domingo, 30 de novembro de 2014

COMO VER COM CLAREZA


"(...) Quando estudamos a mente pura e a impura, ou a mente clara e a obscura, é como ver o sol encoberto pelas nuvens, que parece não fornecer luz e nem calor. Mas o sol está sempre lá; se as nuvens se dissiparem, ele brilhará novamente. A vasta mente que fornece algum tipo de inteligência a todas as criaturas está em toda parte, mas é obscurecida pelo desejo pessoal, egoísta.
Se todo desejo puder ser posto de lado, você irá, de acordo com certos instrutores espirituais, tornar-se iluminado. De maneira sutil, abra mão de tudo que você se apegou internamente. Você não tem que jogar fora a mobília, mas não se prenda a coisa alguma. Você deve usar as palavras 'eu' e 'meu' sem se sentir possessivo ou apegado.”
(Radha Burnier - Equilíbrio na mente - Revista Sophia)

sábado, 29 de novembro de 2014

COMPAIXÃO E AMOR


“A compaixão e o amor não são artigos de luxo. Como origem da paz interior e exterior, são fundamentais para a sobrevivência de nossa espécie. Por um lado, são a não-violência em ação. Por outro, são a fonte de todas as qualidades espirituais: a capacidade do perdão, a tolerância e todas as demais virtudes. Além disso, são o que de fato dá sentido às nossas atividades e as torna construtivas.”
(Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DISCERNIMENTO


“Entre o certo e o errado, o Ocultismo não admite acordo. A qualquer custo aparente, tens de fazer o que é certo, e não fazer o que é errado, sem dar importância ao que o ignorante possa pensar ou dizer. Tu deves estudar profundamente as leis ocultas da Natureza, e quando as conheceres organiza a tua vida de acordo com elas, utilizando sempre a razão e o bom senso.”
(J. Krishnamurti, Aos Pés do Mestre, Editora Teosófica)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PALESTRA PÚBLICA - NÓS OS FILHOS PRÓDIGOS


VERDADE ETERNA


“Tal como o raio de luz branca é decomposto pelo prisma nas várias cores do espectro solar, também o raio da verdade divina, ao passar pelo prisma trilateral da natureza humana, tem sido dispersado em vários fragmentos coloridos chamados RELIGIÕES. (...) Combinados, representam uma verdade eterna; separados, são apenas nuances das falhas humanas e sinais de imperfeição.”
(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Editora Teosófica)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO


"A verdadeira ciência do espírito deve se basear na compreensão de seres humanos transformados, com acesso a vários níveis de realidade quantitativamente diferentes dos níveis até agora estudados pelas ciências naturais. As ciências sagradas como o yoga, zen, alquimia, certos aspectos do sufismo e do cristianismo monástico existiram durante séculos, mas muitas vezes caíram em mãos sectárias. A consequência disso é que as mentes iluminadas e os corações sensíveis da era moderna afastarem-se delas. Quando essa ciência do espírito estiver liberta do domínio exclusivamente sectário, racionalista e obscurantista, ela será cada vez mais apreciada pelo seu verdadeiro valor, como instrumento para que as pessoas descubram e realizem seus objetivos interiores.”
(Ravi Ravindra - A conquista da Liberdade - Revista Sophia)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

SUGESTÕES PRÁTICAS PARA A VIDA DIÁRIA



“Se todas as ações de uma pessoa forem executadas com a plena convicção de que não têm qualquer valor para o agente, mas que devem ser efetuadas simplesmente porque têm de ser feitas – em outras palavras, porque está em nossa natureza agir – então a personalidade egoísta em nós se enfraquecerá cada vez mais, até que chegue a apaziguar-se, permitindo ao conhecimento revelar o Eu Verdadeiro a brilhar em todo seu esplendor. Não se deve permitir que a alegria ou a dor afaste a pessoa de seu firme propósito.”
(Blavatsky, Ocultismo Prático, Editora Teosófica)


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

DISCERNIMENTO



“Só o conhecimento dos constantes renascimentos de uma mesma individualidade ao longo do Ciclo de Vidas e a certeza de que as mesmas Mônadas, entre as quais estão muitos Dhyan Chohans, ou os próprios ‘Deuses’, têm de passar através do ‘Ciclo de Necessidade’ - recompensadas ou punidas em tal renascimento pelo sofrimento que suportaram ou pelos crimes cometidos numa vida anterior [...] - conseguem nos explicar o misterioso enigma do Bem e do Mal, e reconciliar o homem com a terrível injustiça aparente da vida.”
(H. P. Blavatsky - Doutrina Secreta, II)

domingo, 23 de novembro de 2014

TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

"Nós contatamos o mundo através da sensação. Todas as sensações são agradáveis ou dolorosas. Quando a sensação é agradável, a mente agarra-se a esta, nela se prendendo. O desejo é o produto, e este desejo permeia a mente e opera através da memória. Queremos que o desejo seja satisfeito repetidamente e não há fim nisso. Quando o desejo se faz sentir, o seu ardor impera, e a mente cai sob o seu fascínio; ela é escravizada pelo desejo. O desejo é infindável em sua escravização. Ele nos prende ao nosso passado, é repetitivo, fascina o nosso pensamento, impede a consciência de estar totalmente no presente. Não podemos dizer ‘não é isto’ até que nos coloquemos acima disso. O nosso pensamento está em um casamento desigual com o desejo, e isso é chamado de kᾱma-manas. Até que vejamos o seu processo e compreendamos as suas ilusões, não podemos mudar a nós mesmos.”

(N. Sri Ram - O Homem sua Origem e Evolução)

sábado, 22 de novembro de 2014

SAKSHI


“A desidentificação só é acessível aos que são capazes de se manterem imunes sem renunciar ao mundo ou dele fugir, mas, ao contrário, nele viver ativa e produtivamente. Os incapazes de praticar sakshi se diluem dentro do processo mundano. Perdendo a consciência do que são e sem poder salvar um pouco de autenticidade para si mesmo. O homem vulgar é comumente um diluído dentro do ambiente em que se encontra. O mundano o ameaça, distrai, alegra, contamina, fascina, absorve e consome. Dele pouco sobra de verídico e imune. É visando a evitar o contágio, e a defender sua mente, seu caráter, suas virtudes, que alguns místicos se fazer eremitas e fogem para o ermo. Quem desenvolve essa sadia atitude espiritual e psicológica chamada sakshi atingindo a isenção, não obstante vivendo em contiguidade física com o mundano, fica, espiritualmente, à parte. Não se perde. Não se confunde. Não se identifica. Não se corrompe.”
(Hermógenes - Yoga para Nervosos)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

LEI DE ANALOGIA


“Dos Deuses aos homens, dos Mundos aos átomos, da Estrela à luz de vela, do Sol ao calor vital do ser orgânico mais desprezível - o mundo da Forma e da Existência é uma imensa corrente, cujos elos estão todos interligados. A Lei de Analogia é a primeira chave para o enigma do mundo, e esses elos devem ser estudados coordenadamente nas relações ocultas que guardam entre si.”
(H. P. Blavatsky - Doutrina Secreta, I)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PALESTRA PÚBLICA NO GET ÁGUA VERDE - OSVALDO CONDÉ



OSVALDO CONDÉ EM PALESTRA NO GET ÁGUA VERDE


TRABALHO INTERIOR


“Comprometer-se com atividades virtuosas é um pouco como criar uma criança pequena. Há uma grande quantidade de fatores envolvidos. E, principalmente no começo, precisamos ser prudentes e habilidosos em nossas tentativas para transformar nossos hábitos e temperamentos. Também temos de ser realistas a respeito daquilo que esperamos conseguir. Levou muito tempo para ficarmos do jeito que somos e não se mudam hábitos do dia para a noite. É bom olhar para cima à medida que se progride, mas é um engano julgar nosso comportamento utilizando o ideal como padrão. Por isso, é muito mais eficaz, em vez de alternar breves rompantes de esforço heroico com períodos de relaxamento, trabalhar com constância, como um rio fluindo em direção a um objetivo de transformação.”
(Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

KARMA



“Esta Lei (Karma-Nêmesis ou Lei da Retribuição), seja Consciente ou Inconsciente, não predestina nada nem ninguém. Verdadeiramente, ela existe desde a Eternidade, não se pode dizer que age, pois é a própria Ação. Não é a onda que afoga o homem, mas a ação pessoal do infeliz que deliberadamente se coloca sob a ação impessoal das leis que governam o movimento do oceano.”
(H. P. Blavatsky - Doutrina Secreta, II)


terça-feira, 18 de novembro de 2014

WORKSHOP: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SUFI


SEMINÁRIO: ISLAMISMO E SUFISMO


SUGESTÕES PRÁTICAS PARA A VIDA DIÁRIA


“Nossa própria natureza é tão vil, orgulhosa, ambiciosa, e tão cheia de seus próprios apetites, julgamentos e opiniões, que se as tentações não a dominassem, ela se deterioraria irremediavelmente; portanto somos tentados até o fim para que possamos conhecer a nós mesmos e ser humildes. Sabe que a maior das tentações é a de não ter tentação alguma, por esse motivo alegra-te quando elas te assaltarem , e com resignação, paz e constância, resiste a elas.”
(Blavatsky, Ocultismo Prático, Editora Teosófica)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

VEGETARIANISMO


VEGETARIANISMO
"A definição de Ahimsa (não-violência) abrange todo o ato de compaixão por todas as formas de vida. E a ética do Hinduísmo, Janaísmo e Budismo que estabelece o respeito pela vida. Ahimsa é praticada como uma restrição que consiste em não gerar sofrimento e dor a outros seres, tanto física como emocionalmente, e também, como uma prática ativa de benevolência e compaixão por todas as criaturas viventes. Ahimsa não é só evitar causar sofrimento e dor como também buscar positivamente meios para aliviar o sofrimento.”
(Maria Laura Garcia Packer - Viver Vegetariano)

domingo, 16 de novembro de 2014

DESEMPENHE BEM O SEU PAPEL NO TEATRO DA VIDA

"É sábio esforçar-se para fazer a vontade divina em tudo, porque este é o caminho para a felicidade e para a paz de espírito. Se você analisar bem, verá que é uma ideia colossal. Um cosmos vastíssimo, com diferentes forças da natureza, está unido pelo poder regente de Deus. Tudo funciona em harmonia mútua com o Plano Divino. Somos parte do programa universal - assim como o sol, a lua e as estrelas. Temos de fazer a nossa parte; representar o papel que nos foi designado por Deus, e não o que queremos representar. Quando você usa sua própria vontade em oposição à vontade divina, estraga a dramatização, pois não contribui com a parte que lhe cabe na realização do grande plano deste universo. Devemos dizer: 'Farei o que Deus quer que eu faça'. Acho que assim você será muito mais feliz e pacífico; estará muito melhor.”

( Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus)

sábado, 15 de novembro de 2014

Workshop: Introdução ao Pensamento Sufi


PERSISTÊNCIA


"A prece verdadeira é um escudo absoluto e uma proteção contra... o mal. Todavia, o sucesso nem sempre responde aos nossos primeiros esforços na forma de preces fervorosas. Temos de lutar contra nós mesmos; temos de acreditar apesar de nós mesmos, pois os meses são como os anos. Se quisermos perceber a eficácia de nossas orações temos de cultivar a paciência ilimitável. Haverá momentos de escuridão, desapontamento e coisas piores; mas precisamos ter a coragem suficiente de batalhar contra tudo isso e de não sucumbir à covardia. Não existem recuos para os homens que rezam. Do mesmo modo como uma semente semeada apenas dará frutos na época correta, também poderá demorar algum tempo até que suas preces venham do coração.”

(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

MEDITAÇÃO


“A mente está repleta de ondas de pensamento que criam o abismo que o Yoga procura transpor. Acalmando suas ondas de pensamento, apaziguando a sua mente, o yogui encontrará a união. Essas ondas de pensamento são a fonte de emoções forte e hábitos cegos que prendem o homem a um falso eu. Quando sua mente fica clara e quieta, o homem pode conhecer a si mesmo como realmente é. Nessa quietude, pode conhecer Deus.”
(Daniel Goleman - A Mente Meditativa - Ed. Ática)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PERCEBIMENTO



“Se você ficar o tempo todo emitindo cheques sem depositar nenhuma quantia em sua conta bancária, ficará sem dinheiro. O mesmo acontece na vida. Sem depósitos regulares de paz na conta da vida, você acabará por exaurir a sua força, tranquilidade e felicidade. Por fim, estará falido – emocional, mental, física e espiritualmente. Mas a comunhão diária com Deus reabastecerá continuamente sua conta bancária interior.”
(Paramahansa Yogananda – Paz Interior)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DISCERNIMENTO


“Teu corpo mental deseja pensar em si mesmo orgulhosamente separado, pensar muito em si mesmo e pouco nos outros. Mesmo quando tu o tiveres desviado das coisas mundanas, ainda tentará especular para si, fazer-te pensar em teu próprio progresso, em vez de pensar sobre a obra do Mestre e em auxiliar os outros. Quando tu meditares, tentará fazer-te
pensar sobre as inúmeras diferentes coisas que ele deseja, em vez de pensar na única coisa que tu queres. Tu não és esta mente, mas ela é tua para que a uses; assim, aqui novamente o discernimento é necessário. Tens de vigiar incessantemente, ou falharás.”
(J. Krishnamurti, Aos Pés do Mestre, Editora Teosófica)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

SEMINÁRIO: ISLAMISMO E SUFISMO


AUTORREALIZAÇÃO


“Somente na alma do asceta reina a Paz. Ele não quer mais do que tem. Não anseia tornar-se o que ainda não é. Não se angustia nem mesmo com a estupidez dos homens. Não se filia a doutrinas que deve defender ou impor. Não persegue ilusões. Não teme a morte. Nunca se sente pobre. Não deseja poderes, honras, lugares, haveres... Não reprime. Não se reprime. Não se engana. Não engana. Não explora. Mas também nada tem e, se nada tem, não anseia aumentar ou guardar. Não se perturba, pois nada o ameaça. Não se ira, pois ninguém o pode ferir. 
Ele só tem uma estrela a supri-lo com Infinito, Beleza, Justiça, Amor, Verdade, Beatitude...
Sua estrela é ele mesmo.”
(Hermógenes – Mergulho na paz)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SUGESTÕES PRÁTICAS PARA A VIDA DIÁRIA


“Nunca permitas que qualquer pensamento desnecessário ou vão ocupe a tua mente. Isso é mais fácil de dizer do que fazer. Não podes esvaziar tua mente de uma só vez. Por isso, no início, tenta evitar pensamentos maus ou ociosos, antes ocupando a tua mente com análise das tuas próprias faltas, ou com a contemplação daqueles que são Perfeitos.”
(Blavatsky, Ocultismo Prático, Editora Teosófica)

domingo, 9 de novembro de 2014

AMOR



“No livro Aos Pés do Mestre podemos ler o seguinte: 'De todas as qualificações o amor é o mais importante, pois se ele é suficientemente forte num homem, força-o a adquirir o resto, e todo o resto sem ele nunca seria suficiente. Frequentemente é traduzido como um intenso desejo de liberação da roda de nascimentos e mortes e de união com Deus. Mas colocá-lo desta maneira soa egoisticamente e dá apenas uma parte do significado. Não é tanto desejo, mas vontade, resolução, determinação. Para produzir seu resultado, essa resolução deve encher toda a sua natureza, como que para não deixar lugar para nenhum outro sentimento. É, na realidade, a vontade de ser uno com Deus, não a fim de que possa escapar do aborrecimento e do sofrimento, mas a fim de que, devido ao seu profundo amor por Ele, possa agir com Ele e como Ele age. Porque Ele é amor e você, se quiser tornar-se uno com Ele, deve estar cheio do perfeito inegoísmo e do amor também.”

(Radha Burnier - Revista Sophia)

sábado, 8 de novembro de 2014

FORÇA INTERIOR


O entendimento deve ser a força a guiá-lo em todas as situações. Por piores que sejam os testes que você enfrenta, tente entendê-los. Deus nunca causa dano ou sofrimento a ninguém. Somos nós que, entendendo ou não entendendo, ajudamos ou atrapalhamos. Ore a Deus para que, não importa as experiências que tenha de viver, sempre as entenda. É a única coisa que o salvará. Quando minhas provas ficam muito grandes, busco primeiro, dentro de mim, o entendimento. Não culpo as circunstâncias nem tento corrigir os outros. Primeiro faço a introspecção. Tento limpar a cidadela de minha alma, removendo qualquer coisa que possa obstruir a expressão onipotente e onisciente da alma. É o modo de viver com êxito.”
(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus)

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O PECADO



"Pergunta-se qual é o verdadeiro significado do pecado. No sentido em que a palavra costuma ser empregada, ao menos pelos pregadores cristãos, creio que se pode definir o pecado como uma fantasia da imaginação teológica. Supõe-se, popularmente, que ele indica um desafio lançado à lei divina – a execução de algum ato que o autor sabe ser errado. É muito para duvidar que esse fenômeno venha a ocorrer alguma vez. Em quase todos os casos concebíveis, o homem infringe a lei por ignorância ou desatenção, e não por intenção deliberada. Quando o homem realmente conhece e vê a intenção divina, harmoniza-se inevitavelmente com ela, por duas razões: primeira, porque, num estágio antecedente, percebeu a futilidade de proceder de outra maneira, e, segunda, porque, mais tarde, ao ver a glória e a beleza do projeto, não pode deixar de atirar-se à sua execução, com todas as forças do coração e da alma.”
(C.W. Leadbeater – A Vida Interna – Ed.Teosófica)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DEUS



“Deus é totalmente bom. Não há mal dentro dele. Deus fez o homem à própria imagem. Infelizmente para nós, o homem se amoldou a partir de si mesmo. E essa arrogância levou a humanidade a um mar de problemas. Deus é o perfeito alquimista. Em sua presença todo o ferro e todo o lixo se transforma em ouro puro. Similarmente, todo o mal se transfigura no bem.”
(Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

EDUCAÇÃO



“Educação é muito mais do que transmitir conhecimentos e habilidades por meio dos quais se atingem objetivos limitados. É também abrir os olhos das crianças para as necessidades e direitos dos outros. Precisamos mostrar às crianças que suas ações têm uma dimensão universal. E precisamos encontrar uma forma de estimular seus sentimentos naturais de empatia para que venham a ter uma noção de responsabilidade afetiva em relação aos outros. Pois é isso que nos motiva a agir.”

(Sua Santidade, o Dalai-Lama)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

O PODER DOS PENSAMENTOS


"O pensamento é uma força que molda a si mesma para se tornar uma entidade ativa. Ele sobrevive por um período mais longo ou mais curto, dependendo da intensidade do pensamento e da paixão que o animam. Se os pensamentos forem repetidos, uma energia renovada é adicionada à forma que havia sido criada. Como resultado, cada pessoa vive em meio a um mundo de entidades-pensamento autocriadas, um pequeno mundo de influências. Assim criamos um karma e nos tornamos responsáveis por muito mais do que nossas vidas pessoais.”

(Radha Burnier - Revista Sophia)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ÂNIMO DE VIVER


“Se de ambicioso me torno generoso; se em vez de odiar, passo a compreender e querer bem; se em vez de invejar , me alegro com as vitórias dos demais; se em vez de guardar rancores e ressentimentos, relevo e esqueço; se não preciso mais escamotear aquilo que pratico e o que sou, sem nenhuma dúvida, começo a conquistar vigor e bem-estar.”
(Hermógenes)

domingo, 2 de novembro de 2014

SUGESTÕES PRÁTICAS PARA A VIDA DIÁRIA


“Levanta cedo, logo que tenhas despertado, sem ficar deitado indolentemente na cama, meio sonolento, meio desperto. Então reza com fervor pedindo para que toda a Humanidade possa ser regenerada espiritualmente, que aqueles que estão lutando no caminho da verdade possam ser encorajados por tuas preces, que trabalhem com mais ardor e que obtenham sucesso, e que tu possas ser fortalecido e não ceder às seduções dos sentidos.”

(Blavatsky, Ocultismo Prático, Editora Teosófica)

sábado, 1 de novembro de 2014

A GRANDE ILUSÃO


"De acordo com as mais elevadas concepções da filosofia hindu, o universo manifesto nada mais é que um produto da Ideação Divina e os mundos individuais das almas são um resultado do impacto dessa ideação Divina nas mentes individuais. Chama-se Mâyâ a ilusão que nos leva a considerar nosso mundo individual como algo independente do Mundo divino. A maioria das pessoas que estudaram esta doutrina julga que ela não passa de uma hipótese engenhosa adotada para explicar algumas doutrinas transcendentais do hinduísmo, geralmente consideradas como assunto de especulação filosófica. Tais pessoas não compreendem que a ilusão está em tudo na vida humana e é nossa falta de discriminação ou Aviveka, que mais impede a sua percepção.”
(I.K. Taimni - O Homem, Deus e o Universo)