quarta-feira, 30 de abril de 2014

RELIGIÃO



RELIGIÃO

“No seu sentido literal, a palavra ‘religião’ possui aproximadamente o mesmo significado que a palavra Yoga; é ‘aquilo que liga’, ‘vincula’, e Yoga também significa alcançar um estado interior de união entre o humano e o divino, ou o inferior e o superior, transcendendo aos conflitos e contradições da vida mundana comum que é denominada Samsára, que significa literalmente ‘dar voltas e voltas’.”  
(N. Sri Ram)


terça-feira, 29 de abril de 2014

CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL


CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL

“A verdadeira vida está na consciência espiritual dessa vida, numa existência consciente em Espírito, não em matéria; e a verdadeira morte é a percepção limitada da vida, a impossibilidade de sentir a existência consciente ou mesmo individual fora da forma ou, pelo menos, de alguma forma de matéria". 

(H. P. Blavatsky)

segunda-feira, 28 de abril de 2014

DEVOÇÃO


DEVOÇÃO

"Aquele que a si próprio condena, em sua estima pessoal e alegremente o faz perante o reconhecimento e corrente código de honra para salvar uma causa digna, poderá algum dia verificar ter realizado, dessa maneira, suas mais altas aspirações." 

(Mestre K. H.)

domingo, 27 de abril de 2014

LEI DA CAUSA E EFEITO


LEI DA CAUSA E EFEITO

“Uma vez compreendida a ideia de que a causação universal não é meramente presente, mas também passada, presente e futura, cada ação em nosso presente plano cai natural e facilmente em seu verdadeiro lugar, e é vista em sua verdadeira relação com nós mesmos e com os outros. 

Toda ação mesquinha e egoísta nos lança para trás e não para a frente, enquanto todo pensamento nobre e todo ato altruísta são degraus para os superiores e mais gloriosos planos do ser.” 

(H. P. Blavatsky)

sábado, 26 de abril de 2014

COMPAIXÃO



COMPAIXÃO

“A compaixão é a base para se viver como um verdadeiro ser humano. O que geralmente consideramos viver é apenas uma parte mecânica da vida, que deve ser entendida como um terreno onde a compaixão nasça, é nutrida e floresce, levando o ser humano à plenitude de seu potencial.” 
(Radha Burnier)

Imagem: Nicolas Roerich

sábado, 12 de abril de 2014

BUSCA ESPIRITUAL



BUSCA ESPIRITUAL


“Uma pessoa perturbada por problemas persistentes, que se sente sozinha, infeliz, sobrecarregada ou desiludida, pode buscar alívio no chamado ‘mundo espiritual’. Se tivesse obtido êxito no plano material, provavelmente não buscaria esse tipo de ajuda. Portanto, sua aparente busca espiritual é apenas um pedido de socorro, um fator de mudança nas experiências terrenas.” 

(Radha Burnier)

sexta-feira, 11 de abril de 2014

VERDADE



VERDADE


“Entre a superstição degradante e o ainda mais degradante e brutal materialismo, a branca pomba da verdade dificilmente encontra lugar para pousar seus mal acolhidos e fatigados pés.” 

(O Maha Chohan)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PERSISTÊNCIA


PERSISTÊNCIA

“Aprende que não há cura para o desejo, que não há cura para a busca de recompensa, que não há cura para o sofrimento de estar ansioso por algo, a não ser fixando a visão e a audição naquilo que é invisível e inaudível. 

O homem tem de acreditar na sua capacidade inata de progredir; não deve se atemorizar ao considerar a grandeza da sua natureza superior nem se deixar arrastar pelo seu eu inferior ou material. 

Todo o passado nos mostra que as dificuldades não devem servir de desculpa para o desânimo, muito menos para o desespero, de outro modo o mundo não teria as muitas maravilhas da civilização. 

A força de vontade para seguir adiante é a primeira necessidade daquele que escolheu seu caminho.” 

(Ocultismo Prático – H.P.B.)


quarta-feira, 9 de abril de 2014

A PALAVRA



A PALAVRA


"A linguagem é um dos instrumentos mais poderosos na mão do homem. Ele pode curar ou ferir os outros com a arma que possui. 
Muito frequentemente, nossa palavra contém um aguilhão consciente ou inconsciente. 

Mas o aguilhão de nossa palavra não está na própria palavra, porém, sem dúvida, na mente. 
A palavra em si não possui o poder de curar nem de ferir. Aquilo que é transmitido através da palavra a torna agradável ou desagradável.”

 (Rohit Mehta)

terça-feira, 8 de abril de 2014

VERDADE OU IMAGEM DA VERDADE?


VERDADE OU IMAGEM DA VERDADE?

“Viver uma vida de verdade não consiste meramente em falar a verdade. Pretender ser aquilo que não somos é tão corruptivo quanto à inverdade do discurso. Em nosso coração precisa reinar o amor genuíno pela verdade. Somente podemos ser integralmente verdadeiros se valorizarmos a verdade e atribuirmos importância a ela em nossa vida e pensamento, ou então precisamos estar tão plenos de amor que não podemos nutrir o menor desejo de enganar.” 

(N. Sri Ram)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

EGOÍSMO


EGOÍSMO 

“É o egoísmo pessoal que se desenvolve e instiga o homem a abusar do seu conhecimento e poder. E o egoísmo é uma construção humana, cujas janelas e portas estão sempre abertas para que todo o tipo de iniquidade penetre a alma humana.” 

(Blavatsky)

domingo, 6 de abril de 2014

COMPAIXÃO


COMPAIXÃO

“Tudo o que divide é contrário à lei da compaixão e da fraternidade universal. A seu próprio modo, as pessoas chegarão à verdade sobre todas as coisas no tempo devido; ninguém pode ser convertido à força. Somente a luz no interior de cada pessoa pode iluminar sua trajetória.” 

(Radha Burnier)

sábado, 5 de abril de 2014

VERDADE


VERDADE

“Mesmo a mais tênue sombra de diferença arma os pesquisadores da mesma verdade, - aliás ardorosos e sinceros, - com o aguilhão do escorpião do ódio para com seus irmãos, igualmente sinceros e ardorosos. Vítima iludidas da verdade deturpada, esquecem – ou jamais souberam – que na discordância está a harmonia do Universo.”

(Mestre K.H.)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

VONTADE


VONTADE

“A vontade é o fator de suprema importância em todo trabalho oculto de crescimento espiritual. O poder criador mágico de ‘Kriyashakti’ é a força de ‘concentração do pensamento e da vontade’. Força de vontade não somente significa a habilidade de escolher, mas também a de permanecer no caminho escolhido, de perseverar. Este poder é frequentemente um dos pontos mais fracos na constituição do homem moderno.”

Clara Codd

quinta-feira, 3 de abril de 2014

DISCIPULADO


DISCIPULADO

Através da prática constante, o discípulo deve aprender a assimilar a consciência dos outros e a centrar sua própria consciência na vida e não na forma, de modo que possa passar além da ‘heresia da separação’ que o faz considerar os outros como diferentes dele próprio. Deve expandir sua consciência, treinando diariamente, até que seu estado normal seja aquele experimentado temporariamente durante sua primeira Iniciação.”

Annie Besant


quarta-feira, 2 de abril de 2014

EDUCAÇÃO CRIATIVA

 

EDUCAÇÃO CRIATIVA

“Um esboço integrado da vida só é possível quando há uma inteligência desperta por meio da qual o homem seja capaz de compreender a si mesmo como um processo total. Deve-se notar, entretanto, que, quando há conformidade a qualquer padrão de pensamento ou ação, há uma completa falta dessa compreensão total.”

Rohit Mehta


terça-feira, 1 de abril de 2014

ESPIRITUALIDADE



ESPIRITUALIDADE

“A espiritualidade requer inteligência atenta, temperada com discernimento. Em algum estágio durante nossa jornada começamos a fazer grandes questionamentos a respeito da vida, com tanta certeza como a noite segue-se ao dia. Podemos começar a questionar os ensinamentos que cruzam o nosso caminho e até mesmo buscar as assim chamadas autoridades espirituais para virem em nosso auxílio, ajudar a conhecer nosso lugar no cosmo. Durante esse processo há um natural crescimento do caráter e da força interior.”

Linda Oliveira