quinta-feira, 31 de julho de 2014

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO


Creio que há uma importante distinção a ser feita entre religião e espiritualidade. Julgo que a religião esteja relacionada aos ensinamentos e dogmas religiosos, rituais, orações e assim por diante. Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano – tais como amor, compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia – que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. É por isso que às vezes digo que talvez se possa dispensar a religião. O que não se pode dispensar são essas qualidades espirituais básicas.”

(Sua Santidade, o Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

quarta-feira, 30 de julho de 2014

TEOSOFIA


“A Teosofia, tal como nos é apresentada hoje, não compreende o conhecimento completo de todos os fatos. Tem-se-nos falado apenas de alguns fatos e de leis gerais, porém o suficiente para estimular-nos ao estudo e a novas investigações, apesar das inumeráveis lacunas a preencher. Há entre nós, trabalhadores que se esforçam em supri-las, mas os conhecimentos que possuímos são como uma gota de água comparada com o oceano quando comparados aos que ainda restam para ser descobertos ou revelados. Entretanto, do pouco que conhecemos, embora muito incompleto, já se sente uma maravilhosa fascinação, e tal fato revela em todas as coisas uma nova fonte de inspiração e beleza.”

(C. Jinarajadasa, Fundamento de Teosofia)

terça-feira, 29 de julho de 2014

DEUS


“A eletricidade é uma força poderosa, mas nem todos se beneficiam dela. Ela somente pode ser produzida se leis específicas forem seguidas. Trata-se de uma força sem vida. O homem poderá utilizá-la desde que consiga trabalhar com suficiente afinco para adquirir o conhecimento de suas leis. De modo similar, a força viva à qual chamamos de Deus também poderá ser perseguida se conhecermos e obedecermos a seus preceitos, o que levará à descoberta dEle dentro de nós.”

(Mahatma Gandhi, O Caminho da Paz)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O PODER DO SOM


A experiência mostra que o som e a fala têm impacto sobre a consciência, não apenas sobre a consciência humana, mas até sobre a dos animais e plantas. Até uma simples sílaba ou frase pode ter um efeito perturbados em quem escuta, quando estiver cheia de vibrações de desagravo e raiva. Por outro lado, uma simples palavra ou som pode trazer consolo e esperança se o amor e  simpatia forem as forças que os impelem.”
(Radha Burnier)

domingo, 27 de julho de 2014

EXISTÊNCIA DIVINA


“A razão finita concorda com a Ciência e diz: ‘Não existe Deus’. Mas, por outro lado, nosso Ego – aquilo que vive, pensa e sente independentemente de nós em nosso esquife mortal – faz mais do que acreditar. Ele sabe que existe um Deus na Natureza, pois o único e invencível de todos os Artífices vive em nós assim como nós vivemos n’Ele. Nem a fé dogmática nem a ciência exata são capazes de erradicar o sentimento intuitivo inerente ao homem, quando ele o tem realizado plenamente em si próprio.”

(H. P. Blavatsky)

sábado, 26 de julho de 2014

DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL


“Uma criança precisa crescer de modo a transformar-se em um jovem bem proporcionado, mas esse crescimento leva tempo. Não acontece da noite para o dia. Da mesma forma, a transformação e o aperfeiçoamento da mente também levam tempo. Hoje em dia, há lugares em que se promove o crescimento acelerado de animais como porcos, aves e bovinos por meio de certo tipo de injeções. Depois, esses animais são mortos e consumidos. É uma prática negativa que também afeta de certo modo o ser humano. Quando falamos de prática espiritual, é igualmente impossível injetar certas qualidades na mente para obter sua transformação imediata.

(Sua Santidade, o Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

INSTRUÇÃO E INTUIÇÃO


O pensamento informa ao homem o significado das coisas conforme os interesses de sua personalidade. Diz como conhecer coisas e planejar o seu uso, para que o corpo, as emoções e a mente possam estar seguros, tornando-o um bom aluno para quem a instrução é útil. Mas a instrução não pode explicar o significado das coisas para a alma, e assim remover o sentimento de desassossego e o desejo de um propósito e uma meta na vida.”

(Ernest Wood, Revista Sophia)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

HARMONIZAÇÃO


A mudança que a espiritualidade implica é uma perfeita harmonização, a criação de uma unidade a partir das diversas possibilidades em nós mesmos, até que todo movimento que ocorre interiormente, junto com a ação que prossegue exteriormente, torna-se parte de uma sinfonia que expressa no tempo aquilo que se é na eternidade.”

(N. Sri Ram)

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A ARTE DE VIVER


“A arte de viver – a própria palavra ‘arte’ implica ação instintiva, não a ação determinada por um conjunto de regras ou código, embora tal ação possa obedecer a certas leis. A arte está em buscar a harmonia, em seguir a orientação de um impulso infalível, em aprimorar um ajustamento agradável.”

(N. Sri Ram)

terça-feira, 22 de julho de 2014

A ARTE DE ESCUTAR


“É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda a ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe a vida. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão e a ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.”

(Sua Santidade, o Dalai-Lama, O caminho da tranquilidade)

UNIDADE NA DIVERSIDADE


“Aquele que olha para o universo como várias facetas de Deus certamente terá uma visão beatífica. Todo o nosso conhecimento e todos os nossos exercícios espirituais são infrutíferos, caso não tenhamos essa visão.
Quando admiro a maravilha do por do sol ou a beleza da lua, minha alma se expande em louvor ao criador. Tento vê-Lo e a sua misericórdia em todas as criações.”

(Mahatma Gandhi, O caminho da paz)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O HORIZONTE


Quando vejo um horizonte bonito, cheio de paz e distâncias, tenho ímpetos de correr para lá. Sinto o desejo de tocar o céu com a mão.
Como sei que, quando lá chegar um novo horizonte, adiante, fascinante, vai-me atrair, e, assim, jamais eu pararia de perseguir fugidios horizontes sedutores, decido ficar onde estou e contentar-me. Aí dou-me conta de que onde estou está um horizonte, com o céu ao meu alcance.
Para chegar ao céu não é preciso andar doidamente, insatisfeito, perseguindo horizontes a fugir.
Contente onde estou e com o que sou, consigo ver que sou horizonte, e então a Paz me consome.

(Hermógenes, Mergulho na paz)

domingo, 20 de julho de 2014

ESPÍRITO-MATÉRIA



“De acordo com o ensinamento oculto, em cada ponto no espaço há matéria e em cada ponto há também Espírito. Uma partícula de poeira é matéria, mas ali também há espírito. Eles coexistem, ambos são eternos, unos e autoexistentes, mas em cada ponto o significado, a beleza, a maravilha que é manifestada pertence ao Espírito. É o Logos, na antiga acepção grega, presente em cada ponto no fluxo da vida, que dá a direção naquele ponto para o processo evolutivo subsequente. A matéria existe como meio de expressão.”

(N. Sri Ram, Em Busca da Sabedoria)

sábado, 19 de julho de 2014

DISCERNIMENTO


“O conceito usual de viveka, muitas vezes traduzido como discernimento, implica em notar diferenças, separatividade e multiplicidade. É o discernimento entre o Real e o ilusório. Mas há um estado de consciência em que viveka atinge a percepção pura e a calma mental. Ela penetra a natureza interna, o significado e propósito de qualquer coisa. Isso também faz parte do desenvolvimento das faculdades.”
(Radha Burnier)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

CLAREZA ESPIRITUAL



“Aquilo que deve ser evitado é o sofrimento que ainda não chegou. O passado não pode ser modificado ou corrigido; àquilo que pertence às experiências do presente não pode e não deve ser afastado; mas o que deve ser evitado são as preocupações antecipadas ou temores pelo futuro e cada ato ou impulso que possa causar sofrimento presente ou futuro a nós mesmos ou aos outros. 
(H. P. Blavatsky, Momentos de Sabedoria)

quinta-feira, 17 de julho de 2014

SIMPATIA



“Nenhum de vós deve ser cego a ponto de supor seja esta a primeira vez que entra em contato com a Teosofia. Seguramente percebereis que isso equivaleria a dizer que os efeitos advêm sem causas. Sabei, pois, que de cada um de vós depende o lutar daqui por diante pela aquisição da Sabedoria espiritual nesta e na próxima encarnação, quer sozinho, quer em companhia de vossos atuais co-associados, e grandemente ajudados sereis pela simpatia e aspirações mútuas. Minhas bênçãos a todos que as merecerem.”
(Mestre K. H, Meditações – Excertos de Cartas dos Mestres de Sabedoria)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

SERENIDADE





“O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Que estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.” 
(Sua Santidade, o Dalai-Lama, O Caminho da Tranquilidade)

terça-feira, 15 de julho de 2014

UNIDADE DO SER



Quando aquele que se sacrifica depara-se com um homem que é obtuso, enquanto ele próprio é sábio, será que sentirá o desprezo por ser um homem de conhecimento em relação ao homem obtuso, e irá considerar-se acima dele como seu superior e dele separado? Não, ele não considera sua sabedoria como posse sua, mas como propriedade comum que pertence igualmente a todos, e partilha sua sabedoria na forma separada com a obtusidade na outra forma separada, fazendo isso sem sentir a diferença, por causa da unidade do Ser.” (Annie Besant, As Leis do Caminho Espiritual)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

TRAQUILIDADE MENTAL



“A mente aquieta-se quando o foco de sua atenção passa do pessoal para o impessoal, do trivial e superficial para o real e significativo. O estado de quietude torna-se natural quando pensamos em termos da natureza universal da experiência – dor, alegria, luta e assim por diante -, porque o foco muda. Helena Blavatsky aconselhou aos estudantes de espiritualidade a se demorarem nas verdades universais. À medida que o foco muda, o interesse também muda.” 
(Radha Burnier)

domingo, 13 de julho de 2014

PERCEBIMENTO



“A dor das desarmonias ensina a compreender as leis da natureza que transgredimos por ignorância, enquanto o prazer das harmonias estimula a continuar algo tropegamente, como uma criança aprendendo a caminhar na escola da vida.” (Ricardo Lindemann)

sábado, 12 de julho de 2014

ATENÇÃO



“É a intervenção intencional que transforma os seres humanos para que eles não apenas desempenhem uma função natural no cosmo, mas também tenham a possibilidade de realizar um propósito espiritual. O que torna possível esse empreendimento intencional é a atenção. Essa é a razão por que em todos os ensinamentos espirituais – nos Yoga Sutras, nos Philokalia ou na prática zen-budista – a atenção em suas várias qualidades e níveis constitui o principal instrumento de transformação.”
 (Ravi Ravindra)

sexta-feira, 11 de julho de 2014

OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO



“A meditação, a abstinência, a observação dos deveres morais, pensamentos gentis, boas ações e palavras amáveis, assim como boa vontade para com todos e um total esquecimento do eu, são os meios mais eficazes de se obter conhecimento e preparar-se para a recepção da sabedoria superior.” 
(H. P. Blavatsky – Ocultismo Prático)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

VIDA ESPIRITUAL

“A essência de toda vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros. Se a sua motivação é pura e sincera, todo o resto vem por si. Você pode desenvolver uma atitude correta para com seus semelhantes baseando-se na bondade, no amor, no respeito e sobretudo na clara percepção da singularidade de cada ser humano.”

 (Sua Santidade, o Dalai-Lama – O Caminho da Tranquilidade)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

FORÇA MISTERIOSA


“Há uma força misteriosa e indefinível que permeia todas as coisas. Embora não seja possível vê-la, pode-se senti-la. É essa força invisível que se faz presente e, ainda assim, desafia quaisquer provas, pois é extremamente diferente de tudo o que percebo por intermédio dos meus sentidos – ela os transcende. Vejo isso de maneira tênue enquanto tudo ao meu redor se transforma e perece. Sob todas essas mudanças prevalece uma força viva que não se altera; que mantém tudo unido; que cria, dissolve e recria. Essa força ou espírito difuso é Deus.”

(Mahatma Gandhi – O Caminho da Paz)

terça-feira, 8 de julho de 2014

UNIDADE ABSOLUTA



“A ideia da Unidade Absoluta seria totalmente destruída em nossa concepção se, perante nossos olhos, não tivéssemos algo de concreto para contê-La. E a Deidade, sendo absoluta, deve ser onipresente; consequentemente, não apenas o átomo A contém dentro de si. As raízes, o tronco e seus muitos ramos são três objetos distintos, contudo, uma única árvore.”
 (H. P. Blavatsky – Doutrina Secreta)

segunda-feira, 7 de julho de 2014

AUTODOMÍNIO



“A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram se transformando nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. Mas nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.” (Sua Santidade, o Dalai-Lama – O Caminho da Tranquilidade)

domingo, 6 de julho de 2014

PROGRESSO



Progresso, seja para indivíduo, grupos ou o todo da humanidade, é alcançado pelas escolhas decisivas feitas de tempo em tempos, e forçado pelo desenvolvimento de uma situação que, quando aumenta, clama por resolução. A vida na matéria é uma série de crises e resoluções. (N. Sri Ram, Pensamentos para aspirantes ao caminho espiritual)

sábado, 5 de julho de 2014

CENTELHA DA DIVINDADE



“Talvez não sejamos Deus, mas sem dúvidas pertencemos a Ele, mesmo representando somente uma gota de água em pleno oceano. Imagine essa gotícula retirada da imensidão e levada a milhões de quilômetros de distância. Ela se tornaria indefesa, dilacerada e isolada de seu habitat. Ela já não conseguiria sentir a força nem a majestade do oceano. Se, porém, alguém pudesse lhe dizer que de fato ela o representa, sua fé reviveria; ela dançaria de felicidade e toda a força e a majestade do mar se refletiriam imediatamente.” (Mahatma Gandhi – O Caminho da Paz)

sexta-feira, 4 de julho de 2014

UNIDADE



“Se no homem existe um espírito imortal desenvolvido, deve estar em tudo mais, pelo menos em estado latente ou germinal; e pode ser apenas uma questão de tempo para que cada um desses germes se desenvolva plenamente.” (H. P. Blavatsky)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

PERDÃO



“Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar uma pedra e arremessá-la contra o objeto de sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem, a si e aos outros.”
 (Sua Santidade , o Dalai-Lama)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

VONTADE


“A verdadeira vontade nunca se tensiona, ela nasce no silêncio. Ela inclui tanto o pensamento como o sentimento. Ela é imovível por qualquer coisa externa a si própria. Quando eu não tenho vontade pessoal, eu posso atuar com a vontade mais forte do mundo. Quando eu sei que a Vontade una está em tudo, todo conflito é abolido.” (N. Sri. Ram)


terça-feira, 1 de julho de 2014

AUTOCONFIANÇA



“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.” (Sua Santidade , o Dalai-Lama)