terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A MENTE PURA



"Façam suas mentes funcionarem como a bússola do marinheiro. Não importa para onde o navio se dirija, a bússola sempre apontará para o norte e o manterá no rumo. Tenham a mente sempre em Deus e seu barco navegará em águas tranquilas. Quem age dessa forma jamais perde a fé e a devoção, mesmo quando é atirado num ambiente hostil. No momento em que ouve falar de Deus, fica louco de alegria. Um fragmento de sílica pode permanecer debaixo da água por mil anos, mas, ainda assim, se for tirado da água e sofrer atrito, produzirá faíscas.
Assim como a folha seca levada pelo vento, o homem cujo único ideal é Deus sente-se feliz em permanecer onde o Senhor o colocar. Não tem vontade própria nem desejos, é capaz de viver no mundo e, simultaneamente, mergulhar no oceano do conhecimento e da bem-aventurança.
A mente pura é como um fósforo seco que se acende no exato momento em que é riscado. Se estiver úmido, porém isso não acontecerá. Da mesma forma, se a mente ficar saturada de pensamentos mundanos, será extremamente difícil recuperar sua antiga pureza."

( Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda, O Eterno Companheiro – Ed. Vedanta, São Paulo - pg. 282/283)




Nenhum comentário:

Postar um comentário