domingo, 31 de agosto de 2014

VERDADEIRA FÉ


“A verdadeira fé é a corporificação da caridade divina; aqueles que ministram em altares não são mais que humanos. Quando passamos às páginas manchadas de sangue da história eclesiástica, descobrimos que quem quer que tenha sido o herói e quaisquer vestimentas que os atores possam ter usado, o enredo da tragédia sempre foi o mesmo. Mas a Noite Eterna estava em tudo e por trás de tudo, e avançamos daquilo que vemos para aquilo que é invisível aos olhos dos sentidos. Nosso desejo fervoroso tem sido mostrar às verdadeiras almas como elas podem levantar o véu e, na claridade daquela Noite que se tornou dia, contemplar extasiadas a
VERDADE DESVELADA.”

(H. P. Blavatsky, Ísis sem Véu)

sábado, 30 de agosto de 2014

DESEJO, SOFRIMENTO E SABEDORIA


"Como um cavalo faminto que se recusa a comer o pasto verdejante à sua volta, pois está muito ocupado perseguindo a cenoura dos seus sonhos, assim o escravo dos desejos se recusa a conhecer e a fruir da vida, pois está envolvido demais na busca de suas ilusões sempre cambiantes. Muitos se tornam vítimas fatais de suas miragens, como o caso de certas ‘celebridades’ que, voluntária ou involuntariamente, acabaram se suicidando depois de já terem supostamente conseguido ‘tudo’, e de tão insatisfeitas, buscaram a morte. O fato é que a ilusão não satisfaz, assim como a cenoura de sonhos não é capaz de saciar a fome do cavalo.”
(Cristiane Szynwelski - Revista Sophia nº 40)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DESTINO


"O desejo por Deus não vem por si; precisa ser cultivado. E sem esse desejo, a vida não tem significado. Quando você dorme, diz 'até logo' a este mundo, à sua família, a seu nome, a tudo. Esquece até do corpo. Você não sabe quando vai ter que dizer o adeus definitivo ao mundo. Você está numa jornada e parou aqui por um breve período de tempo. A vida é como uma grande caravana que passa. Seu primeiro interesse deveria ser aprender o objetivo e o destino da jornada. O destino é Deus; não poderia ser outra coisa.”
(Paramahansa Yogananda)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

EQUANIMIDADE



“Você já observou um barquinho, amarrado, flutuando? Se a maré sobe, ele sobe; se desce, ele desce. Um barquinho assim nos dá uma lição preciosa - a lição de não nos enrijecermos, de evitarmos excessos, de respostas emocionadas às coisas da vida.
A vida às vezes no dá motivos de alegria - não nos excedamos em explosões alegres. Outras vezes, ela nos dá uma dolorosa bordoada - não endureçamos em resistência excessiva, nem nos entreguemos à demasiada tristeza.
‘Caminho do meio’, meu amigo!”
(Hermógenes, Deus Investe em você)

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DISCERNIMENTO


“Tenta também com firme esforço conquistar as proeminentes fraquezas de tua natureza, pelo desenvolvimento de pensamentos naquela direção que permitirá eliminar cada paixão em particular.”
(H. P. Blavatsky, Ocultismo Prático)

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PERCEBIMENTO


“Aqui estamos, nesta existência, neste planeta, para poder atingir a percepção de que ‘eu e o Pai somos um’. Para tanto, a experiência de cada segundo é valiosa. O tempo e a vida nos foram emprestados exatamente para isto.”

(Hermógenes)

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

AMOR



“Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que vocês o pratiquem bem é meu único pedido.”
(Sua Santidade, o Dalai-Lama)

domingo, 24 de agosto de 2014

O CAMINHO DA PERFEIÇÃO


“Comece fixando essa verdade em sua mente, de que há dentro de você um palácio de esplendor incomparável... pois nenhum edifício pode ser comparado em beleza e magnificência a uma alma que é pura e repleta de virtudes. Em meio a este grande palácio mora o grande Rei que aceita ser seu constante convidado, e ele se senta em um trono de valor inestimável, e este trono é o seu próprio coração. Surge, então, a grande questão. Nós, da nossa parte, devemos ter uma plena e resoluta determinação de, sem restrições, ceder a Ele esse palácio interior. Ele nunca Se entregará a nós até nos tenhamos entregue completamente a Ele.”

(Santa Teresa – Meditação - sua prática e resultados de Clara M. Codd)

sábado, 23 de agosto de 2014

PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO



“[...] Você sabe o que é preciso para chegar ao topo da montanha? Se acha que não, afaste esse pensamento, porque você é cocriador junto com Deus, você tem o poder e a habilidade de realizar os desejos de seu coração. Deixe que a perseverança e a determinação abasteçam a sua mente e seu corpo em ação. Acredite em si mesmo. Saiba que Deus é sua força e poder. Quando você sentir essa conexão, a paz será sua companheira constante.
(Susan Smith Jones – Revista Sophia, Nº 49.)

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

OS CAMINHOS DO AUTOCONHECIMENTO



“[...] A maioria de nós não é criativa; somos relógios de repetição, e retemos lembranças, experiências e conclusões, nossas ou de outros. Ser criativo não significa pintar quadros ou escrever poesias e tornar-se famoso. A potência criadora é um ‘estado de ser’ em que a mente se aquieta, já não se focaliza em experiências, ambições ou desejos. A criação não é um estado contínuo, ela se renova a cada momento, é um movimento em que não existe o ‘eu’, o ‘meu’; só assim pode haver compreensão de nós mesmos.”
(J. Krishanamurti – Revista Sophia , Nº 49)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PURIFICAÇÃO


“A preguiça interrompe o progresso de nossa prática espiritual. Podemos ser ludibriados por três formas de preguiça: a que se manifesta como indolência, que é o desejo de adiar; a que se manifesta como sentimento de inferioridade, que é duvidar da própria capacidade; e a que se manifesta com a adoção de atitudes negativas, que é dedicar um esforço excessivo àquilo que não é virtude.”

(Sua Santidade, o Dalai-Lama)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

AS QUATRO MEDITAÇÕES DE BUDA


“[...]Há quatro grandes meditações. A primeira é a meditação do amor, na qual você deve de tal forma ajustar o seu coração a ponto de ansiar pelo bem-estar e a prosperidade de todos os seres, incluindo a felicidade de seus inimigos.
A segunda é a meditação da piedade, na qual você pensa em todos os seres que estão em aflição, representando vividamente em sua imaginação suas dores e suas ansiedades, de forma a despertar uma profunda compaixão a eles em sua alma.
A terceira é a meditação da alegria, na qual você pensa na prosperidade dos outros e se regozija com seus regozijos.
A quarta é a meditação sobre a serenidade, na qual você se eleva acima do amor e do ódio, da tirania e da opressão,
das riquezas e das necessidades, considerando seu próprio destino com calma imparcial e perfeita tranquilidade.[....]”
(Clara M. Codd , Meditação e sua prática)

terça-feira, 19 de agosto de 2014

ATITUDES



“Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiros de atos; atos são a matriz que me trouxe, os atos são o meu parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei. Eis em que deve sempre refletir todo o homem e toda mulher.”
( Sakyamuni)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A PRÁTICA DO AMOR


“[...] Cada um de nós pode verdadeiramente dizer que ‘nenhum ser humano é estranho a mim’, porque os homens são um em origem, essência, potencial e destino. Somos também um com os átomos, os minerais, as plantas, os animais, as estrelas e as galáxias – com tudo que conhecemos e podemos imaginar. Vendo nós mesmos como cósmicos, podemos adotar uma visão mais ampla e restringir a irrefletida ascendência de nosso ego. Se tivermos fé em nossos recursos internos, não precisaremos nos sentir ameaçados por outros ou por eventos, nem permitir que nosso ego fique inflamado, torne-se crítico e farisaico – respostas que são dolorosas à vida em toda parte. Em vez disso, podemos reconhecer o ódio, os impulsos destrutivos e os sentimentos violentos pelo que são, e buscar reagir com autocontrole, gentileza e compreensão compassiva não apenas em nossos atos, mas em nossas atitudes e pensamentos."
(Sarah Belle Dougherthy – Revista Sophia ano 12, nº 49.)

domingo, 17 de agosto de 2014

MAGIA DIVINA


"Pois é a intenção, somente a intenção, que faz com que qualquer exercício de poder torne-se Magia Negra e maligna, ou branca e benéfica. É impossível empregar forças Espirituais se houver o mais leve traço de egoísmo presente no operador. Pois, a não ser que a intenção seja totalmente pura, a vontade espiritual converter-se-á em psíquica, agindo sobre o plano astral e podendo produzir resultados terríveis. Os poderes e as forças de origem animal podem igualmente serem usados tanto pelo egoísta vingativo quanto pelo altruísta e todo-compassivo; os poderes e as forças espirituais são concedidos somente àqueles que são perfeitamente puros de coração - e isto é MAGIA DIVINA.

(H. P. Blavatsky, Ocultismo Prático)

sábado, 16 de agosto de 2014

SABEDORIA


“Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranquila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e virtude.” 
 (Sakyamuni)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

AUTO-OBSERVAÇÃO


“As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.”  
(Santo Agostinho)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O CAMINHO DA VERDADE


“Quando me desespero, eu me lembro que durante toda a história o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Tem existido tiranos e assassinos e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final, eles sempre caem - pense nisso, SEMPRE.” 
( Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O DESAFIO DA VIDA


Foi dito que no vasto projeto em que a natureza está operando, há um movimento da perfeição inconsciente para a imperfeição consciente, e que da imperfeição consciente temos que avançar para a perfeição consciente. A perfeição consciente pode surgir apenas quando aprendemos a trabalhar em harmonia com o projeto da própria vida. A vida exige que a mente do homem renuncie a seus próprio desejos, seus impulsos, instintos e reflexos, para que um poder muito maior possa desabrochar e revelar-se, não conforme a vontade do homem, mas em obediência às leis divinas e à vontade da natureza.”

(Radha Burnier)

terça-feira, 12 de agosto de 2014

CONHECIMENTO


“Com o reto conhecimento, ou pelo menos com a firme convicção de que nossos semelhantes não se empenhariam em nos fazer mal mais do que nós pensaríamos em prejudicá-los, dois terços dos males do mundo desapareceriam no ar.”
(H. P. Blavatsky, Doutrina Secreta)

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VOZ INTERIOR


“Duas pessoas têm vivido em você por toda a sua vida. Uma é o ego, tagarela, exigente, histérico, calculista; a outra é o ser espiritual escondido, cuja silenciosa voz de sabedoria você somente ouviu ou reparou raramente - você revela em si mesmo o seu próprio guia sábio.”  
(Sogyal Rinpoche)

domingo, 10 de agosto de 2014

Que a Luz Divina ilumine todos os pais em sua missão de auxiliar um outro ser em sua jornada espiritual.


RAJA IOGA


“Ainda que seja uma doutrina com cerca de mil anos de existência, cuja codificação só se deu por volta do século II a.C., por Patanjali - sendo então transmitida oralmente -, o objetivo da raja ioga não se perdeu ou sofreu alterações: revelar ao homem os poderes ocultos da sua mente. Através de algumas práticas que devem ser observadas no dia a dia pelo praticante, a raja ioga visa fortalecer a mente humana para que ela obtenha força de vontade e poder de concentração, animando o homem e tornando-o apto a desafiar as leis da natureza.” 
(Claudio Duarte, Revista Planeta)

sábado, 9 de agosto de 2014

AMOR É VIDA


“Acredito piamente que o amor sustente a terra. Somente prevalece a vida onde existe o amor. Vida sem amor é morte. O amor é o reverso da moeda cujo verso é a verdade. O ódio sempre mata; o amor nunca morre. A diferença entre ambos é gigantesca. O que é obtido pelo amor é mantido por toda a vida. O que é alcançado pelo ódio na realidade se revela um fardo, pois só aumenta o rancor. A tarefa do ser humano é diminuir o ódio e promover o amor.”
(Mahatma Gandhi, O Caminho da Paz)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

REENCARNAÇÃO



“A vida refugia-se por algum tempo em seu invólucro  hiperfísico, conservando, na qualidade de novos poderes de edificar as formas, os resultados das experiências por que passou. As formas que sucessivamente aparecem e desaparecem são portas por onde ela entra e sai no drama da evolução. Nenhuma fração de experiência se perde, do mesmo modo que partícula alguma de matéria se destrói.”
(C. Jinarajadasa, Fundamentos de Teosofia)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

SER DO MUNDO OU ESTAR NO MUNDO?


“Quem aspira à espiritualidade pode pensar que o primeiro passo é afastar-se do mundo e de suas tentações, retirar-se, tornar-se um ermitão e viver fora do mundo. Ainda assim essa pessoa ainda pode ser ‘do mundo’, assaltada por tentações na solidão, mais ainda do que quando estava no mundo, porque ser ‘do mundo’ é um estado mental e não apenas um lugar. Às vezes é sabio abandonar coisas e circunstâncias externas, como quando alguém está controlando o alcoolismo e deve evitar frequentar bares. Mas, no fim, não podemos fugir de nós mesmos.”

(Mary Anderson)

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

VERDADEIRA INTELIGÊNCIA


A humanidade não tem pouca capacidade cerebral ou intelectual; a evidência disso está nas inúmeras invenções, engenhosas teorias e descobertas espetaculares que realizou. Mas ela parece carecer do tipo de inteligência necessária para não cometer repetidamente os mesmos dolorosos erros.”
(Radha Burnier)

terça-feira, 5 de agosto de 2014

FORÇA DE VONTADE


“A força de vontade para seguir adiante é a primeira necessidade daquele que escolheu seu caminho. Onde pode ela ser encontrada? Olhando-se ao redor não é difícil ver onde outros homens encontram sua força. A sua fonte é a convicção profunda.”
(H. P. Blavatsky, Ocultismo Prático)

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

HUMILDADE E SIMPLICIDADE


“Humildade não  é mera consciência de nossas pequenezas, o que poderia ser apenas um sentimento de desapontamento por não sermos tão importantes como desejaríamos ser, nem é autodepreciação. Ao contrário, é a erradicação de toda a presunção, de forma que nos tornemos doces e belos, tenhamos uma abertura de mente e coração e sintamos um respeito realmente profundo pelo outro, quem quer que ele seja, baseado no reconhecimento de sua Divindade.
(N. Sri Ram)

domingo, 3 de agosto de 2014

AUTOPERCEPÇÃO


“Se todos os dias nos analisarmos com cuidado e atenção, verificando nossos pensamentos, nossas motivações e suas manifestações no comportamento externo, abriremos em nosso íntimo uma boa possibilidade de fazer mudanças e efetuar um aprimoramento pessoal. Embora eu próprio não possa afirmar com toda a confiança que tenha feito algum progresso notável no decorrer dos anos, meu desejo e minha determinação de mudar e melhorar são sempre firmes. Desde o momento em que acordo até a hora de dormir e em todas as situações da minha vida, sempre tento analisar minhas motivações e ser meticuloso e atento a cada momento. Pessoalmente, acho que isto é de grande utilidade para minha vida.”

(Sua Santidade, o Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

sábado, 2 de agosto de 2014

EXPANSÃO DE MENTE


“Quando você pode expandir um universo com seu coração e mantê-lo sempre aberto, fresco e sensitivo à luz e a toda radiação cósmica secreta, e ao mesmo tempo contraído ao ponto onde você pode agir com toda a força de seu ser, e então unir a circunferência com o centro, você vive não apenas com uma pequena parte de si mesmo, mas com toda a extensão de seu ser, específico em cada feito, positivo para ação, contudo negativo para receber as mais sutis impressões de pessoas e coisas, e com um coração vazio de todo o desejo, mas sempre estendido como um tapete de oração no qual você pode receber quem ou qualquer que seja, o objeto de sua adoração e busca.”
(N. Sri Ram)

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A NECESSIDADE DA PRECE


“Alguns O chamam Ishvara, outros o chamam Allah, outros, simplesmente Deus, mas todos nós temos que reconhecer que Ele é quem nos fez para coisas maiores: amar e ser amado.
Seja lá o que for que amamos, não podemos amar sem auxílio da prece, e é por isso que, independentemente da religião a que pertençamos, precisamos rezar juntos.”

(Madre Teresa de Calcutá, , tudo começa com a Prece)