos retirar nossos pensamentos das sensações e ficar interiormente silenciosos. Silenciar os pensamentos significa sintonizá-los com Deus. É então que se inicia a verdadeira oração.” 
(Paramahansa Yogananda-No Santuário da Alma )

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

LEI DO KARMA


“Na Lei Universal não há enganos nem injustiças.
A injustiça é apenas aparente.
A justiça nem sempre conseguimos ver.
O algoz, o tirano, o carrasco, o acidente, a tormenta, a avalancha, o naufrágio, a inundação, o terremoto, o ladrão são instrumentos com os quais a Suprema Justiça Infalível se exerce.
Assim é a Lei do Karma.”
(Hermógenes – Mergulho na paz )

domingo, 4 de janeiro de 2015

PLANOS PARA A TRANSFORMAÇÃO


"Ao compreender a lei de periodicidade entendemos os ciclos em que vivemos e aprendemos a trabalhar com o ritmo e o fluxo natural da vida. Sempre temos a oportunidade de trabalhar com as leis da natureza ou a elas resistir, mas isso jamais inibe a mudança, que é a própria natureza da vida. Os ciclos sempre dizem respeito à transformação. No entanto, não temos que esperar até que o universo nos empurre para a mudança; podemos abraçá-la em nossas vidas todos os dias."


(John Vorstermans - Ciclos e mudanças - Revista Sophia)


sábado, 3 de janeiro de 2015

PAZ



“Os ruídos dos motores não te farão dano se teu coração já é silêncio. As imundícies do mundo não te contaminarão se tua alma é pureza. A agitação das multidões eróticas e neuróticas não chegará a perturbar-te, desde que hajas realizado teu Reino Interno, onde habita a Paz.”
(Hermógenes,Ânimo de Viver)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

POST-MORTEM


“Após a morte do depravado e perverso, chega o momento crítico. Se durante a vida, o esforço último e desesperado do ser interno para unir novamente o seu tênue raio à sua origem divina é negligenciado; se se permite que esse raio seja cada vez mais excluído pelo endurecimento da crosta de matéria, a alma, uma vez liberta do corpo, segue suas atrações terrenas, e é magneticamente atraída para os densos nevoeiros da atmosfera material e aí retida.”
(Helena Petrovna Blavatsky, Ísis, I)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A BELEZA DA NATUREZA HUMANA


“Quando um lapidador de diamantes quer produzir uma bela pedra, sabe que deve cortá-la seguindo sua clivagem natural. O corte não pode ser feito ao acaso, para satisfazer alguma fantasia pessoal abstrata. O mesmo é verdadeiro quando desejamos extrair a beleza da natureza humana: devemos levar em conta a realidade dos outros e nunca tentar impor-lhes a nossa própria realidade.”
(Paramhansa Yogananda – A sabedoria de Yogananda)