sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FRATERNIDADE UNIVERSAL


“Tudo o que divide é contrário à lei da compaixão e da fraternidade universal. A seu próprio modo, as pessoas chegarão à verdade sobre todas as coisas no tempo devido; ninguém pode ser convertido à força. Somente a luz no interior de cada pessoa pode iluminar sua trajetória. Por isso, a compaixão não pode ser reservada apenas àqueles que acreditamos serem bons. Ela deve ser universal, não uma questão de escolha. Quando se dá prioridade à fraternidade universal e a compreender as outras pessoas, podemos testemunhar um progresso verdadeiro." 
(Radha Burnier - Revista Sophia)

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

DISCERNIMENTO


“O corpo astral tem seus desejos e os tem às dúzias; ele quer que fiques irado, que digas palavras ásperas, que sintas ciúmes, que sejas ávido por dinheiro, que invejes as posses de outras pessoas, que te entregues à depressão. Ele quer todas estas coisas, e muitas mais, não porque deseje prejudicar-te, mas porque gosta de vibrações violentas, e gosta de mudá-las constantemente. Mas tu não queres nenhuma destas coisas, e portanto deves discernir entre os teus desejos e os de teu corpo astral.”

(J. Krishnamurti, Aos Pés do Mestre, Editora Teosófica)

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CONSCIENTIZAÇÃO



“Podemos designar o Espírito e a alma como energias espirituais centrífuga e centrípeta, respectivamente. Quando em perfeita harmonia, ambas as forças produzem um resultado; interrompa-se ou danifique-se o movimento centrípeto da alma terrena que está tendendo para o centro que a atrai; detenha-se seu progresso, obstruindo-a com um peso material maior do que ela consiga suportar, e a harmonia do todo, que era sua vida, é destruída.” 
(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria, Editora Teosófica)

terça-feira, 28 de outubro de 2014

PACIÊNCIA



“Se te contentas com os frutos ainda verdes, toma-os. Leva-os, quantos quiseres.
Se o que desejas, no entanto, são os mais saborosos, maduros, bonitos e suculentos, deverás ter paciência. 
Senta-te sem ansiedades.
Acalma-te.
Ama, perdoa, renuncia, medita. 
E guarda silêncio.
Aguarda.
Os frutos vão amadurecer.”

(Hermógenes – Mergulho na paz)

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PALESTRA PÚBLICA


DEVOÇÃO


“Nenhum corpo humano subiu ao céu, cuja essência etérea não abriga formas materiais, mas todas as almas podem e irão ingressar nos reinos superiores quando, por meio da morte ou da transcendência espiritual, venham a desfazer-se da consciência material, reconhecendo-se como seres angélicos em trajes de pensamentos e de luz.
Todos somos feitos à imagem de Deus, seres de consciência imortal encobertos por um manto de diáfana luz celeste – uma herança oculta sob a matéria grosseira do corpo. Podemos reconhecer essa herança somente pela meditação. Não há outra maneira – não será por meio da leitura de livros, nem do estudo filosófico, mas pela devoção, pela oração incessante e pela meditação científica que eleva a consciência a Deus.”

(Paramahansa Yogananda – A Yoga de Jesus )

domingo, 26 de outubro de 2014

LEI ESPIRITUAL


“É uma lei eterna que o homem não pode ser redimido por um poder exterior a si mesmo. Se isso tivesse sido possível, um anjo poderia há muito ter visitado a Terra, proferido verdades celestiais e, pela manifestação de faculdades de uma natureza espiritual, provado uma centena de fatos à consciência do homem as quais ele ignora.”
(Blavatsky, Ocultismo Prático, Editora Teosófica)

sábado, 25 de outubro de 2014

PENSAMENTO: PODER CRIADOR


“A imaginação indisciplinada causa sofrimentos mais graves do que se supõe. As inumeráveis ocasiões em que tantos não puderam dominar suas paixões, especialmente a luxúria, foram resultado de uma imaginação indisciplinada e não de uma vontade fraca. Pode-se sentir um forte desejo, mas é o pensamento criador que acarretará a ação.”
(J. J. Van Der Leeuw, Deuses no Exílio, Editora Teosófica)

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PURIFICAÇÃO


“A firmeza da coragem moral pode ser alcançada pelo cultivo de Yama, as abstenções religiosas: abster-se da crueldade, da desonestidade, da cobiça, do viver desnatural e das posses desnecessárias; e de Niyama, as observâncias religiosas: pureza do corpo e da mente (purificar o corpo externa e internamente de todas as matérias estranhas que, fermentando, criam diferentes tipos de doenças no organismo, e purificar a mente de todos os preconceitos e dogmas que deixam a pessoa intolerante); contentamento em todas as circunstâncias; e obediência aos sagrados preceitos dos santos personagens.”
(Swami Sri Yukteswar – Ciência Sagrada)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ALTRUÍSMO



“A consciência de “filho de Deus” nos faz sentir amor por todas as criaturas. Aqueles que são verdadeiros filhos de Deus não podem sentir nenhuma diferença entre um indiano, um americano, qualquer nacionalidade ou raça. Por um curto período, as almas imortais vestem corpos brancos, negros, morenos, vermelhos ou azeitonados. São os indivíduos considerados diversamente como estranhos quando trajam roupas de diferentes cores? Seja qual for a nacionalidade ou a cor de seus corpos, todos os filhos de Deus são almas. O pai não reconhece nenhuma denominação criada pelo homem; Ele ama a todos, e Seus filhos devem aprender a viver nessa mesma consciência. Quando o homem restringe sua identidade à sua humana natureza étnica, isso dá origem a infortúnios intermináveis e ao fantasma da guerra.”
(Paramahansa Yogananda – A Yoga de Jesus)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

TRABALHO INTERIOR


“O melhor remédio para o mal não é a repressão, mas a eliminação do desejo, e isso pode ser melhor alcançado mantendo-se a mente fixa em coisas divinas. O conhecimento do Eu Superior é solapado quando se deixa a mente comprazer-se com os objetos dos sentidos desgovernados.”
(Ocultismo Prático, Editora Teosófica)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

EVOLUÇÃO


“Viver simplesmente pouco significa para a vida; mas pensar, sentir, aspirar, ser intuitivo, ainda que de modo vago, eis pelo que toda a Natureza se esforça. Não há um só elétron que não aspire de modo vago a tornar-se um representante mais perfeito da Força divina da qual é um canal; cada planta e cada animal, das profundezas de seu pensamento e de seus sentimentos, espera e se esforça em silêncio por conseguir ser um refletor maior da Vida divina que contém. A vida esforça-se incessantemente por ser cada vez mais autoconsciente, e acima de tudo, por ser consciente do Grande Plano e da sua alegre participação nesse Plano.”

(C. Jinarajadasa, Fundamentos de Teosofia)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CONSCIÊNCIA


“Muitos são os caminhos para tentar fugir dos altos e baixos da vida, com suas esperanças e temores. Uma forma de fuga é a busca do prazer, tão comum hoje - encontrar coisas boas para comer, novas roupas, passeios. Essas atividades não são erradas, desde que não haja crueldade ou indiferença para com as necessidades dos outros; porém a fuga deixa a mente com seu problema básico de incerteza e confusão. Todas as formas de fuga são uma distração da necessidade de refletir sobre a vida e seu significado.”
(Radha Burnier, Revista Sophia)

domingo, 19 de outubro de 2014

AUTOCONHECIMENTO


“O motivo correto para a busca do autoconhecimento é aquele que pertence ao conhecimento e não ao eu. O autoconhecimento vale a pena ser buscado em virtude de ser conhecimento, e não em virtude de pertencer ao eu. O principal requisito para a aquisição do autoconhecimento é o amor puro. Busca o conhecimento por puro amor, e o auto conhecimento finalmente coroará o teu esforço.”
(Ocultismo Prático, Editora Teosófica)

sábado, 18 de outubro de 2014

O PODER DOS PENSAMENTOS



"(...) Pensamentos puros formam um escudo; como os pensamentos são entidades ativas, eles também estimulam o bem nos outros. Em algumas culturas antigas havia uma forte crença de que uma pessoa verdadeiramente espiritualizada não pode ser ferida internamente - e nem mesmo externamente. Aqueles que tentam ferir um ser sagrado apenas ferem a si mesmos, como o homem que tenta cuspir em outro que está acima e vê o cuspe cair sobre sua cabeça."
(Radha Burnier - Revista Sophia, nº 51)

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

KARMA



“O Karma nada cria, nada planeja. É o homem quem planeja e cria as causas; e a Lei do Karma ajusta o efeito - ajustamento esse que não é um ato, mas harmonia universal, tendendo sempre à restituição de sua posição original, como o galho que dobrado forçosamente retorna com vigor correspondente. Se acontecer de deslocarmos o braço ao tentar dobrar um galho e tirá-lo de sua posição natural, diremos que foi o galho que quebrou nossa braço ou que foi nossa tolice que nos trouxe dor?”
(H. P. Blavatsky, Doutrina Secreta)

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL



"A consciência espiritual nasce da firme determinação mental. Não importa como as pessoas a seu redor agem ou se comportam em relação a você; você é que tem de ser bom. Seu maior inimigo é você mesmo, pare de adiar a decisão de ser bom. Eu costumava me enredar em rotinas mentais de tal modo que muitos meses se passavam sem que eu conseguisse meditar profundamente. Entretanto, continuei a fazer o esforço mental. O progresso veio logo que percebi, um dia, que eu deveria ter mais determinação para controlar todos os meus hábitos e exercitar minha espiritualidade. Da mesma forma, você precisa assumir o controle do seu comportamento e da sua consciência. Faça o que sabe que deve, e não realize nada contrário à consciência espiritual."
(Paramahansa Yogananda – O Romance com Deus )

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

COMPAIXÃO


“Quando educamos nossas crianças para adquirirem conhecimentos sem compaixão, é muito provável que sua atitude para com os outros venha a ser uma combinação de inveja daqueles que ocupam posições superiores às suas, competitividade agressiva para com o seus pares e desdém pelo menos afortunados, o que leva a uma propensão para a ganância, para a presunção, para os excessos e, muito rapidamente, para a perda da felicidade. Conhecimento é importante. Muito mais, porém, é o uso que lhe damos. Isso depende da mente e do coração de quem o usa.”
(Sua Santidade, o Dalai-Lama)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

MINICURSO: CARTAS DOS MESTRES DE SABEDORIA


CAMINHO ESPIRITUAL



"A maneira mais fácil de seguir o caminho espiritual é escolher um princípio filosófico, ou uma declaração da verdade, e empenhar-se para construir sua vida em torno dele. Para cada um de vocês, há alguma verdade particular nas escrituras ou nas palavras de grandes santos que você cultiva especialmente por causa da inspiração que ela oferece. Não se contente meramente em ser inspirado pelas palavras. Tente cada dia viver essa verdade, o melhor que puder, de modo que sua inspiração se aprofunde, transformando-se em percepção direta.”
(Sri Daya Mata - Só o Amor)


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

KARMA


“O karma é a lei infalível que ajusta o efeito à causa, nos planos físico, mental e espiritual do ser. Como nenhuma causa permanece sem seu devido efeito, da maior à menor, de um distúrbio cósmico ao movimento de sua mão, e como semelhante produz semelhante, o karma é aquela lei linvisível e desconhecida que ajusta sábia, inteligente e equitativamente cada efeito à sua causa, remontando esta última ao seu produtor.”
(H. P. Blavatsky, Chave para a Teosofia)

domingo, 12 de outubro de 2014

TREINANDO O DESAPEGO

"Uma maneira de cultivar o desapego é adotar a atitude de ‘nada é meu’, mas tudo me foi ‘emprestado’. Isso se aplica às nossas posses, crenças, atitudes, emoções e aos nossos relacionamentos. Todos estes são condições temporárias originárias de circunstâncias transitórias. Não são nós mesmos. A nossa verdadeira identidade está naquele centro interno de tranquilidade, de observador silencioso, de alma, que é imutável em meio a todas as mudanças da vida. Se pudermos treinar a mente e as emoções para não se apegarem a coisas externas e nem mesmo a estados internos, estaremos libertando a personalidade de todas as identificações com coisas menores e preparando o caminho para que ela se abra às influências da alma. É como vivermos em uma fluida fonte pura de água fresca ao invés de permanecermos atrapalhados com os estagnantes torvelinhos de nossos padrões de hábitos."

(Shirley Nicholson - Revista Sophia)

TOLERÂNCIA



“Deves sentir perfeita tolerância por todos e um sincero interesse pelas crenças daqueles de outra religião, tanto quanto pela tua própria. Porque a religião dos outros é um caminho para o Supremo, da mesma forma que a tua. E para auxiliar a todos deves a todos compreender.”

(J. Krishnamurti - Aos Pés do Mestre)

sábado, 11 de outubro de 2014

PACIÊNCIA



“A prática da paciência traz uma estabilidade emocional que não só nos faz mais fortes mental e espiritualmente, como mais saudáveis fisicamente. Sem dúvida, atribuo a boa saúde de que desfruto a uma mente em geral calma e serena. Entretanto, o benefício mais importante da paciência consiste em sua ação como um antídoto poderoso ao mal da raiva, a maior ameaça à nossa paz interior e, consequentemente, à nossa felicidade. A paciência é o melhor recurso de que dispomos para nos defendermos inteiramente dos efeitos destrutivos da raiva. Pensem bem: a riqueza não protege ninguém da raiva. Nem a educação, por mais talentosa e inteligente que a pessoa seja. A lei, muito menos, pode ser de qualquer ajuda. E a fama é inútil. Só a proteção interior do autocontrole paciente evita que experimentemos o tumulto das emoções e pensamentos negativos.”
(Sua Santidade, o Dalai-Lama)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O PERIGO DOS DESEJOS INSATISFEITOS

"Desejos insatisfeitos permanecem no coração. E qual é o perigo em alimentá-los? É o seguinte: cada desejo abrange forças específicas - boas, más ou uma mistura de ambas. E, quando você morre, apesar de perder o corpo, essas forças não morrem. Como elementos mentais, seguem a alma aonde quer que ela vá, e quando você renasce, os elementos manifestam-se como tendências de comportamentos. Assim, quem morre alcoolatra, traz consigo, ao reencarnar, a tendência ao alcoolismo e essa tendência permanecerá, até que a pessoa vença o desejo pelo álcool. (...) É melhor, portanto, esgotar ou superar todos os desejos agora. Eles se extinguiriam imediatamente e para todo o sempre, na suprema alegria da presença de Deus. Mas até conhecê-Lo, os desejos indomados continuarão a prendê-lo."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

AÇÕES


“Uma vez compreendida a ideia de que a causação universal não é meramente presente, mas também passada, presente e futura, cada ação em nosso presente plano cai natural e facilmente em seu verdadeiro lugar, e é vista em sua verdadeira relação com nós mesmos e com os outros. Toda ação mesquinha e egoísta nos lança para trás, e não para a frente, enquanto todo pensamento nobre e todo ato altruísta são degraus para os superiores e mais gloriosos planos do ser.”
(H. P. Blavatsky, Chave para a Teosofia)

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

LIBERDADE DE ESCOLHA

"O homem tem a razão, a discriminação e o livre arbítrio. O bruto não tem nada disso. Ele não é um agente livre e não sabe a diferença entre a virtude e o vício, entre o bem e o mal. Sendo um agente livre, o homem conhece bem essas distinções. Quando segue sua natureza mais elevada, revela a si mesmo bem mais superior que o bruto, mas, quando cede à sua natureza menos elevada, mostra-se mais baixo que o rude.

(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

ILUSÃO



“Vivemos numa atmosfera de melancolia e desespero [...] porque nossos olhos estão baixos e fixos na Terra, com todas as suas manifestações físicas e grosseiramente materiais. Se em vez disso, o homem, prosseguindo em sua jornada pela vida, olhasse não para o céu, que é apenas uma figura de retórica, mas para dentro de si mesmo, e concentrasse seu ponto de observação no homem interno, ele logo escaparia dos anéis da grande serpente da ilusão.”

(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Minicurso - Carta dos Mestres de Sabedoria


COMPARTILHAMENTO


Compreendo que o significado de ‘uma pessoa aberta’ seja igual ao de uma ‘porta aberta’: pode ser aberta facilmente, sem problemas. ‘Livre’ quer dizer o mesmo. Uma pessoa livre e aberta, quanto mais absorve ideias, mais se entusiasma em passar adiante novas energias. Dessa forma, as pessoas se ajudam mutuamente, o que é muito útil e bastante necessário, especialmente nos dias de hoje.”
(Sua Santidade, o Dalai-Lama)

domingo, 5 de outubro de 2014

CASA DE YOGA SHANTI OM
Convida
PALESTRA GRATUITA
LENDO A MENTE DA NATUREZA:  
Analogias para uma Espiritualidade Verde
com
Dr. MARCO AURÉLIO BILIBIO

Dia 12 de outubro de 2014
Às 18:30 hrs


Facilitador: Dr. Marco Aurélio Bilibio Carvalho 

Psicólogo Clínico, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (Dissertação sobre Saúde Mental, Psicopatologia e Religião) pela Universidade de Brasília, Gestalt-Terapeuta atuando em clínica particular em Brasília e professor em cursos de formação de Gestalt-Terapeutas. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/ Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (tese sobre a dimensão psicológica da sustentabilidade e da insustentabilidade civilizacional). Pioneiro na introdução da Ecopsicologia no Brasil. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, da UNIPAZ. Membro da Sociedade Teosófica no Brasil. Conferencista, documentarista e articulista.



LOCAL : CASA DE YOGA SHANTI OM
Rua : Valdemaro Maia, 130
Joinville/ SC
Fones 47 3433 3706 / 3455 0374


PURIFICAÇÃO MENTAL



“Nunca te permitas sentir triste ou deprimido. A depressão é um erro, porque contamina os outros e torna suas vidas mais difíceis, o que não tens o direito de fazer. Portanto sempre que ela vier a ti rechaça-a imediatamente.”
(J. Krishnamurti - Aos Pés do Mestre)

sábado, 4 de outubro de 2014

FILOSOFIA ESOTÉRICA


“A doutrina fundamental da Filosofia Esotérica não admite privilégios ou dons especiais no homem, salvo aqueles conquistados por seu próprio Ego, por meio de esforço e mérito próprios através de uma longa série de metempsicoses e reencarnações.”
(H. P. Blavatsky, Doutrina Secreta)

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

INTUIÇÃO


“As sensações, despejadas para dentro, pelos nervos sensórios, mantêm a mente cheia de miríades de pensamentos ruidosos, de modo que toda a atenção se volta para os sentidos. A voz de Deus, porém, é silêncio. Só quando cessam os pensamentos é que se pode ouvir a voz de Deus, comunicando-se por meio do silêncio da intuição. Esse é o meio de expressão de Deus. Quando você entra em silêncio, desaparece o silêncio de Deus. Ele lhe fala por meio de sua intuição. Para o devoto cuja consciência está interiormente unida a Deus, é desnecessária uma resposta audível Dele: pensamentos intuitivos e visões verdadeiras se constituem a voz de Deus. Eles não são resultado do estímulo dos sentidos, mas uma combinação do silêncio do devoto com a voz silenciosa de Deus.”
(Paramahansa Yogananda, No Santuário da Alma)

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

REENCARNAÇÃO


“Intimamente, ou melhor, indissoluvelmente ligada ao Karma está a lei de renascimento, ou de reencarnação da mesma individualidade espiritual numa série longa, quase interminável, de personalidades. Estas são como as várias vestimentas e personagens representadas pelo mesmo ator; como cada uma das quais aquele ator se identifica e é identificado pelo público durante algumas horas.”
(H. P. Blavatsky - Doutrina Secreta, II)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O CAMINHO DA DEVOÇÃO


"No caminho da devoção, o reto conhecimento não pode ser ignorado. O reto conhecimento é necessário para que se possa servir bem ao mundo. O reto conhecimento é necessário porque a união precisa ser o objetivo, embora uma união algo diferente da que é conquistada pelo conhecimento comum. Se o reto conhecimento estiver ausente, então, até mesmo o amor poderá perder-se em seu desejo de servir e poderá ferir onde poderia ajudar. Não devemos ter a devoção separada do conhecimento, pois ele é necessário ao serviço perfeito, e este serviço perfeito constitui a essência da vida do devoto. (...)”
(Annie Besant - A Vida Espiritual )