terça-feira, 30 de setembro de 2014

TEOSOFIA


"A teosofia é a sabedoria que resulta do estudo da evolução da vida e da forma. Essa sabedoria não é nova, pois o estudo dos mistérios da natureza tem estado em evolução desde idade imemoriais por investigadores credenciados para tanto. Esses investigadores – os Mestres da Sabedoria, como são chamados, são almas humanas que no decorrer do processo evolutivo passaram do estágio humano ao período seguinte, o de ‘Adepto’. Elevando-se até o adeptado, o homem adquire conhecimento, por suas investigações e por suas experiências. Os conhecimentos obtidos até aqui por uma série ininterrupta de Adeptos constituem a Teosofia, a Sabedoria Antiga.”
(C. Jinarajadasa - Fundamentos de Teosofia)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O MUNDO IDEAL


"As Escrituras hindus ensinam que o homem é atraído para este planeta específico a fim de aprender, e aprender melhor em cada vida sucessiva, os infinitos modos em que o espírito pode, não só expressar-Se através das condições materiais, mas também dominá-las. O Oriente e o Ocidente estão aprendendo esta grande verdade de maneiras diferentes e deveriam compartilhar de bom grado suas descobertas. Acima de qualquer dúvida, agrada ao Senhor que Seus filhos terrenos se esforcem para que o mundo chegue a uma civilização livre de pobreza, doença e ignorância da alma. O esquecimento, pelo homem, de seus recursos divinos (resultado do mau uso de seu livre-arbítrio) é causa primeira de todas as outras formas de sofrimento.”
(Paramahansa Yogananda - Autobiografia de um Yogue)

domingo, 28 de setembro de 2014

ALTRUÍSMO


“Aquele que não pratica o altruísmo; aquele que não está preparado para dividir seu último bocado com alguém mais fraco ou mais pobre que ele mesmo; aquele que negligencia auxiliar seu irmão, qualquer que seja a raça, nação ou credo, quando ou onde quer que se depare com o sofrimento, e que faz ouvidos moucos aos gritos da miséria humana; aquele que ouve o inocente ser caluniado, seja um irmão teósofo ou não, e não defende seu irmão como defenderia a si próprio - não é teósofo.”
(H. P. Blavatsky)

sábado, 27 de setembro de 2014

A VERDADE EM SEU INTERIOR


"Nada é 'oculto' àquele que investiga seu interior encontrando no mais recôndito de sua alma, respostas para os mais intrigantes mistérios. Nenhum santo em nenhuma época ou religião encontrou qualquer verdade senão dentro de Si mesmo (Self ou Atman). Deus ou Espírito não está fora do homem. Os grandes santos, tais como Krishna, Shankara, Jesus ou Budha, afirmaram a existência do Reino de Deus dentro do homem.”
(Alexandre Campelo - O Encantador de Pessoas)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A MENTE HUMANA


“A mente humana é simultaneamente a fonte e, se orientada de forma apropriada, a solução de todos os nossos problemas. Os que adquirem grande erudição mas não têm bom coração correm o risco de serem atormentados por ansiedades e inquietações que resultam de desejos que não podem ser realizados. Inversamente, a compreensão genuína dos valores espirituais tem o efeito oposto.”
(Sua Santidade, o Dalai-Lama)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DEVER DE UM TEÓSOFO



“[O dever de um teósofo para consigo mesmo é] Controlar e conquistar o eu inferior através do Eu Superior. Purificar-se interiormente e moralmente; não temer a ninguém e a nada, a não ser o tribunal de sua própria consciência. Nunca fazer uma coisa pela metade, isto é, se pensa que é a coisa certa a fazer, que a faça aberta e corajosamente e, se errada, não tocá-la de forma alguma.”

(H. P. Blavatsky, Chave para a Sabedoria)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

NOSSO POTENCIAL INFINITO


“Poucas pessoas neste mundo tentam conscientemente desenvolver os potenciais do corpo, da mente e da alma. As demais são vítimas de circunstâncias do passado. Seguem, claudicantes, empurradas por hábitos errôneos do passado, desamparadamente vencidas por sua influência, lembrando apenas: 'sou um homem nervoso', ou 'sou fraco', ou 'sou pecador' e assim por diante. Depende de cada um de nós cortar, com a espada da sabedoria, as cordas de nossa servidão, ou continuar atados.”
(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

COMPLEXIDADE DA MENTE HUMANA


“A mente humana é excessivamente complexa. Conforme H. P. Blavatsky observa no quinto volume da obra A Doutrina Secreta, ‘a mente tem muitos mistérios’. Mesmo com a nossa compreensão limitada, podemos perceber como são complexas as suas engrenagens, e como é fácil autoiludir-se. Podem ter-nos dito que éramos crianças que não devíamos enganar os outros, mas constantemente enganamos a nós próprios. Enquanto assim fizermos, seguiremos caminhos que enganam os outros. Toda a tendência para frustração, para aceitar ilusões prazerosas, precisa ser extirpada da pessoa se há o interesse em ser cada vez mais verdadeiro."
(N. Sri Ram - Em Busca da Sabedoria)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DISCERNIMENTO



“Quando o diamante e o carvão, salvos da ilusão em que vivem, descobrirem que, em realidade, um não é mais do que o outro, nem mesmo diferente do outro, pois são a mesma coisa – o carbono -, então deixará de existir a injustiça do primeiro contra o segundo e a revolta deste contra aquele.

Quando libertos da ignorância, da estupidez, do erro, da violência, da espoliação, do ódio, da greve, da guerra e da fome, as ruínas, a miséria, o medo... tudo deixará de existir.

Acabará a luta de classes.

Acabará porque acabará o motivo por que lutam – a ignorância.

É ela que impede que o carvão e o diamante descubram que, em realidade, são ambos o carbono.”
(Hermógenes – Mergulho na Paz)

domingo, 21 de setembro de 2014

A VERDADEIRA RELIGIÃO



"A religião, no seu verdadeiro sentido, deve libertar as pessoas da superstição e do sofrimento, e não escravizá-las com ideias prontas e hierarquias. Ao retirar das religiões os dogmas e as superstições e atingir o âmago de seus ensinamentos, constata-se que a essência é o amor universal, baseado no conhecimento de que a vida é indivisível.”
(Radha Burnier,Revista Sophia)

sábado, 20 de setembro de 2014

NOSSAS AÇÕES


"Palavras de devoção a Deus têm pouquíssimo significado no sentido último. A única maneira de expressarmos realmente o que sentimos por Deus é pelas nossas ações. Talvez isso explique por que a Bíblia diz que você conhecerá um homem por sua obra. Pouco importa se ninguém demonstrar apreço pelo que fazemos. Jamais devemos ficar descontentes, mesmo que, depois de um grande esforço para ser bom e fazer o bem, ninguém pareça se importar ou ficar agradecido.”
(Sri Daya Mata - Só o Amor)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

AUTOCONHECIMENTO


“O motivo correto para a busca do autoconhecimento é aquele que pertence ao conhecimento e não ao eu. O autoconhecimento vale a pena ser buscado em virtude de ser conhecimento, e não em virtude de pertencer ao eu. O principal requisito é o amor puro. Busca o conhecimento por puro amor, e o autoconhecimento finalmente coroará o teu esforço.”
(H. P. Blavatsky, Ocultismo Prático)

A VERDADE


"A verdade olha sempre para além das necessidades e dos desejos do ego, para aquilo que é o mais elevado bem de tudo a que diga respeito. A verdade nos traz de volta à conexão com os outros. Ela geralmente envolve o perdão e a correção de uma percepção distorcida com a verdadeira percepção, admitindo assim a sabedoria em qualquer situação.”

(Teresa McDermott Revista Sophia,)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

NOSSO POTENCIAL INFINITO

“Nossas mentes pequeninas são parte da mente onipotente de Deus. Sob a onda da nossa consciência está o infinito oceano da consciência divina. Por esquecer-se de que faz parte do Oceano, a onda se desliga desse poder oceânico. Em consequência, nossas mentes tornaram-se enfraquecidas por nossas tribulações e limitações materiais. A mente parou de trabalhar. Você ficará surpreso com o quanto ela pode fazer se você jogar fora as limitações que pôs nela.”

((Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz)

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

REFLEXÃO



“A humanidade - pelo menos sua maior parte - detesta pensar por si mesma. Considera um insulto o mais despretensioso convite para se afastar por um momento das velhas e batidas trilhas, e penetrar numa nova senda que aponte numa nova direção, julgando por si mesma.” 
(H. P. Blavatsky)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

CONFIANÇA


“Confiamos que a respiração entra, confiamos que a respiração sai, 
confiamos que os ouvidos podem realmente ouvir, confiamos que os olhos podem realmente ver, confiamos que os órgãos vão tomar conta do metabolismo e da biologia de estar vivo, então há uma sabedoria no corpo que pode nos lembrar que nós mesmos somos confiáveis, e se há tantas coisas tão bonitas e complexas desabrochando tão maravilhosamente no corpo, porque a mente deveria ser diferente? Porque o coração deveria ser diferente?”

(Jon Kabat-Zinn, Mindfulness e Confiança)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

AMOR


“Por não querer transformar os outros, o amor os transforma. Ele não aponta defeitos, não condena; ele liberta. Você não pode ser livre das coisas que retém. Aquilo que você liberta pertence a você.”
(Clara Codd, Revista Sophia)

domingo, 14 de setembro de 2014

EQUANIMIDADE


“Se você só se sente bem em dias de sol, mas nos dias chuvosos se sente triste e deprimido, coitado de você.

Deste modo, você será irremediavelmente uma pessoa entregue à infelicidade, pois o fazer brilhar sol ou chover não depende de você.

Não é somente a condição climática que independe de você. Milhões de outros fatores se impõem à sua vida, e você terá que os suportar. Aliás, há muito pouco sabre que você pode ter gerência . Quase tudo escapa a seu controle, e quase nada se curva a seu gosto ou conveniência .

Procure conhecer sabre o que você tem domínio, e se contente com o demais que vier.

Epicteto, um sábio da antiguidade, ensinou uma fórmula muito eficiente para a condução de nossa vida: ‘Não faça sua felicidade depender daquilo que não depende de você.’ 

Estou contente, portanto estou feliz.”

(Hermógenes, Deus investe em você)

sábado, 13 de setembro de 2014

A VIDA ESPIRITUAL





"Espiritual é uma daquelas palavras como amor, Deus, bem que não correspondem a objetos concretos e significam coisas diferentes para pessoas diferentes. A palavra bem, por exemplo, seria interpretada num sentido estreito ou universal pelos que experimentaram a bondade num nível superficial ou profundo. A palavra espiritual pode significar muito, pouco ou absolutamente nada. Cada pessoa interessada na vida espiritual deve descobrir se ela corresponde a algo dentro de si mesma ou se é meramente uma palavra usada por outros e, portanto, um mero conceito, uma noção teórica que não se baseia no conhecimento pessoal.

(Radha Burnier - A Vida Espiritual)


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A VISÃO DE DEUS




“Não podemos ver Deus com esses olhos físicos. Deus é um espírito sem corpo e, portanto, é visível somente aos olhos da fé. Se não houver pensamentos ruins nem medos ocupando e atormentando a nossa mente, e se o nosso coração estiver repleto de vida e alegria constantes, isso é uma indicação da presença de Deus em nós mesmos. E, de fato, Ele está lá em todos os momentos, mas fracassamos em perceber a Sua presença porque não demonstramos fé e, assim, vivenciamos muito sofrimento. Quando enfim tivermos cultivado a fé real, as calamidades deixarão de nos assolar e entristecer.”


(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A REALIZAÇÃO DIVINA É A RESPOSTA




“Buscamos a religião porque queremos eliminar o sofrimento para sempre. Os métodos mundanos não são a resposta. Deus é a resposta; a verdadeira religião que promove a realização divina é a resposta. Está na hora de acordar: empunhe a espada da sabedoria e despedace os maus hábitos. Quase todos conhecem a história bíblica dos servos que pararam de trabalhar quando o amo se ausentou. Apenas um continuou cumprindo seus deveres. Quando o amo retornou inesperadamente e viu o que ocorrera, despediu todos os empregados, recompensando o que continuara a cumprir suas responsabilidades. Portanto, lembre-se: o Senhor se ausentou por certo período, mas disse: 'Voltarei e verei se fizeram seu trabalho ou não. Verei se os encontro dormindo ou criando desejos materiais, ou se estão dedicando os devidos cuidados à casa da vida que deixei sob sua responsabilidade.'"

(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PODERES LATENTES

“Os poderes latentes podem ser perigosos para o leigo. As faculdades paranormais aumentam a nossa receptividade, tornando possível ver e ouvir mais. Mas a interpretação será sempre feita pela mente, com todos os seus aspectos subjetivos. Se a mente estiver de alguma forma condicionada, se for egoísta ou influenciada por maus sentimentos, certamente as interpretações serão prejudicadas.É por isso que o cultivo de poderes como a clarividência e a clariaudiência não é considerado desejável nos verdadeiros sistemas de ioga. Eles podem aparecer naturalmente, mas de modo algum devem ser forçados.”

(Rohit Mehta, Revista Sophia)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

TOLERÂNCIA


"



(...) Tolerância é a próxima qualidade, decorrente das anteriores. Como não possuímos o hábito da autocrítica e auto-observação, o caminho mais fácil é culparmos os outros pelas nossas falhas e fracassos. Tolerância significa aceitarmos os outros como eles são e procurarmos viver sempre em harmonia com nossos semelhantes. Mais uma vez a atenção é aqui de grande importância.”



(Ricardo Lindemann & Pedro Oliveira - A Tradição-Sabedoria)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

AJUSTES CÁRMICOS


“Quando o homem ‘colhe’, as suas forças cármicas são cuidadosamente ajustadas, de maneira que a ação recíproca do bem e do mal possa produzir, como resultado final, um acréscimo de bem, por menor que seja. Se, por ocasião do nosso nascimento, todas as nossas forças cármicas de bem e de mal fossem postas em ação, como temos maior bagagem de mal que de bem, nossa existência seria tão cheia de dor e de tristeza, que quase não teríamos coragem para enfrentar a batalha da vida. Também, a fim de que possamos lutar e vencer e adicionar alguma coisa ao lado bom de nossa conta, e não ao mau, faz-se um cuidadoso ajustamento para cada alma, quando ela se encarna.”

(C. Jinarajadasa - Fundamentos de Teosofia)

domingo, 7 de setembro de 2014

VIDA ESPIRITUAL


“Quando a vida espiritual se torna uma luta ela é imperfeita. Para avançar na Senda, devemos aprender a estar completamente calmos e sem ambições. Isso dificilmente se compreende, até por estudantes dedicados, pois essa luta dá vida ao egoísmo. A energia usada na senda não deve ter motivação pessoal e egoísta.”
(Radha Burnier)

sábado, 6 de setembro de 2014

KARMA


“A Lei do Karma é a lei da causa e do efeito. Em simples palavras, declara que cada ação produz uma reação igual ou oposta (não oposta em sua natureza, mas oposta em sua direção, de maneira que ela retorna a sua origem), ou como semeamos assim devemos colher.”
(Mary Anderson)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

DISCERNIMENTO


“Um verdadeiro teósofo deve investigar profundamente o que é verdadeiro e o que é falso e descobrir o autoconhecimento; e então esta sabedoria, esta inteligência despertada nos dirá sempre qual é a ação reta.”

(P. Krishna)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SEMINÁRIO CRISTIANISMO PRIMITIVO - NOVO ENDEREÇO


FRUTO DA AÇÃO


“Põe, sem demora, tuas boas intenções em prática, nunca permitindo que nem sequer uma delas permaneça apenas como boa intenção. Nosso único rumo verdadeiro é deixar que o motivo para a ação esteja na ação em si mesma, jamais na sua recompensa; não ser incitado à ação pela expectativa do resultado, e nem tampouco ceder à propensão à inércia.

(H. P. Blavatsky, Ocultismo Prático)

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SERENIDADE


“O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.”
(Sua Santidade, o Dali-Lama)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

ILUSÃO OU VERDADE?


"Se a humanidade, ou qualquer parte, dela tiver de progredir em qualquer medida real, isto apenas poderá ser feito por uma mudança verdadeira, através de forças que geram melhorias nas mentes das pessoas, nos seus gostos, nas suas visões, valores e comportamentos, e não através da criação de ilusões prazerosas e atribuições de virtudes imaginárias a homens ou objetos, seja para lucro, para fins tirânicos ou de glória. Criar impressões que não correspondem à verdade deixam as coisas como estão e dão origem a ações da parte da própria pessoa e da de outros que positivamente impossibilitam qualquer real mudança para melhor.”

(N. Sri Ram)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ILUSÃO


“Não se deixe encantar pelas aparências.
Cultive o sentido de pesquisa da verdade.
Quem é mais feliz: um administrador corrupto, nadando em dinheiro, fuçando o impuro prazer que o dinheiro compra, ou o homem sábio que, em sua humildade, firme na rocha de sua fé, tendo alcançado o tesouro da renúncia, no silêncio e na solidão, sem precisar de nada nem de ninguém, se entrega à delícia suprema de encontrar-se com o Verdadeiro Deus, que mora em seu coração?
Não se deixe iludir.
Ajuda-me, Senhor, a avançar pelo caminho que conduz ao Teu Reino.”

(Hermógenes, Deus investe em você)